segunda-feira, dezembro 24, 2007

Lula lamenta: "Um símbolo da luta pelos direitos humanos"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota oficial para lamentar a perda de dom Aloísio Lorscheider. No comunicado, Lula afirma que recebeu a notícia da morte do cardeal com pesar e tristeza ao ressaltar a dedicação do religioso "aos pobres e à justiça social".
Segundo Lula, o exemplo de dom Aloísio vai permanecer vivo para todos os brasileiros.
"Ele sempre esteve ao lado dos mais fracos, confortando-os e apoiando suas causas. A seus familiares, amigos e seguidores desejo a paz necessária para enfrentar este momento de dor e saudade", diz a nota.
No texto, o presidente ainda lembra que dom Aloísio foi "um símbolo da luta pelos direitos humanos", com especial destaque para sua atuação como presidente da CNBB.
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, divulgou nota ressaltando a atuação do cardeal durante a ditadura militar em defesa dos direitos humanos.
"Sua morte evoca tempos heróicos, de resistência à ditadura militar e de obstinada militância em defesa dos direitos humanos. O período em que presidiu a CNBB corresponde ao mais duro e dramático da luta pela redemocratização do Brasil, em que teve papel decisivo, mostrando determinação e grande coragem pessoal", relembra o advogado.
"Ao lado de Raymundo Faoro, expressou os anseios da sociedade brasileira, no processo que então ficou conhecido como distensão política - e foi o primeiro passo concreto no rumo da redemocratização do país. Isso todos nós lhe ficamos devendo. O temário de sua ação político-pastoral permanece atualíssimo: defesa dos direitos humanos, reforma agrária e distribuição mais justa da renda nacional", diz Cezar Britto.
A CNBB também manifestou-se: "Admirado por sua inteligência e santidade, dom Aloísio tornou-se uma referência para o episcopado brasileiro pelo testemunho de amor e coragem na defesa dos mais empobrecidos. Igualmente, as dioceses por onde passou haverão de ter, no seu exemplo, a imagem do verdadeiro pastor que ama, cuida e conhece as próprias ovelhas".
Fonte: JB Online

Em destaque

Centrão barra avanço bolsonarista e isola Tarcísio em disputa pela liderança da direita

Publicado em 14 de dezembro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Centrão avalia que Tarcísio precisa se distancia...

Mais visitadas