quinta-feira, dezembro 18, 2025

Se tiver filho meu metido nisso, será investigado’, diz Lula sobre esquema de fraude no INSS

 

Se tiver filho meu metido nisso, será investigado’, diz Lula sobre esquema de fraude no INSS

Operação da PF apontou a existência de pagamentos do empresário Antônio Camilo Antunes, o ‘Careca do INSS’, para uma amiga de Fábio Luís da Silva, filho do presidente

Por Estadão

18/12/2025 às 14:10

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Imagem de ‘Se tiver filho meu metido nisso, será investigado’, diz Lula sobre esquema de fraude no INSS

O presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, 18, em café da manhã com jornalistas que ninguém será poupado nas investigações do esquema de fraude no INSS. “Se tiver filho meu metido nisso, será investigado”, afirmou o presidente.

A operação da Polícia Federal deflagrada nesta quinta-feira para apurar novas suspeitas de desvios de aposentadorias do INSS apontou a existência de pagamentos do empresário Antônio Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, para uma amiga de Fábio Luís da Silva, filho do presidente Lula. Trata-se de Roberta Luchsinger, herdeira de um banqueiro e próxima do PT.

Em mensagens apreendidas pela investigação, o Careca do INSS pediu a um funcionário para pagar R$ 300 mil à empresa dela e citou que o destinatário dos valores seria “o filho do rapaz”. O relatório não identifica quem é “filho do rapaz”.

“É importante que haja seriedade para que a gente possa investigar todas as pessoas envolvidas. Ninguém ficará livre. Se tiver filho meu metido nisso, ele será investigado. Se tiver meu pai, que já morreu, não. Se tiver o Haddad (Fernando, ministro da Fazenda), será investigado. O Rui Costa (ministro da Casa Civil), com essa seriedade, vai ser investigado. Não é possível você admitir num país em que milhões de aposentados que ganham um salário mínimo ter alguém querendo se apropriar, expropriar, o dinheiro do aposentado com promessas falsas”, disse Lula.

No início do mês, a CPI do INSS rejeitou o requerimento que pedia a convocação de Fábio Luís, por 19 votos a 12. O requerimento, de autoria do deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), se baseava no registro de que João Muniz Leite, ex-contador da família, teria recebido R$ 120 mil de Ricardo Bimbo, dirigente do PT. Bimbo foi beneficiado por repasses de empresa suspeita de integrar esquema de descontos ilegais a aposentados.

“A coincidência temporal entre os repasses da ADS, os pagamentos realizados por Bimbo e o vínculo direto desse contador com Lulinha é grave e exige esclarecimento imediato”, diz o texto.

O requerimento cita ainda que Leite é investigado pelo Ministério Público de São Paulo por suspeita de lavar dinheiro para o PCC. Atualmente, Lulinha vive na Espanha, onde tem atuado na área de tecnologia.

Politica Livre

Em destaque

PSD de Kassab rompe acordo e desafia PT na disputa por vagas no TCU

Publicado em 18 de dezembro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Partido decidiu apoiar a candidatura de Hugo Lea...

Mais visitadas