Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, junho 05, 2008

Camisinha natural evita contaminação por HIV

Creme de estrogênio aplicado no pênis preveniria o vírus da Aids
Cecilia Minner
Pesquisadores australianos estão desenvolvendo um processo para a produção de uma "camisinha natural", que poderá evitar que o vírus da Aids se espalhe. Por meio da aplicação do hormônio feminino estrogênio no pênis uma vez por mês, acreditam que o homem possa reduzir os riscos de contrair o vírus HIV.
O professor Roger Short, da Universidade de Melbourne, disse que o uso do creme de estrogênio pode quadruplicar a camada fina de queratina da pele e, através disso, fornecer uma camada de proteção natural.
– Você cria o que podemos chamar de camisinha natural, uma membrana biológica em que o vírus não pode passar – diz Short.
O professor Short afirmou, porém, que ainda não terminou os testes que comprovariam a defesa do vírus feita pelo creme. Mas adianta que o método, que não protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis ou gravidez, pode ser uma forma barata e simples de se defender contra o HIV.
Já o especialista em litotripsia extracorpórea, Carlos Marcos Conceição, do Hospital Memorial, no Rio de Janeiro, levantou uma série de fatores que podem comprometer a eficácia da pomada. Ele ressalta que esta nova forma de proteção ainda não possui nenhuma credibilidade.
– Essa pomada pode realmente proteger contra o vírus HIV, uma vez que o estrogênio deixa a mucosa mais grossa, diminuindo, assim, o risco de feridas, o que dificulta a entrada do vírus. Mas e as outras doenças sexualmente transmissíveis, como a hepatite B, que mata mais rápido que a Aids?
Além da proteção não ser eficaz, uma vez ela só protege do vírus HIV, Carlos adverte para uma série de efeitos colaterais que o produto pode gerar para o homem:
– O uso do estrogênio, em grande quantidade e a longo prazo, pode causar feminilização do corpo: diminuição do pênis, aumento dos peitos, queda dos peles pubianos.
Até hoje, nada é mais seguro que a camisinha. Não se deve abrir mão dela em hipótese alguma.
Fonte: JB Online

Em destaque

TCE-BA concluiu julgamentos de 2.051 processos e cumpre 100% das metas de julgamentos fixadas para 2024

  Foto: Divulgação Durante 2024, o TCE-BA concluiu os julgamentos de 2.051 processos, com 78 sessões realizadas pelo plenário, 37 pela Prime...

Mais visitadas