Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, janeiro 28, 2022

Moro aposta no MBL e no Vem pra Rua para turbinar a campanha digital nas redes sociais

Publicado em 28 de janeiro de 2022 por Tribuna da Internet

Aliança. O deputado estadual Arthur do Val e Moro no evento de filiação de integrantes do MBL: impulso digital

O deputado Arthur do Val e Moro no evento de filiação do MBL

Lucas Mathias
O Globo

Atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do atual ocupante do posto, Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas de intenção de voto e no alcance nas redes sociais, o presidenciável Sergio Moro (Podemos) aposta no Movimento Brasil Livre (MBL) e no Vem pra Rua para alavancar sua campanha digital.

Integrantes do grupo MBL formalizaram nesta quarta-feira a entrada no partido do ex-ministro, mas a aliança já é anterior, com publicações coordenadas a favor de Moro e críticas aos principais adversários dele na disputa. A primeira ação mais explícita ocorreu há uma semana, após a entrevista em que Lula chamou o ex-juiz da Lava-Jato de “canalha”.

#LULACANALHA – Em poucas horas, o perfil oficial do MBL e políticos como o deputado federal Kim Kataguiri (SP), de saída do DEM para o Podemos, e Adelaide Oliveira, uma das coordenadoras do movimento, impulsionaram a tag #LulaCanalha.

O termo somou mais de 30 mil menções e chegou aos assuntos mais comentados do Twitter. No dia seguinte, foi a vez de #BolsonaroCovarde, novamente com o endosso de integrantes do grupo, como o deputado estadual de São Paulo Arthur do Val, que está deixando o Patriota e deve concorrer ao governo estadual.

Também com o apoio do MBL, na quarta-feira foi a vez de #LulaArregou alcançar a lista de temas mais populares. A hashtag fez referência ao post em que Moro usou a expressão ao replicar uma notícia dizendo que o ex-presidente havia mandado o PT desistir da CPI para investigar a relação do ex-ministro com a consultoria Alvarez & Marsal.

MAIS ADESÃO – Na quarta-feira, Moro recebeu o apoio de outro grupo envolvido nos atos a favor da saída da petista do cargo, o Vem pra Rua, com grande poder de mobilizaç.

Assim como o Vem pra Rua, o MBL ganhou tração nas redes sociais no curso do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, quando organizou manifestações pelo país. O movimento se notabilizou por uma linguagem irônica, por vezes agressiva, com expressões curtas e memes com potencial de rápida disseminação.

Na noite de segunda-feira, Moro foi o convidado do podcast Flow, que tem grande popularidade entre os jovens. Até ontem, o episódio somava mais de 1,3 milhão de visualizações. Nas redes sociais, o bate-papo e sua repercussão foram amplamente divulgados pelo ex-juiz, com vídeos, imagens e trechos de frases ditas por ele. Mais uma vez, o MBL auxiliou compartilhando o link da transmissão ao vivo e com análise do que foi dito no canal de lives do movimento.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Moro largou com atraso na campanha virtual, porque Lula e Bolsonaro estão ativos nas redes sociais há muitos anos. Agora, Moro começou a correr atrás do prejuízo e já ganhou dois expressivos apoios, do MBL e do Vem pra Rua. A tendência é de fortalecimento de sua campanha virtual, não há dúvida, devido ao grande número de eleitores que não aceitam votar em Lula ou Bolsonaro e exigem mudanças. (C.N.)


Em destaque

Michelle viaja e Bolsonaro espera que Trump reverta sua inelegibilidade

Publicado em 18 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Com lágrimas nos olhos, Bolsonaro chega ao aeropo...

Mais visitadas