Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, julho 04, 2024

EUNÁPOLIS: PREFEITA CORDÉLIA É PUNIDA POR PROPAGANDA AUTOPROMOCIONAL

 

EUNÁPOLIS: PREFEITA CORDÉLIA É PUNIDA POR PROPAGANDA AUTOPROMOCIONAL

 

Durante sessão desta quarta-feira (03/07), os conselheiros da 2ª Câmara de julgamento do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia ratificaram medida cautelar deferida pelo conselheiro Mário Negromonte, para que a prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres de Almeida, se abstenha de associar seu nome, nas redes sociais, às ações e propagandas feitas pela prefeitura.

A denúncia sobre propaganda autopromocional da prefeita foi formulada por João de Cristo Gomes de Almeida Júnior, que destacou a associação entre as ações e programas realizados pelo município e a imagem e logomarca pessoal da gestora, infringindo o art. 37, parágrafo primeiro da Constituição Federal.

O conselheiro Mário Negromonte destacou, em seu voto, que a análise das peças publicitárias inclusas no processo, e outros da própria conta da gestora no Instagram, demonstram a promoção pessoal do nome/marca da prefeita, uma vez que em algumas delas existe clara associação da sua imagem pessoal às ações da Prefeitura de Eunápolis.

Após análise preliminar do processo, os conselheiros deferiram a medida cautelar, determinando a Cordélia Torres de Almeida, gestora municipal, a imediata retirada das publicações que se utilizem da marca/nome e imagem da prefeita para vinculação às ações da Prefeitura Municipal de Eunápolis e abstenção no feito em futuras publicações.

Cabe recurso da decisão.


Nota da redação deste Blog - Combate à Propaganda Irregular: TCM-BA e Jeremoabo em Foco.

Eunápolis: O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) acertadamente tomou medidas contra a prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres de Almeida, por associar indevidamente sua imagem à propaganda institucional da prefeitura. A decisão, tomada pela 2ª Câmara de julgamento, reforça a importância da Lei Eleitoral e do combate ao uso de recursos públicos para fins pessoais.

Jeremoabo: A situação em Jeremoabo, onde o prefeito Deri do Paloma utiliza as redes sociais para autopromoção à custa do dinheiro público, é preocupante. A omissão dos vereadores em fiscalizar o prefeito e denunciar tais atos configura negligência com o mandato e com o bem-estar da população.

Reflexões:

  • Combate à Corrupção: Casos como os de Eunápolis e Jeremoabo demonstram a necessidade de fortalecer os mecanismos de controle e fiscalização dos recursos públicos. O TCM-BA e os órgãos de controle em todo o país devem atuar com rigor para coibir tais práticas.
  • Conscientização da População: É fundamental que a população esteja ciente de seus direitos e cobre dos seus representantes o uso correto dos recursos públicos. Denúncias de irregularidades podem ser feitas ao TCM-BA e ao Ministério Público.
  • Responsabilidade dos Vereadores: Os vereadores, como representantes do povo, têm o dever de fiscalizar as ações do prefeito e denunciar qualquer irregularidade. A omissão nesse sentido configura crime de responsabilidade e deve ser punida.

Conclusão:

A luta contra a má gestão e o uso indevido do dinheiro público exige o engajamento de todos: cidadãos, órgãos de controle e representantes do povo. Somente com a união de esforços será possível garantir a aplicação correta dos recursos públicos e o bem-estar da população.

Prefeitura cumpre regra eleitoral e inicia remoção remoção da marca do governo nas placas de obras

 

Prefeitura cumpre regra eleitoral e inicia remoção remoção da marca do governo nas placas de obras

Com a aproximação as Eleições Municipais de 2024, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista já iniciou a cobertura da marca do governo das placas de obras fixadas em alguns pontos da cidade.

A remoção ou cobertura do logotipo do governo é obrigatória e segue o artigo 73 da Lei Eleitoral. A “publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta” é proibida três meses antes do pleito, para garantir igualdade de oportunidades entre candidatos”, diz a lei. Ao cumprir a lei, Prefeitura evita multas bem como atende aos dispositivos relacionados às vedações a agentes públicos em período eleitoral.

As eleições serão realizadas em outubro. O primeiro turno, marcado para o dia 7, e, em caso de segundo, a votação será realizado no dia 27.  Neste ano, a prefeita Sheila Lemos (União) concorre à reeleição, no entanto será a primeira vez que a gestora disputará como cabeça de chapa uma eleição municipal. Isso porque nas eleições de 2020, ela saiu candidata a vice-prefeita, na chapa com Herzem Gusmão (MDB). Após a morte de Herzem, Sheila herdou a administração da terceira maior cidade da Bahia.

Sheila disputará o pleito ao lado do médico Aloíso Alan (Republicanos), pré-candidato a vice prefeito. Também disputam a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista os pré-candidatos Waldendor Pereira (PT) que tem como pré-candidata a vice-prefeita a professora e advogada Luciana Silva.

O pleito ainda será disputado pela pré-candidata Lúcia Rocha (MDB) que forma a chapa com o pré-candidato a vice-prefeito, o delegado e vereador Marcus Vinicius (Podemos). Outro adversário é o pré-candidato Marcus Adriano (Avante) que ainda não divulgou o nome do pré-candidato a vice-prefeito.

No dia 20 de julho, inicia a realização das convenções, quando partidos e federações vão escolher quem são as candidatas e candidatos que participarão da campanha e concorrerão pelos votos do eleitorado. Os eventos devem ser realizados entre 20 de julho e 5 de agosto e as agremiações terão prazo até 15 de agosto para apresentar a lista com os nomes à Justiça Eleitoral.

Logo em seguida, no dia 16 de agosto, será iniciada a campanha de fato, com autorização para distribuição das propagandas eleitorais, que podem ocorrer em ambientes físico e virtual. Também estará liberada a divulgação dos números dos candidatos e o pedido de votos. Até essa data, os pretensos concorrentes só podem se apresentar como pré-candidatos.

A propaganda gratuita no rádio e na TV será exibida entre os dias 30 de agosto e 3 de outubro, uma quinta-feira. Já a partir do dia 21 de setembro, candidatas e candidatos não poderão ser presos, salvo no caso de flagrante delito.

https://blogdosena.com.br/prefeitura-cumpre-regra-eleitoral-e-inicia-remocao-remocao-da-marca-do-governo-nas-placas-de-obras/

quarta-feira, julho 03, 2024

A utilização de mão-de-obra escrava ainda é altamente lucrativa no Brasil,

 

Não deixe de ler isso

Novo no Intercept

Lembrem que é importante ter coragem, como nos ensinava Domenico De Masi

Publicado em 3 de julho de 2024 por Tribuna da Internet

Domenico de Masi, sociólogo italiano, foi um admirador do Brasil

Domenico De Masi, sociólogo italiano, foi um admirador do Brasil

Vicente Limongi Netto

O pensador italiano Domenico De Masi partiu em setembro de 2022. Deixou obras marcantes. Entre elas, o livro “É importante ter coragem!”. Estimulante para milhões de brasileiros, que dormem vestidos de coragem para enfrentar as adversidades do dia seguinte.

Coragem para enfrentar malfeitores. Coragem para tentar conseguir emprego; coragem para enfrentar a bandidagem e a insegurança que tomaram conta do país; coragem para sofrer e ser humilhado nos postos de saúde e hospitais em busca de atendimento médico; coragem para repudiar o racismo e a homofobia; coragem para viver em barracos que são destruídos pelas enxurradas.

MAIS, AINDA – Coragem também para enfrentar o assédio moral e sexual; coragem para andar em ônibus imundos e caindo aos pedaços; coragem para multiplicar diariamente o alimento escasso para os filhos; coragem para se indignar com os governantes ruins e corruptos; e, por fim, ter força e coragem para, através do voto, mandar para o inferno, de uma vez por todas, a cambada de maus políticos que, com a maior cara lambida, mentem, desapontam e infelicitam os brasileiros.

E foi perda de energia a melancólica bravata de Lula chamando Trump de “mentiroso”. Não ganha nada com o patético destempero. Não cresce, política nem eleitoralmente. O dólar não vai abaixar, o Banco Central não vai reduzir os juros, os preços dos alimentos vão continuar altos, milhares de brasileiros continuam dormindo e esmolando nas ruas.

O bom senso e a boa política esperam que Lula também não responda aos insultos do presidente argentino, Javier Milei, que o chamou de “corrupto”. Perderia feio o arranca-rabo.

MATEMÁTICA ERRADA – Perdão, mas a manchete esportiva do Correio Braziliense de hoje, quarta-feira, “A matemática dos gols”, é incorreta. O texto fala de números, portanto, o correto seria “A aritmética dos gols”. 

Devemos lembrar que a matemática é a ciência dos números. Mas quem trata deles, somando, diminuindo, multiplicando e dividindo, é a aritmética.

O equívoco é comum, perpetuou-se. Em rádios, televisões e impressos. Mas é chato, irritante e desagradável.

SOFRIMENTO – Empate sofrido. Com sabor de derrota. Brasil começa jogando bem, se impondo em campo, mas logo volta a irritante mesmice. Permite que o adversário comece a gostar do jogo. A tirar proveito da apatia do Brasil. Astros dos quais o torcedor espera alegrias, Vini Junior e Rodrigo, horrorosos. 

Setores confusos, passes errados no meio de campo.  Com vantagem no placar, é preciso saber tocar a bola, ficar com ela, girar o jogo.  Com raras, produtivas e ameaçadoras jogadas de ataque.  Dorival erra feio, colocando o menino Endrick no sufoco, para jogar 10 minutos.

Muito cedo para tornar-se salvador da Pátria de chuteiras. Aspecto saudável foi ver os jogadores cantando o hino nacional, com a mão direita aberta no coração. Detalhe que estava faltando, que lamentei, aqui, na Tribuna, há 10 dias. 


Bolsonaro critica ‘faculdades mentais’ de Lula e aponta a volta do ‘sistema’

Publicado em 3 de julho de 2024 por Tribuna da Internet

Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro disputam o segundo turno das eleições. -  (crédito: Kleber Sales/CB/DA PRESS)

Charge do Kleber Sales (Correio Braziliense)

Deu na Folha

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez nesta quarta-feira (3) uma postagem em suas redes sociais na qual ataca o presidente Lula (PT) e cita o que considera uma série de feitos de sua gestão no governo federal.

“Qualquer inocente sabe que o filho do sistema não está com suas faculdades mentais normais. Um indivíduo dominado pelo ódio, pela mentira e pela traição”, afirmou Bolsonaro na postagem.

SISTEMA VOLTOU – “Desejamos a ele, como ser humano, que melhore o mais rápido possível para o bem do Brasil. Enquanto isso a picanha que virou abóbora agora se transformou em pé de galinha. O chefe da organização então taca imposto na cervejinha e na picanha, os principais produtos que fez campanha enganando o eleitor”, disse Bolsonaro, que00 0em seguida lista o que considera feitos de seu governo e concluiu: “Hoje, o sistema voltou”.

Bolsonaro comandou o país de 2019 e 2022 e perdeu a reeleição para Lula, um fato inédito entre presidentes que disputaram a eleição no cargo. O ex-presidente teve uma gestão marcada pelo negacionismo na pandemia e por declarações golpistas e ataques a outros Poderes.

À época, a Folha ouviu psicanalistas sobre o comportamento de Bolsonaro no governo. Lógica paranoica, messiânica e delirante, demonstrações de fragilidade e onipotência foram alguns dos elementos identificados pelos especialistas.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Se os dois rivais forem submetidos a um exame de capacitação mental, a coisa ficará feia. Nem Lula nem Bolsonaro têm a menor condição de exercer a Presidência da República. O esforço que fazem é prejudicial a eles e ao Brasil. (C.N.)

Em destaque

EUNÁPOLIS: PREFEITA CORDÉLIA É PUNIDA POR PROPAGANDA AUTOPROMOCIONAL

  MUNICÍPIOS POLÍTICA EUNÁPOLIS: PREFEITA CORDÉLIA É PUNIDA POR PROPAGANDA AUTOPROMOCIONAL By  Jéssica Brito   On  4 jul, 2024    0   Durant...

Mais visitadas