Companhia aérea que suspendeu operações esta semana deve R$22 milhões somente em passagens vendidas
SÃO PAULO - Apesar de afirmar que seus passageiros que pedirem reembolso serão pagos no valor original das passagens em até 30 dias, a BRA, que informou ontem a suspensão temporária dos seus vôos, condiciona o pagamento (são R$22 milhões em tíquetes vendidos) a um novo investimento na empresa. A companhia, com dívidas de cerca de US$100 milhões em bancos, estima em US$30 milhões o valor necessário para retomar suas operações e vem procurando novos fundos de investimento para sondar interesse em investir na empresa.
Os fundos que fazem parte da Brazil Air Partners, que no ano passado capitalizaram a empresa em US$70 milhões e entraram em atrito com o seu controlador, Humberto Folegatti, não se mostram dispostos a realizar novo investimento. “Temos discussões em curso entre os acionistas sobre a possibilidade de entrar um fundo de fora para capitalizar a companhia. Se um terceiro investidor entrar, isso permitiria que os atuais acionistas possam acompanhar o investimento”, disse o diretor da BRA Danilo Amaral. “O problema é tempo”.
O fator que mais pesou na paralisação da BRA, de acordo com ele, foi não conseguir mais pagar pelo combustível. Na prática, a avaliação de especialistas é que a companhia dificilmente voltará a operar. Lembram o caso de empresas como a Vasp, que também interrompeu operações por problemas financeiros e não conseguiu voltar a voar, principalmente depois da exposição de suas situações na mídia. A BRA, que em setembro possuía 4,6% dos vôos domésticos, fazia 26 rotas nacionais e três internacionais, com 35 vôos domésticos de segunda a sexta. (Folhapress)
***
Passageiros encontram guichês fechados
Graciela Alvarez
O cancelamento de todas as operações da BRA Transportes Aéreos traz à tona o caos da aviação civil nacional, voltando a atormentar a vida de quem necessita do transporte aéreo. Ontem, em Salvador, muitos dos consumidores que tinham passagens compradas para voar com a companhia se aborreceram ao tentar obter uma satisfação. Quem se dirigiu ao Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães encontrou os dois guichês da empresa completamente vazios. Poucas informações somente com alguns funcionários das duas agências PNX Travel (vinculada à BRA), localizadas no terminal aeroportuário e no bairro do Itaigara.
“O que foi passado para a gente foi que os passageiros que não estão em trânsito devem solicitar o reembolso integral em uma das agências BRA. Acomodações em outros vôos apenas para passageiros que estão em trânsito. Se ele foi, tem que voltar”, esta era a informação que o funcionário da companhia, que preferiu não se identificar, dava aos clientes. A única alternativa oferecida pela empresa gerou uma revolta entre os clientes que, mais uma vez, se viram de mãos atadadas. “Isso não vai ficar assim”, gritou um consumidor, após perguntar sobre o prazo da devolução do dinheiro, que é de 30 dias para quem efetuou a compra à vista e de 30 a 60 dias para quem comprou com cartão de crédito.
O bilhete de volta da esteticista Luzia Fidelis é apenas um dos 70 mil vendidos pela BRA até março de 2008. Para ela, que estava com duas passagens marcadas para voltar de Natal para Salvador no dia 19 deste mês, a suspensão das operações da companhia trouxe um grande prejuízo financeiro. “Como comprei as de ida em outra empresa tive que comprar as de volta também, mas não achei vôo para a mesma data, vou ter que gastar mais para ficar mais um dia em Natal”, revela.
Para Fidelis, que decidiu solicitar o reembolso na agência PNX Travel do Itaigara, essa situação é uma verdadeira irresponsabilidade: “Eles já sabiam que estavam no vermelho e continuaram fazendo promoções para enganar os bestas. Para mim, o que deveria ser diversão virou uma preocupação”, finaliza ela. De acordo com uma funcionária da agência, que também optou por não se identificar, o estabelecimento só está atendendo para reembolso. “Foi tudo muito rápido. O único comunicado que recebemos foi da nossa gerência, que nos informou que a partir de hoje (ontem), a BRA não fazia mais nenhuma operação”, declara ela, triste por também ser um dos 1,1 mil funcionários da empresa a perder o emprego.
Quem procurou o balcão de informações da Infraero no aeroporto de Salvador também não obteve sucesso, pois o órgão orientou todos os atendentes a solicitar que os consumidores procurassem a empresa. “Isso é um absurdo. Mais uma vez estamos entregues ao caos. Quero ver onde isso vai parar”, reclamou, indignado, um aposentado que viajaria pela BRA para Guarulhos neste fim de semana.
Fonte: Correio da Bahia
Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados
Em destaque
Dr. Wickfield, o juiz que não existe, talvez seja melhor do que os juízes que existem
Publicado em 15 de abril de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email A Identidade do juiz José dos Reis tem outro nome i...

Mais visitadas
-
Quando se pensa que já se viu de tudo na cena política baiana, surge um episódio que desafia qualquer lógica de decência e civilidade. Dura...
-
Eis a resposta fornecida pelo SUS. Partos podem ser realizados em qualquer hospital ou maternidade do SUS Conheça as diferentes possibi...
-
O Cordel do Padre que Errou o Milagre Nas bandas lá de Jeremoabo, Na eleição que o povo esperava, O prefeito em desespero tremia, Pois T...
-
Autor: José Montalvão Tista de Deda é o nome, o prefeito do lugar, Com coragem e justiça, veio o povo amparar. Jeremoabo hoje vibra, com ...
-
A cidade de Jeremoabo está prestes a viver um dos momentos mais aguardados do ano: a Alvorada do São João 2025. Reconhecida como a "M...
-
A Cavalgada de São Jorge – Jeremoabo em Festa Na terra de Jeremoabo, No sertão tão altaneiro, Surge a festa consagrada Do guerreiro cavale...
-
🌷 Mesmo com atraso, celebro tua vida, Zenaide! 🌷 Madrinha querida de João Calixto, mulher de luz e alma bonita. O tempo pode ter avan...
-
Quem é o responsável pelo caos na Educação de Jeremoabo? A população de Jeremoabo, especialmente pais e alunos, vive um verdadeiro estado d...
-
DESPACHO Ante ao pleito do Id 127853815, mantenho a decisão. Além de já ter sido oficiado o CREMEB (Id 127849235), já estão superados o...
-
. Cidadão que não luta por seus direitos não é digno deles: chega de cobrança abusiva da EMBASA! Há tempos, a população de Jeremoabo vem sof...