terça-feira, dezembro 23, 2025

Jerônimo oficializa Otto Filho no TCE, mas segura nomeação de Josias Gomes, alvo de impasse judicial

 

Jerônimo oficializa Otto Filho no TCE, mas segura nomeação de Josias Gomes, alvo de impasse judicial

Por Política Livre

23/12/2025 às 09:39

Atualizado em 23/12/2025 às 12:42

Foto: Bruno Spada/Arquivo/Câmara

Imagem de Jerônimo oficializa Otto Filho no TCE, mas segura nomeação de Josias Gomes, alvo de impasse judicial

Otto Filho

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) oficializou a nomeação do ex-deputado federal Otto Alencar Filho (PSD) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (23).

Otto Filho teve o nome aprovado no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) na sessão desta segunda-feira (22) com o total de 45 votos, sendo uma abstenção e um voto contrário. Ele passa a ocupar a cadeira do ex-conselheiro Antônio Honorato de Castro Neto, aposentado de maneira compulsória no dia 27 de julho, quando completou 75 anos.

Whats App Image 2025 12 23 at 09.40.48

Whats App Image 2025 12 23 at 09.40.48



Apesar de também ter sido aprovado pela ALBA na mesma sessão desta segunda, com 39 favoráveis e quatro contrários, o ex-deputado federal Josias Gomes (PT) não teve sua nomeação publicada no Diário Oficial. Sua indicação para a vaga do falecido conselheiro Pedro Lino acontece sob impasse jurídico.

Leia também:

Rosemberg afirma que judicialização da indicação de Josias Gomes ao TCE "pegou a todos de surpresa”


Indicados ao TCE, nomes de Josias Gomes e Otto Alencar Filho são aprovados no plenário da Assembleia

Como mostrou o Política Livre, uma decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) manteve suspenso o processo de preenchimento da vaga de Josias até o julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) no Supremo Tribunal Federal (STF). 

A Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) questiona a indicação de Josias, "um agente estranho à carreira de auditor”, argumentando que a Constituição exige que uma das vagas de escolha do governador Jerônimo Rodrigues (PT) seja ocupada por um auditor do próprio tribunal [ veja mais aqui ].

Em destaque

Gilmar Mendes diz ter ‘absoluta confiança’ em Moraes em caso do Banco Master

  Gilmar Mendes diz ter ‘absoluta confiança’ em Moraes em caso do Banco Master Decano do STF afirma que intervenção do Banco Central e prisõ...

Mais visitadas