terça-feira, dezembro 23, 2025

Lula exclui golpistas, líderes de facções e autores de violência doméstica do indulto de Natal

 

Lula exclui golpistas, líderes de facções e autores de violência doméstica do indulto de Natal

Por Redação

23/12/2025 às 10:47

Foto: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil

Imagem de Lula exclui golpistas, líderes de facções e autores de violência doméstica do indulto de Natal

O presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai conceder o indulto de Natal, mas excluirá do benefício condenados por crimes contra o Estado Democrático de Direito — incluindo os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 — além de líderes de facções criminosas e autores de violência doméstica. Também ficam fora condenados por crimes hediondos, tortura, terrorismo, racismo, lavagem de dinheiro, corrupção e outros delitos contra a administração pública. O decreto segue diretrizes do Ministério da Justiça e será publicado no Diário Oficial da União. A informação é do jornal O Globo.

O indulto prioriza pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos, gestantes (inclusive de alto risco), mães e avós responsáveis por crianças e adolescentes com deficiência, além de presos com doenças graves, deficiência ou transtorno do espectro autista severo. A medida mantém a linha adotada pelo governo nos últimos anos e reforça a posição de Lula contra a anistia aos envolvidos na trama golpista, em sintonia com seu discurso público.

Politica Livre

Em destaque

Gilmar Mendes diz ter ‘absoluta confiança’ em Moraes em caso do Banco Master

  Gilmar Mendes diz ter ‘absoluta confiança’ em Moraes em caso do Banco Master Decano do STF afirma que intervenção do Banco Central e prisõ...

Mais visitadas