Por: Helio Fernandes
Quem diria, Dirceu acabou lobista e milionário
Um membro importante do PT-PT gaúcho me diz: "Helio, não vamos processar José Dirceu nem pedir sua expulsão". E ele mesmo explica as razões.
1 - "Por que processar se ele política e eleitoralmente não representa mais nada?".
2 - "Expulsá-lo seria retirá-lo do ostracismo milionário e esbanjador que é a sua predileção". Foi ainda mais duro com o ex-chefe da Casa Civil, mas pediu que mantivesse sigilo sobre seu nome.
Já um personagem do PT-PT do Rio (que tem todos os motivos para não gostar de Dirceu, que arruinou sua carreira no auge) diz num grupo: "Não queremos processar Dirceu, ele não vale a iniciativa".
Uma deputada estadual de SP, ligadíssima à Dona Marta (não devia falar em nome dela), diz com uma certa originalidade, embora não seja importante publicar: "Nem processo nem expulsão. Queremos exame psiquiátrico para ele".
Dirceu se atemorizou, que verbo, e fez como fazem todos, desmentiu, jogou a culpa em cima da revista "Piauí", usando as palavras de sempre: "Fui mal interpretado, o que eu disse foi deturpado".
Por aí, não dá, Dirceu. Falou, está falado. Disse, quis dizer, assuma, é do jogo político e eleitoral, embora você esteja fora dos dois. Por que a revista "Piauí" iria deturpar o que você disse, se a grande atração da reportagem era você?
Foi o primeiro destaque da revista, que saiu do anonimato e esconderijo para ganhar, em 24 horas, uma repercussão que não teve desde que surgiu. E olhe que a revista está no número 16. No caso, nenhuma restrição à "Piauí". (Só nesse caso). Com o nome espalhado por rádios, jornais, televisões, é possível até que venda mais do que os habituais 20 por cento da tiragem.
Em vez de desmentir, Dirceu devia fazer análise. Da entrevista, do comportamento depois da cassação, e o ódio e até repulsa que hoje o PT-PT sente por ele. Isso acontece com quem, como ele, acumulou muitos Poderes e tratou a todos com desprezo e arrogância. Dirceu deve se lembrar do depoimento na Câmara, quando alguém disse que ele era arrogante. A pergunta de Dirceu, "arrogante, eu?", provocou a maior gargalhada daqueles tempos. E Dirceu não entendeu nada.
Dois fatos, apenas dois, que mostram a distância do Dirceu de hoje do Dirceu de antes e durante o primeiro governo Lula. E que representantes (até credenciados) do partido trouxeram à discussão. Mostrando que ele está submerso para sempre.
1 - O estilo de vida milionário de Dirceu, gastando voluptuosamente. Pode e deve ter receio da Receita Federal. Quem financia tudo isso? Até Eike Batista diz que "Dirceu foi demitido, não obteve nada na Bolívia". E a revista "Piauí", para acompanhar Dirceu, teve que segui-lo em Portugal, República Dominicana, Espanha, por aí. Para a revista, nada demais. E para Dirceu?
2 - Personagens das guerrilhas e dos movimentos de resistência colocam em dúvida até mesmo a participação de Dirceu nesses episódios históricos. Dirceu tem que se questionar: por que a entrevista? Para não ficar mais longa (Dirceu se autodestruiu), vejamos os dois pontos mais baixos do que disse.
O ataque sórdido a Heloisa Helena, contando um "fato" que se falava nos bastidores sem nenhuma confirmação. E que credibilidade pode ter um homem que fez operação plástica e não contou nem à mulher?
Gozou e se divertiu com o Lulinha, filho do presidente, tentou comprometer e envolver o próprio presidente. Apanhado em flagrante, desmentiu: "Não me referi ao filho do presidente e sim a um assessor do presidente da Câmara, também Lula".
PS - Mau caráter, até compreensível. Burrice, não, Dirceu.
(Para a "Piauí", o número 16, que maravilha viver. O 15 foi o recorde do encalhe, ainda está nas bancas junto com o 16. Chegaram a pensar em trocar de nome. Passaria a se chamar "Pombo Correio", a revista que vai, mas volta).
Hillary Clinton
Barack Obama
A mulher traída e satisfeita. O negro conformado e satisfeito.
Se houvesse um ministro do Disparate, sem dúvida teria que ser Tarso Genro. Mas da Justiça? Vejam as medidas que ele "sugere" para evitar acidentes de trânsito. 1 - Limite de álcool no sangue. Já existe, claro, a punição. 2 - Transformar o excesso de velocidade em crime. 3 - Absurdo e inconstitucionalidade das maiores: transferir as multas ou punições do motorista (ativo) para o carro. (Passivo).
O ministro, que por vaidade e ambição tirou do então PT (do Rio Grande do Sul) a prefeitura de Porto Alegre e o governo do Estado, só esqueceu de uma ordem fundamental: "Fica proibido acidente de carro".
Numa explosão de sinceridade burra e multinacionalizada, o ministro da Fazenda afirmou: "Tudo será feito para que o superávit primário não seja atingido. Precisamos atingir a meta que existia com a CPMF".
Para esclarecimento do leitor mais distraído ou desinformado. Esse superávit primário, que só existe no Brasil, tem sido de 90 BILHÕES, usados para AMORTIZAR uma parte dos juros da DÍVIDA-CATÁSTROFE.
O secretário do Tesouro (homem correto e que ocupa cargo chave) afirmou textual e publicamente: "Neste 2007 pagaremos de juros 165 bilhões". Como a "economia" será de 90 BILHÕES, o resto será jogado em cima do total. Todo ano é assim, PAGAMOS e DEVEMOS. Que República.
"O Globo" revelou ontem, na Primeira: "No Rio um carro é roubado a cada 12 minutos". Impressionante, 5 carros por hora e não sai no ex-blog do prefeito Cesar Maia, alcaide-factóide-debilóide.
Só que os grandes traficantes que comandam tudo estão sofisticados. Passam aos bandidos a instrução. Perguntam se tem GPS. Se o motorista diz que sim, é morto e o carro explodido. Não, ele vai embora, levam o carro.
Chávez fez declarações tão engraçadas, que devem ter sido precedidas por conversas com o Millor, Jaguar, Ziraldo, Chico Caruso, por aí. O mínimo que disse num máximo de gargalhadas: "Estou reformando o ministério para incorporar a oposição".
E logo a seguir: "Sete ministérios já estão à disposição, não queremos passar a imagem de radicais. Precisamos do apoio da burguesia". Ha! Ha! Ha!
Jaime Lerner DOOU a Copel, importante. Veio o governador Requião, retomou a empresa para o povo. Nos escombros, DNA de jornalistas.
O presidente do PFL, Rodrigo Maia, praticamente não sabe onde fica São Paulo. Mas se arrisca: "Kassab será candidato à reeleição". É quase certo. Mas Serra não gostou da intromissão desse "niteroiense".
Candidato a prefeito de Niterói, Maia complica o governador de SP. Este quer Kassab, mas não ostensivamente. O que dizer ao PSDB?
FHC está em plena atividade. Seu objetivo? 2010. Pretende voltar à presidência, completa 79 anos em junho de 2010. A idade não o preocupa e sim o adversário. Com Lula candidato, desiste e desaparece.
Não estou garantindo nem sequer insinuando que Lula disputará em 2010. Mas o terceiro mandato, para ele, igual ao segundo de FHC, comprado em 1996/97. Tudo pode acontecer nestes 3 anos.
Quem quiser chamar o senador Mão Santa de governador, não tenha dúvida. Ele já foi governador e voltará em 2010, triunfante.
O ministro da Fazenda, Corrêa e Castro, foi demitido do cargo quando falava na Câmara, convocado. Mentiu. Guido Mantega poderia ser dispensado pelo mesmo motivo. Quem garante esse ministro que veio do frio?
É natural que a oposição e o governo, perdão, base partidária, briguem. É do jogo, da prática, da tradição. Mas duas potências como Sarney e Dilma Rousseff se hostilizarem a cada ameaça, é inacreditável.
Sarney já foi presidente da República, está no quinto mandato de senador, vem no primeiro plano desde 1956. Dona Dilma, que pretende ser a Hillary cabocla (a primeira mulher presidente), tem que mudar de tática.
Na sexta-feira, Joel Renó almoçava num restaurante com um amigo. Dizia: "Vou ganhar muito dinheiro com etanol". Um benemérito. Como a tarde ia adiantada, calor, falava muito alto, todos olhavam, não notava.
Quando presidiu a Petrobras, foi também um benemérito. Orlando Galvão, então presidente da poderosa BR, saiu com ele, fundaram uma empresa. Dois beneméritos. Galvão ganhará muito dinheiro com etanol?
Temos estimulado a população do Rio, de todo os bairros, a se revoltar contra a ditadura do prefeito incompetente.
Há 15 dias fizemos a sugestão do pagamento do IPTU em juízo, a partir de conversas com moradores dos mais diversos locais.
Os pioneiros (que tiveram o justíssimo crédito) surgiram das ruas Timoteo da Costa, Sambaíba, Visconde de Albuquerque, do Méier (várias ruas), Andaraí, Vila Ramos, cansados da exploração.
O movimento foi crescendo movido pelo combustível da insatisfação, convencidos de que só têm mesmo o desprezo das autoridades. Principalmente desse Cesar Maia, enriquecido e não pelo urânio. E sim pelo p-r-o-p-i-n-o-d-u-t-o.
Revelei que muitos grandes escritórios de advocacia estavam dispostos a patrocinar essa causa cívica, sem despesas. Outros escritórios, menos importantes financeiramente, se apresentam.
As associações de bairros têm que ter e terão participação importante, até como conselheiros. É a hora do cidadão.
XXX
Continuo ouvindo, examinando e comparando os candidatos (ou pré-candidatos) a prefeito do Rio. Por enquanto são 10, incluindo partidos em que existem disputas pela legenda. O PDT tem 2 candidatos muito amigos e sem divergências. O PSDB tem um candiato fortíssimo e outro nem tanto, mas sem a cordialidade do PDT.
Existem partidos com candidatos garantidos, basta decidirem se lançar. Como a eleição é importante, surgem efeitos complicadores, que aparentemente não se resolverão com conversas, acordos, convergências ou concessões.
Dos partidos sem chances de elegerem o prefeito, os mais incompreensíveis são o PSB e o PT-PT. Dispõem de nomes respeitáveis mas desgastados, política ou eleitoralmente.
Sem dúvida alguma, a grande incógnita é o PMDB. Tradicionalmente, o governador é o chefe e líder do partido, daí a denominação histórica de "política de governadores".
Não está acontecendo isso no Rio capital. Esse "adventício" é repudiado, na verdade não ganhará. E outro mistério: a aliança entre um ex-governador e um prefeito, mas sem candidatos.
Fonte: Tribuna da Imprensa
Certificado Lei geral de proteção de dados
Em destaque
Prezado Júnior de Santinha, a responsabilidade pela destruição de Jeremoabo não é exclusiva de Deri do Paloma
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por VALDOMIRO JUNIOR (@jrnoticias.com.br) Nota da redação deste ...
Mais visitadas
-
, Herança de Descaso: Prefeito Denuncia Bens Dilapidados e Anuncia Auditoria de 30 Dias Ao assumir a prefeitura, o prefeito Tista de Deda se...
-
Auditoria Já: O Primeiro Passo para Uma Gestão Transparente em Jeremoabo Com a recente transição de governo em Jeremoabo, a nova administraç...
-
O último dia do mandato do prefeito Deri do Paloma em Jeremoabo não poderia passar sem mais uma polêmica. Desta vez, a questão envolve cob...
-
O ex-secretário Tistinha – figura polêmica e central na gestão de Deri do Paloma – está colhendo os frutos das escolhas feitas durante seu...
-
Jeremoabo: A Inacreditável Descoberta do Veículo sem Motor que Consome Combustível Um fato inusitado e, ao mesmo tempo, alarmante tem causad...
-
O Cemitério de Veículos da Prefeitura: Um Crime Contra a Sociedade As imagens que circulam revelam uma realidade chocante e inaceitável: um ...
-
Justiça aponta fraude e cassa mandato de vereador na Bahia Seguinte fraude seria na cota de gênero em registro de candidaturas de partido ...
-
Tudo na Vida Tem um Preço: O Apoio Necessário ao Novo Gestor de Jeremoabo Os Jeremoabenses estão diante de um momento crucial. A eleição do ...