Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, janeiro 31, 2021

Na reta final de disputa pela Câmara, domingo de candidatos teve churrasco, fonoaudióloga e reuniões fechadas


Camila Turtelli e Daniel Weterman
Estadão

Com churrasco em área nobre de Brasília, fonoaudióloga para caprichar no discurso de agradecimento, jantar e telefonemas para garantir votos dos colegas, os deputados na disputa pela presidência da Câmara passam o domingo de sol em Brasília. A votação para a escolha do presidente para os próximos dois anos está marcada para amanhã, dia 1º, e deve começar às 19h.

Em sua segunda tentativa de comandar a Câmara, o deputado Fábio Ramalho (MDB-MG), candidato independente, treina um discurso de agradecimento pelo apoio que recebeu durante a campanha. Em seu apartamento funcional, conta com a ajuda de uma profissional da voz. Ramalho deve ainda gravar um vídeo institucional para disparar aos colegas pelo Whatsapp e, só mais tarde, pretende receber aliados para uma pequena reunião.

CHURRASCO – Um dos favoritos na disputa, o deputado Arthur Lira (PP-AL), líder do Centrão e apoiado pelo Palácio do Planalto, foi convidado a passar a tarde de sol e calor deste domingo em um churrasco, no Lago Sul, área nobre da capital federal.

A festa foi organizada pelo PL, partido comandado por Valdemar da Costa Neto, e serviu também para aparar as últimas arestas da campanha. O evento também serve de apoio ao deputado Marcelo Ramos (PL-AM), que deve ter um espaço na Mesa Diretora amanhã, dependendo da formação dos blocos.

Às vésperas da eleição, o adversário de Lira, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) passou o fim de semana em ligações e encontros com congressistas em busca de votos. Agora à noite, ele tem jantar marcado com a bancada feminina da Câmara dos Deputados.

APOIO – Organizado com a ajuda de Perpétua Almeida (PCdoB-AC), o evento tem como mote “mulheres que acreditam na Câmara livre e na democracia viva”. A expectativa na campanha de Baleia é contar com o apoio de 59 das 76 colegas dele na casa, como mostrou a Coluna do Estadão.

Ainda neste domingo, o DEM realiza uma reunião da bancada a portas fechadas, no Congresso. Convocada pelo presidente da legenda, ACM Neto, para tratar de assuntos partidários, o encontro deverá definir o destino da sigla nas eleições. Os deputados se dividem entre o apoio entre Baleia e Lira.

Entre os senadores, também houve um “esquenta” antes da eleição. O líder do PDT, Weverton Rocha (MA), convidou aliados para um churrasco com a presença de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), candidato à presidência da Casa apoiado pelo atual chefe do Legislativo, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e pelo presidente Jair Bolsonaro.

MPCE cobra divulgação dos nomes de vacinados contra Covid-19 em Farias Brito

 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou, na última quarta-feira (27), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Farias Brito, que a Secretaria de Saúde do município divulgue o nome das pessoas imunizadas nas localidades, bem como data da aplicação, grupo prioritário ao qual o vacinado pertence e a identificação do agente público que efetivou a vacina. Segundo o órgão, os dados devem ser publicados em tempo real, diariamente, no site oficial da prefeitura ou em endereços eletrônicos específicos. A medida tem como finalidade combater o desrespeito à ordem prioritária de imunização e proteger a população mais vulnerável à incidência da Covid-19.

O documento, assinado pelo promotor de Justiça Cleyton Bantim da Cruz, define que também devem estar no site oficial informações relativas ao Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, como infraestrutura, recursos humanos, quantidade de doses e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) disponíveis para a imunização no município. Há ainda uma recomendação que cobra apresentação do plano de vacinação de Farias Brito, ainda não divulgado.

De acordo com o MPCE, a identificação dos vacinados sem a divulgação de suas comorbidades, caso existam, ou de quaisquer aspectos de sua saúde não compromete o direito à intimidade dessas pessoas. Ao mesmo tempo, a recomendação garante a observância da ordem de prioridade na aplicação das vacinas e, consequentemente, o direito à saúde e à vida.

Plano de Vacinação

Desde o início da vacinação em todo o Ceará, o MPCE á notificou, até esta sexta-feira (29), 90 municípios a apresentarem Plano de Operacionalização contra a Covid-19, segundo balanço feito pelo Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania) do órgão. Nas Recomendações, além da infraestrutura local e dos recursos humanos disponibilizados para a imunização, o órgão ministerial requer a apresentação de uma estratégia para evitar desrespeito à fila de prioridade na vacina.

Além de Farias Brito, cidades do Cariri que foram recomendadas pelo MPCE a apresentarem o plano de vacinação são Altaneira, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Granjeiro, Jati, Juazeiro do Norte, Mauriti, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Salitre, Santana do Cariri e Várzea Alegre. Até o momento, os municípios que já encaminharam o plano ao MPCE foram Barbalha, Brejo Santo, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Santana do Cariri e Várzea Alegre.

O Executivo Municipal deve informar ao Ministério Público como será feita a fiscalização dos critérios de priorização definidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde, adotando as devidas providências caso alguém fora do critério seja beneficiado. Por fim, os gestores responsáveis devem informar acerca do planejamento para aplicação da segunda dose da vacina e, precisamente, se o município já se encontra fazendo reserva da mesma bem como quando se dará o início da aplicação.

Nota da redação deste Blog Pergunta que não cala: quando os vereadores de Jeremoabo irão requerer ao Ministério Público que determine que  a Secretaria de Saúde do Município de Jeremoabo  divulgue o nome das pessoas imunizadas nas localidades, bem como data da aplicação da Vacina contra o COVID-19?

Sem transparência da informação o povo não poderá adivinhar nem fiscalizar se houve fura-fira ou não.

Onde existe transparência a coisa funciona assim

 

Blumenau inicia divulgação da lista de vacinados contra Coronavírus
A relação de imunizados está disponível em blumenau.sc.gov.br/coronavirus

A Prefeitura de Blumenau anunciou nesta sexta-feira, dia 29, que já está disponível a lista de pessoas imunizadas contra o Coronavírus no município. O objetivo é dar ainda mais transparência na divulgação das informações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Até esta sexta-feira, dia 29, 3.519 pessoas foram vacinadas contra a doença.

O site blumenau.sc.gov.br/coronavirus/ apresenta todas as informações relacionadas à pandemia. No link “vacinação”, os internautas poderão ter acesso ao nome de todas as pessoas que já foram vacinadas pelos profissionais da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus). A relação de imunizados será atualizada sempre no dia seguinte à vacinação – durante a semana, por volta das 8h da manhã.

Além da lista, a ferramenta apresenta ainda boletins, gráficos, decretos, orientações técnicas e restrições estabelecidas na matriz do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), do Governo do Estado. Também é possível conferir todos os valores aplicados pela Prefeitura de Blumenau no combate a pandemia.

Para o prefeito Mário Hildebrandt seu compromisso continua sendo a vida das pessoas. “Mais uma etapa da pandemia está sendo vencida. E nossa missão enquanto cidade segue sendo cumprida, que é de seguir trabalhando seriedade, transparência e responsabilidade. É da vida das pessoas que temos que cuidar e é o que seguiremos fazendo”, comenta.

Até agora, Blumenau recebeu pouco menos de 6 mil doses da vacina contra o Coronavírus, enviadas pelo Governo do Estado. O município aguarda ainda a chegada de um novo quantitativo de doses do Governo do Estado, para continuar ampliando a cobertura dos grupos prioritários.


Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

https://www.blumenau.sc.gov.br/


Médico do Bahia fala sobre quadro do goleiro Douglas e atletas desfalques contra o Vasco

por Milena Lopes

Médico do Bahia fala sobre quadro do goleiro Douglas e atletas desfalques contra o Vasco
Foto: Reprodução / Instagram @ecbahia

No segundo tempo da partida entre Vasco e Bahia, um lance após cobrança de falta preocupou a equipe e a torcida do Tricolor. Em tentativa de mandar a bola para a rede, o jogador Leandro Castan acabou acertando o rosto do goleiro Douglas com a chuteira e o atleta do Esquadrão precisou deixar o gramado. Após a partida, o médico Daniel Araújo falou sobre o quadro do goleiro e aproveitou para explicar a situação de Nino Paraíba e Matheus Bahia, desfalques no duelo deste domingo (31). 

 

“[Douglas] Teve um corte profundo, um ferimento contuso. A princípio não tem suspeita de fratura ou uma lesão mais grave. Deixamos ele em observação, não tem um sintoma neurológico. Demos cinco pontos e, a princípio, não preocupa para os próximos jogos”, explicou o médico do Bahia

 

“Nós vamos acompanhar nas próximas 24 horas e tá tudo tranquilo com ele graças a Deus. Dos males o menor, o ferimento a gente conseguiu suturá-lo. Esperamos que nos próximos jogos ele possa estar atuando normalmente”, completou Daniel Araújo. 

 

Foto: Divulgação / EC Bahia

 

Nino Paraíba foi escalado para o jogo, mas instantes antes da bola rolar o jogador foi vetado por dores no tornozelo, sendo substituído por João Pedro. 

 

“No último treino em Salvador ele tinha sentido o tornozelo, mas não tinha inchado muito, a gente tratou intensivamente e trouxe ele para o jogo achando que poderia participar. Mas, na hora que estava aquecendo estava muito dolorido, mancando, e conversando com o atleta e achamos mais prudente [vetá-lo] para não comprometer não só o atleta, mas também a equipe na partida. Já iniciamos o tratamento aqui mesmo no estádio e a gente espera que no próximo jogo ele possa estar presente”, esclareceu o médico.

 

Já no caso de Matheus Bahia, o atleta não chegou a viajar com a equipe e ficou em Salvador para seguir tratando uma lesão. Segundo Daniel Araújo, ainda não há previsão de retorno para o jogador. 

 

“Ele teve um estiramento na parte posterior da coxa, uma lesão de grau 2 e está em tratamento intensivo. A gente não tem previsão, vai depender da evolução dele, mas, para a próxima partida, é difícil a presença dele em campo”, finalizou. 

 

O Bahia entra em campo na próxima quarta-feira (2) contra o Fluminense pela 34ª rodada do Brasileirão. O duelo acontece na Arena Fonte Nova, às 21h30. Rossi já um desfalque confirmado, pois levou o terceiro cartão amarelo jogando contra o Vasco e está suspenso (leia mais). 

Bahia Notícias

Artistas e influenciadores digitais pedem a parlamentares para votarem contra Lira nas redes


Coletivo pede a deputados para declararem posicionamento

Deu no Estadão

Um coletivo de artistas e influenciadores digitais liderado pela produtora Paula Lavigne lançou uma campanha nas redes sociais para cobrar de parlamentares um posicionamento público contra a eleição de Arthur Lira (PP-AL) para a Presidência da Câmara. Nomes como Patrícia Pillar, Fábio Porchat, Ingrid Guimarães, Marcelo Adnet e Leandra Leal pedem a adesão à hashtag #LiraNão.

Os participantes da campanha do coletivo 342 Artes têm publicado mensagens parecidas com essa: “Oi, Deputado! Dia 1º é a votação para presidente da câmara. Acredito que estamos do mesmo lado: o oposto do Bolsonaro. Então, peço para você garantir publicamente que não votará em Arthur Lira. Podemos contar com você?”

COBRANÇA – Ingrid Guimarães, por exemplo, cobrou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), cujo partido já faz parte do bloco que declarou apoio a Rossi. Leandra Leal marcou o subtenente Gonzaga (PDT-MG). Fábio Porchat, por sua vez, mandou mensagens para Tiago Dimas (Solidariedade-TO) e Rogerio Correa (PT-MG). Julia Lemmertz pediu posicionamento de Rafael Motta (PDT-RN).

Alguns parlamentares já responderam aos questionaramentos. Tabata Amaral (PDT-SP) gravou um vídeo para dizer que apoia a campanha de Baleia Rossi (MDB-SP) por ser “o único candidato independente que tem chances reais de ganhar essa eleição”.  O deputado Paulo Ramos (PDT-RJ) respondeu à atriz Patrícia Pillar que não votaria em Arthur Lira.

Baleia Rossi agradeceu as manifestações contrárias à candidatura de Lira. “Sei que não é algo pessoal. Mas todos queremos uma Câmara independente”, escreveu ele no Twitter.Pelo Placar da Eleição na Câmara do Estadão, Lira tem 227 votos e Baleia, 132.

Cidades registram novas carreatas pelo impeachment de Bolsonaro neste domingo

 

Protesto foi convocado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo

Deu na Folha

Carreatas pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), organizadas por movimentos de esquerda, voltaram a tomar as ruas de capitais neste domingo, dia 31.

O protesto foi convocado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que já haviam promovido uma rodada de carreatas no último dia 23, quando, segundo os organizadores, cerca de cem cidades registraram manifestações. Os protestos deste domingo também tiveram o apoio de partidos da oposição, como PT e PSOL.

“FORA BOLSONARO” – Em São Paulo, a carreata pelo “Fora, Bolsonaro” se concentrou às 9h, na na Praça Charles Miller, no Pacaembu, e partiu às 10h30 em direção à Assembleia Legislativa. Com buzinaço e andeiras vermelhas, os carros subiram a av. Angélica. Segundo os organizadores, cerca de 500 carros e 100 bicicletas e motos participaram na capital paulista —protesto menor do que o registrado na semana passada.

A carreata foi pensada para ser uma prévia da mobilização nacional marcada para 21 de fevereiro a favor do impeachment. Os carros foram recebidos com panelaços de apoio por onde passaram. O protesto também defendeu a vacinação gratuita para todos e o retorno do auxílio emergencial. A condução da pandemia pelo governo Bolsonaro, que minimiza a doença, é apontada como a principal razão para o impeachment.

Até o sábado, dia 30, os organizadores haviam contabilizado mais de 56 cidades com carreatas confirmadas. Em Brasília, os carros percorreram a Esplanada dos Ministérios e houve discursos em frente ao Congresso Nacional. Ali também foi feito um protesto teatral contra a atuação de Bolsonaro na pandemia e a falta de oxigênio.

CRISE – “A gente não vê outra saída para a solução da crise que não seja o impeachment de Bolsonaro”, diz o deputado distrital Fábio Felix (PSOL), que participou do ato.Também houve protesto pela manhã na zona sul do Rio de Janeiro. Com bandeiras e faixas, os manifestantes usavam bicicletas, motos e carros durante o ato. A carreata começou por volta das 11h, na Glória, passou pela orla de Copacabana e foi até o Aterro do Flamengo. Os veículos seguiram pelas ruas até pouco antes das 14h e fizeram vários buzinaços.

A mobilização é do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e tem caráter nacional: “Já é hora de dar um basta na política genocida do governo Bolsonaro e de seus lacaios neoliberais que abandonam a população à míngua em plena pandemia da COVID-19, fazendo ‘corpo mole’ para compra de insumos básicos hospitalares como oxigênio e vacinas”, disse um trecho da convocação do movimento nas redes sociais.

Segundo o sindicato, cerca de 2.000 carros participaram da manifestação na capital. Outras carretas da categoria petroleira também ocorreram, simultaneamente, em cidades do interior, Baixada Fluminense e região metropolitana do Rio neste domingo.

Candidatos à presidência da Câmara são alvos de processos na Justiça e investigações

 

Entre as acusações estão crimes de difamação por mensagens publicadas nas redes sociais, investigações sobre corrupção, lavagem de dinheiro e agressão, com citações em operações como a Lava Jato

Redação
Foto: Câmara dos Deputados
Foto: Câmara dos Deputados

 

Um levantamento feito pelo site G1 aponta que dos 9 candidatos a presidência da Câmara dos Deputados, que acontece na segunda-feira (1º), 8 parlamentares são investigados e responde, ou já respondeu, a processos na Justiça.

Entre as acusações estão crimes de difamação por mensagens publicadas nas redes sociais, investigações sobre corrupção, lavagem de dinheiro e agressão, com citações em operações como a Lava Jato, Taturana e Sevandija. O único sem acusação ou processo judicial é General Peternelli (PSL-SP). Confira a lista:

Foto: Agência Câmara
Foto: Agência Câmara

 

Alexandre Frota (PSDB-SP): o deputado federal é alvo de uma ação apresentada pelo colega de partido, o deputado Celso Sabino (PSDB-PA), por injúria, calúnia e difamação, após Frota afirmar no Twitter que ele é negociador de votos de Arthur Lira (PP-AL) em troca de emendas parlamentares.

Frota tem uma queixa-crime rejeitada pelo ministro Luiz Fux, que apresentada pelo empresário Otávio Oscar Fakhouri. Na ocasião, o deputado disse que Fakhouri era integrante de um grupo ligado à ala ideológica do governo Bolsonaro de Olavo de Carvalho.

O deputado foi condenado pela Justiça de São Paulo, em primeira instância, a indenizar o ex-presidente do PT de Ubatuba Gerson Florindo por danos morais após acusar Florindo de se passar por apoiador de Bolsonaro para xingar Haddad em uma igreja. Ele também foi condenado em 2018 a pagar R$ 295 mil por injúria e difamação por ter atribuído uma fala falsa sobre pedofilia ao ex-deputado federal Jean Wyllys.

Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados
Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

 

André Janones (Avante-MG): o deputado responde a um processo cível na Justiça de MG após ter chamado o chefe de gabinete do então prefeito de Capelinha (MG) de estelionatário e nepotista.

Outro processo ligado a Janones é de um vídeo com críticas aos políticos de Barbacena (MG) intitulado “Em Barbacena ninguém vai pagar IPTU para sustentar corrupto”. Janones respondeu na Justiça mineira outros dois processos por injúria, calúnia, difamação e desacato.

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

 

Arthur Lira (PP-AL): forte candidato à presidência, Lira é acusado por corrupção passiva dentro da operação Lava Jato. Segundo investigadores o parlamentar recebeu R$ 1,6 milhão em propina da empreiteira Queiroz Galvão.

Lira também é acusado de ter aceitado R$ 106 mil de propina do então presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Francisco Colombo, em troca de mantê-lo no cargo.

Em 2019 o deputado foi investigado por organização criminosa com outros três parlamentares do PP. Lira foi acusado de desviar dinheiro da Petrobras.

Lira foi investigado por suspeita de participação em um esquema de desvio de dinheiro da Assembleia Legislativa de Alagoas na Operação Taturana, é alvo de uma ação apresentada pela ex-mulher, Jullyene Cristine Santos Lins, foi acusado de agressão física pela ex-companheira em 2006 e 2007 e também teve uma arma apreendida após a denúncia de Jullyene, que teria sido usada para ameaçá-la.

Foto: Najara Araújo/ Agência Câmara
Foto: Najara Araújo/ Agência Câmara

 

Baleia Rossi (MDB-SP): o nome do deputado é na investigação de um esquema criminoso que teria desviado mais de R$ 200 milhões da Prefeitura de Ribeirão Preto (SP). As investigações fazem parte da Operação Sevandija, de 2016.

Rossi ainda aparece na delação premiada da JBS, após Joesley Batista afirmar que pagou R$ 240 mil à Ilha Produções, cujo dono é irmão do deputado. O valor teria servido como caixa 2 para a campanha eleitoral de Baleia em 2010.

Foto: Câmara dos Deputados
Foto: Câmara dos Deputados

 

Capitão Augusto (PL-SP): o parlamentar responde a um processo por calúnia após ter ofendido à família de um adversário político em Marília, São Paulo.

Fábio Ramalho (MDB-MG): o deputado foi investigado pelo STF em um inquérito que apurou suposta prática de fraude em licitações em municípios de Minas Gerais.

O parlamentar também foi investigado por ter atuado em favor de uma empresa farmacêutica junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de ter sido citado na delação de executivos da Odebrecht.

Luiza Erundina (PSOL-SP): a deputada foi condenada em uma ação popular, após a Justiça entender que ela não poderia ter usado dinheiro público para pagar publicações em apoio à greve geral de 1989.

Marcel Van Hattem (Novo-RS): o deputado respondeu a um processo por um atropelamento ocorrido em 2006 próximo a Novo Hamburgo (RS). A vítima morreu meses depois em decorrência dos ferimentos. O processo foi extinto sem condenação criminal em 2011. O Ministério Público não apresentou denúncia.

bahia.ba

. Empresas que venderam R$ 45 mi ao Governo Federal têm endereços vazios

 

Três companhias pertencem à mesma família e ficam próximas umas das outras em prédios comerciais de Brasília

Redação

Foto: reprodução/Agência Brasil
Foto: reprodução/Agência Brasil

 

Três empresas que pertencem a uma mesma família e que lucraram R$ 45 milhões em vendas ao Governo Federal até o final do ano passado possuem endereços simples, vazios e até com interfones quebrados. De acordo com a coluna de Guilherme Amado, na Época, uma das empresas, a ‘Saúde e Vida Comercial de Alimentos’, de Azenate Abreu, recebeu, entre 2014 e dezembro 2020, R$ 12,5 milhões do governo.

De acordo com o Portal da Transparência, a companhia foi responsável por vender leite condensado ao Comando do Exército no ano passado. Em uma das vendas de duas unidades do produto, por exemplo, foi cobrado o valor unitário de R$ 162. A ‘Saúde e Vida’ e o Ministério da Defesa afirmaram que a venda foi de duas caixas contendo 27 latas em cada.

O filho de Azenate, Elvio Abreu Junior, foi apontado pela coluna como dono da ‘DFX Comércio’. Entre 2014 até agosto do ano passado, a empresa recebeu R$ 25,4 milhões do governo. Além deles dois, a mulher de Elvio, Cynthia Abreu, é responsável pela ‘Schuab Abreu Engenharia’, que também lucrou com a União. De 2015 a dezembro de 2020, a empresa recebeu R$ 7,1 milhões.

As três empresas ficam próximas umas das outras em prédios comerciais no bairro do Cruzeiro, em Brasília. De acordo com a coluna, elas são discretas e ficam no subsolo. Entre quarta e quinta-feira, a publicação visitou as empresas em horários de expedientes distintos, no entanto, em todas as ocasiões as portas estavam fechadas.

Em uma das visitas, apenas na DFX foi possível perceber que as luzes estavam acesas, contudo, foram apagadas após uma tentativa de contato. Os interfones estavam quebrados.

Ainda segundo a coluna, os vizinhos não sabiam os nomes dos estabelecimentos e a maior parte deles desconhece que as empresas realizam vendas frequentes ao Governo Federal.

bahia.ba

Em destaque

Lira: Nós temos um câncer no Brasil que se chama Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI)

  . Por POLÍTICA JB com Agência Estado redacao@jb.com.br Publicado em 27/04/2024 às 19:37 Alterado em 27/04/2024 às 19:37                   ...

Mais visitadas