Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, maio 19, 2008

Com Friend Connect, qual será o futuro do Orkut?

Blogueiros ainda não estão certos de como a nova ferramenta atuará

Paulo Marcio Vaz

O significado da chegada do Friend Connect, nova ferramenta do Google, apresentada este mês, ainda não foi totalmente entendido pela comunidade virtual, ao menos no Brasil. A possibilidade de transformar a internet inteira numa espécie de Orkut gigante esbarra em dúvidas e incertezas, apesar de as facilidades que a ferramenta proporciona serem tentadoras – entre elas, fazer com que cada site, por mais humilde que seja, possa vir a ter sua rede social, uma espécie de mini-Orkut próprio. Paradoxalmente, uma das dúvidas que ficam no ar, a partir do Friend Connect, é a respeito do futuro do próprio Orkut.

– Todos vão continuar usando o Orkut, mas ninguém mais vai ser prisioneiro do Orkut – sugere o diretor de comunicações do Google Brasil, Félix Ximenes. – Para falar a verdade, tudo vai depender muito mais dos usuários do que de nós mesmos.

Outro aspecto ainda incerto é como (e se) o Google vai faturar diretamente com anúncios na rede do Friend Connect.

– Nunca dissemos que não faturaríamos com as redes sociais. Poderemos inserir, eventualmente, propaganda. Mas nosso negócio principal é satisfazer o usuário. Jamais vamos impor um pop-up na cara dele, por exemplo – garante Ximenes. – Estamos realizando alguns ensaios para fazer com que isto seja bom para nós, para o usuário e para o anunciante. Mas, se apenas um dos três puder ser satisfeito, certamente será o usuário.

Incerteza

O blogueiro Renê Senna, que mantém no ar, por sua conta, o Google Discovery – site especializado em notícias sobre o Google e candidato ao prêmio iBest na categoria tecnologia – também não tem certeza de qual será o futuro do Orkut. Ele já testou o Friend Connect – na página do Google há como testá-lo – e diz que, por enquanto, o que mais o impressionou foi a facilidade de se cadastrar em um novo site.

– É muito simples. Basta usarmos nosso login já cadastrado no próprio Google (Gmail ou Orkut) ou em outros sistemas, como o Yahoo. Isso economiza tempo e dispensa aqueles processos chatos e longos de cadastro – analisa.

Quem também ainda não tem certeza sobre o futuro do Orkut é outro candidato ao iBest: André Sugai, dono do Tutoriais Photoshop, blog que apresenta dicas de utilização do famoso programa de manipulação de fotos.

– Como o Friend Connect ainda está em fase de testes e implementação, não sei exatamente o que estará disponível. Mas para nós, blogueiros, é uma ferramenta que vai facilitar muito as coisas, principalmente em relação aos fóruns de discussão. Os modelos atuais ainda são engessados e complicados de serem instalados.

Quanto ao Orkut, Sugai arrisca uma previsão:

– Acho que vai acabar virando uma espécie de depósito de perfis. Mas é cedo para termos certeza.

A única dúvida que Sugai não tem é a respeito de sua intenção de adotar o Friend Connect em seu blog, assim que a ferramenta estiver disponível no Brasil.

– Com certeza, sim. Gostaria muito de tê-la em meu blog, mesmo ainda sem saber direito tudo o que ele vai nos deixar fazer.

Para quem quiser experimentar uma amostra do Friend Connect, o Google tornou disponível uma espécie de página de teste, contendo alguns sites-exemplo, que já utilizam a ferramenta. Em www.google.com/friendconnect/home/examples, os internautas podem escolher entre quatro sites e começar a interagir.

Brasileiros

Durante a experiência, um detalhe interessante é que muitos nomes, aparentemente de brasileiros, já aparecem entre os que fazem parte das minirredes sociais.

Se no Brasil o Orkut fez um sucesso estrondoso, tudo indica que o Friend Connect tem potencial para seguir o mesmo caminho.

Fonte: JB Online

Em destaque

TCE-BA concluiu julgamentos de 2.051 processos e cumpre 100% das metas de julgamentos fixadas para 2024

  Foto: Divulgação Durante 2024, o TCE-BA concluiu os julgamentos de 2.051 processos, com 78 sessões realizadas pelo plenário, 37 pela Prime...

Mais visitadas