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quarta-feira, maio 17, 2006

O P.C.C. é um novo produto da Mídia?

Por: João Paulo de Athaíde

Discussão sobre os possiveis efeitos da manipulação midiática em relação aos seus novos produtos, como os supostos ataques do P.C.C em São Paulo, do último dia 15 deste mês. Esta tudo dominado?
O P.C.C. é um novo produto da Mídia? -
O P.C.C. é um novo produto da Mídia? Ao perceber o “pânico” generalizado instaurado em nosso município, São Paulo, motivado por um boato amplamente divulgado pela mídia no dia 15/05, onde as principais mídias, impressas e eletrônicas, diziam ser, supostamente, “um toque de recolher” dado pelo Primeiro Comando da Capital – P.C.C. – recorri, imediatamente, ao livro Sobre a Televisão, de Pierre Bourdieu, para tentar separar os fatos reais da influência da mídia e, portanto, amenizar os efeitos desse pânico em mim, que tomou conta dos munícipes nesse dia. Com isso, acompanhei diariamente os noticiários das principais agências de noticias da Internet, que com suas frases sensacionalistas, descreviam o que poderia se tornar a “guerra entre o bem e o mal”, instaurada em meio ao noticiário, que ora veiculava matérias sobre membros da família de um determinado policial, chorando enquanto o mesmo era enterrado e, ora, veiculava outras matérias sobre alguns líderes desta facção, que apareciam, numa veiculação manipulada, comandando as “ações terroristas” que transformariam, espetacularmente, nosso 15 de maio em um possível 11 de setembro. Assim, considerando nosso período eleitoral e, inserindo-o neste debate midiático, percebi o quanto o chamado P.C.C. é conhecido do chamado D.E.I.C e, mais, o quanto se tornou um produto da mídia para manipular a opinião desses cidadãos, através da violência simbólica estabelecida através da comunicação da mídia com esse público específico, com o intuito de manipular a opinião e, portanto, os resultados das próximas eleições, seja ela estadual ou federal, mantendo a hegemonia desse circulo fechado que manipula a construção social de uma determinada realidade, através de sensacionalismos, capaz de exercer efeitos sociais de mobilização (ou desmobilização). Numa última ressalva, gostaria de ressaltar os efeitos de um poderoso instrumento de criação da realidade, onde nossa sociedade caminha cada vez mais rumo a universos em que o mundo social é descrito – prescrito pela televisão (Bourdieu: 1997:29). E, mais, ressaltar a condição de árbitro da televisão em relação ao acesso a substâncias culturais determinantes à existência social e política, de um determinado indivíduo ou grupo social, onde, um dos efeitos poderá (e pode) ser a produção de uma espécie de jogo de espelhos, entre telespectador e televisão, que produz um efeito de barreira, de fechamento mental (Bourdieu: 1997:29). Portanto, ou assumimos uma posição ativa nesse jogo, de mobilização social, ou continuaremos sendo burros, muitos burros, demais. Como sempre, alias.

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