Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, julho 27, 2024

Brasil registrou forte aumento na entrada de venezuelanos na semana pré-eleições

Publicado em 27 de julho de 2024 por Tribuna da Internet

Centenas de pessoas cruzam a pé fronteira da Venezuela com Roraima - A Crítica de Campo Grande

Venezuelanos atravessaram antes do fechamento da fronteira

Juliana Lopes
CNN Brasil

Roraima monitora o aumento no número de venezuelanos que deixaram o país de origem para buscar refúgio no Brasil. De acordo com os gestores do estado e do município de Pacaraima, o fluxo imigratório diário mais que dobrou na semana que antecede as eleições na Venezuela.

Segundo o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato, desde a última segunda-feira (22), o município passou a receber, em média, 800 cidadãos venezuelanos por dia. Nos últimos meses, o fluxo diário variava entre 200 e 600 pessoas.

A cidade faz fronteira com a Venezuela e é considerada porta de entrada para famílias que buscam abrigo em território brasileiro. No local, o governo federal monitora o fluxo de refugiados por meio da “Operação Acolhida”.

CENÁRIO DE INCERTEZA – Para autoridades de Roraima ouvidas pela CNN, o aumento foi impulsionado pela proximidade das eleições no país vizinho e diante de um cenário de incerteza política.

No último dia 17 o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse em um comício que o país pode enfrentar um “banho de sangue” e uma “guerra civil” caso ele não seja reconduzido ao cargo.

A fronteira entre os dois países foi fechada, pelo lado venezuelano, na última quinta-feira (25) às 20h. A medida é adotada pelo governo do país vizinho sempre às vésperas de eleições. A expectativa é que a passagem seja liberada assim que o pleito for encerrado, no próximo domingo (28).

Em destaque

Rua Duque de Caxias: A “Rua da Agonia” em Jeremoabo

  24/12/2024 Fonte: JV PORTAL / JEREMOABO TV RP:9291/BA A Rua Duque de Caxias, localizada no coração de Jeremoabo, tem sido tristemente apel...

Mais visitadas