Publicado em 21 de dezembro de 2025 por Tribuna da Internet

Crise pode levar à saída da ministra e outros dirigentes
Deu na Folha
Dirigentes da Rede Sustentabilidade ligados à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, divulgaram uma nota em que explicitam o racha interno na legenda, que pode levar a uma debandada de filiados.
A manifestação é uma reação a medidas consideradas autoritárias adotadas pela ala dominante do partido, comandada pela deputada federal e ex-senadora Heloísa Helena (RJ).
MUDANÇAS – A crise não é nova, mas foi agravada no último fim de semana em um congresso da Rede no qual houve mudanças estatutárias que concentrariam poder na atual direção e retiraria espaço da ala de Marina. “Assistimos ao aprofundamento da crise interna e à violação sistemática dos princípios e valores fundantes do partido”, diz a nota assinada por filiados e dirigentes.
Além da própria Marina, subscrevem o documento o deputado federal Ricardo Galvão (SP), a deputada estadual Marina Helou (SP), a vereadora paulistana Marina Bragante, a porta-voz nacional Iaraci Dias e o tesoureiro do partido, Giovanni Mockus.
Segundo eles, “todas as tentativas de diálogo e reconstrução institucional foram sistematicamente bloqueadas por aqueles que querem instalar uma hegemonia artificial, autoritária e hostil a um dos princípios fundantes do partido: a radicalização da democracia e busca de tomada de decisões via consenso progressivo”.
“DESTRUIÇÃO” – A nota chega a dizer que há uma ação de “destruição” da Rede, que teve Marina como uma de suas fundadoras, em 2015. Os signatários também apontam que o processo de mudança estatutária foi opaco e dizem haver caráter persecutório nas alterações, que incluem um ataque direto a Marina.
Pessoas próximas da ministra afirmam que a saída dela do partido é iminente, e que ela pode migrar para PSB, PSOL ou mesmo retornar para o PT, onde passou quase 30 anos. Já a ala ligada a Helena afirma que as mudanças apenas uniformizaram regras que já existiam na prática.
O atual comando da legenda diz que a essência do estatuto foi preservada e que foram retirados “contradições e redundâncias” para otimizar o funcionamento do partido.