Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, dezembro 30, 2022

Sob o guarda-chuva da verdade, pode chover canivetes q o pano aguenta

 em 30 dez, 2022 4:14

                                                                              Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                             “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Inicialmente, o blog agradece aos leitores e amigos que enviaram mensagens e comentários enaltecendo a série de artigos desta semana sobre a barbárie que foi o governo Bolsonaro sob a égide da ultradireita.

Quando se está sob o guarda-chuva da verdade, pode chover canivetes que o pano aguenta.”

A frase acima, usada no artigo de hoje, é do ministro aposentado do STF e poeta sergipano Carlos Ayres Britto. Ela caiu como uma luva para o último artigo de 2022, ano difícil para todos e também para este modesto espaço que enfrentou, nos bastidores da política sergipana, uma perseguição nunca vista capitaneada por um político dito de “esquerda”.

Não precisa citar nomes, mas o leitor sabe como este blog foi baluarte para mostrar a verdade sobre o voto decisivo para a aprovação do orçamento secreto, como também para desnudar o verdadeiro “lobo” travestido de “cordeiro”. O importante é que Sergipe e o Brasil venceram.

O blog continuará, em 2023, empunhando bandeiras que tenham o interesse comum, tendo como norte sempre a Verdade e a Justiça.

Desde 2006, este espaço tem pautado o mesmo caminho reto, às vezes cheios de pedra, mas jamais se deixando enganar ou tendo posição dúbia para os leitores.

O blog deseja que os novos governos federal e estadual tenham sucesso. Enquanto que em Sergipe, Fábio Mitidieri, receberá um legado bem melhor, no Brasil a tarefa será árdua para reconstruir o País, sobretudo em áreas vitais como saúde, educação, meio ambiente e a miséria que atinge 30 milhões de brasileiros.

Aqui, como sempre, as ações positivas serão destacadas, mas os erros não serão jogados para debaixo do tapete. A diferença que aqui não se propaga a falsa ideia de um jornalismo imparcial. O blog é opinativo e, desta forma, a opinião nunca foi e será imparcial. É um ponto de vista!

“Possuis a razão? “Possuo.” Então por que não a utilizas? Afinal, se ela cumpre sua função, o que mais queres?” Marco Aurélio (meditações).

2022 vai embora sem deixar saudades, mas um fica o alerta que é preciso fortalecer a Democracia. Para 2023 apenas muita Saúde, Paz e gratidão a Deus por ter ultrapassado vários obstáculos. Confiante em Deus, confiante no Futuro, que venha 2023.

Saúde e Paz para todos!

Agradecimento O blog agradece e retribui os votos de boas-festas e feliz e próspero ano novo de vários leitores e amigos. Um Feliz Ano Novo para todos!

“Rugido do leão”? Tem gato que é mais valente Enquanto isso em frente ao quartel do 28º BC poucos patriotários sobraram. Até ontem, 29, alguns ainda acreditavam no “rugido do leão” se referindo ao fascista Bolsonaro. Pelo jeito após a posse de Lula a Clinica São Marcelo em Aracaju vai faltas vagas e camisas de força para a internação de muitos… Os vídeos e os memes ficarão para a história, imagine os filhos e netos assistindo essa babaquice anos depois… Que vergonha!

Márcio ministro, Rogério nem liderança conseguiu Veja como o futuro presidente Lula é grato a quem lhe foi grato. Márcio Macedo, que esteve lado a lado nos momentos mais difíceis foi galgado a ministro. Rogério Carvalho, não conseguiu nem mesmo ser líder no Senado. Vai dizer, com certeza, que não queria e prefere a mordomia de primeiro secretário. Jaques Wagner, o futuro líder tem postura e posição correta. É a vida, é a lei do retorno…

AJU: o arcebispo dos ricos, poderosos e políticos de plantão. Basta estar no poder Depois de abrir a catedral de Aracaju (em eterna reforma para os pobres mortais) para dois casamentos de parentes de políticos e empresários, o arcebispo de Aracaju, ao lado do seu porta-voz e eterno puxa-saco das autoridades, resolveu abri-la, também, para a “missa de posse” do novo governador do Estado. Mais uma vez a culpa não é de quem se casou e de quem participará da missa, mas da discriminação do atual arcebispo, d. João Costa, em escolher os ricos, poderosos e políticos de plantão para bajulá-los. Enquanto abre para a missa de posse, os pobres mortais irão celebrar as missas no galpão anexo ao prédio da rádio cultura. Triste fim!

Obra da catedral E por falar na catedral, o blog tomou conhecimento que o Instituto Banese patrocinou (PATROCÍNIO N° 011/2022) a doação de R$ 687.999,93 (seiscentos e oitenta e sete mil, novecentos e noventa e nove reais e noventa e três centavos), a partir de 14/12/22, para a eterna reforma do templo-mor da arquidiocese de Aracaju (veja o print do patrocínio). O MPE deveria exigir a imediata abertura da catedral para os pobres mortais, pois ela é tombada pelo patrimônio histórico de Sergipe.

 

 

 

E o padre que passou para o “sobrinho” dirigir um veículo cedido pelo TCE? A placa ao lado (com todos os dados do veículo) comprova que é um carro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Sim! E daí? Este carro foi cedido pelo TCE para a arquidiocese de Aracaju e, pasmem caro leitor, está sendo usado por um “sobrinho” de um padre que se diz porta-voz na emissora da rádio Cultura. Há necessidade disso? Então todas as outras emissoras devem ter o mesmo direito. Logo a arquidiocese de Aracaju que até hoje não explicou como investiu o dinheiro da venda do colégio arquidiocesano e de inúmeros imóveis.

 Com a palavra o MPE de Sergipe A rádio Cultura faz parte da Fundação Arquidiocesana de Cultura e deveria ser fiscalizada pela promotoria da área. Deveria… mas no passado, o arcebispo vivia dizendo que tinha a proteção da mãe de uma importante autoridade. Fazia questão de dizer a todos que a mãe de uma promotora também era a sua mãe. Por que fazia essas declarações? Queria intimidar alguém? Ou apenas vivia em busca de privilégios? Agora o promotor da área é Jarbas Adelino.

 Nepotismo eclesiástico O boato em Sergipe é que um padre muito famoso da arquidiocese de Aracaju, conhecido como o bajulador-mor das autoridades, contratou um sobrinho para trabalhar numa entidade dirigida por ele. Isso se chama nepotismo ou será que faz parte da “cultura” de Sergipe?

 

Prefeitura de Lagarto vai fechar o ano dando calote Deu no O  Bolo é Grande ( https://www.instagram.com/oboloegrande/ ) Na quarta-feira, 28, de acordo com informações exclusivas do Programa Sergipe em Destaque, na voz do radialista Aclécio Prata, a prefeitura de Lagarto pode fechar 2022 dando calote. É que, segundo consta, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que promove o bem estar e desenvolvimento da pessoa com deficiência, ainda não recebeu os últimos repasses da gestão da prefeita Hilda Ribeiro.

Lista Além do mais, o Lagarto Futebol Clube, o bolsa Atirador dos jovens do Tiro de Guerra e a ASPLAG – Associação dos Servidores da Prefeitura Municipal de Lagarto também estão na lista de “calotes” da prefeitura. Para piorar, uma denúncia que está indignando os servidores municipais. Segundo um servidor da prefeitura, que participou do programa, a categoria está impedida de conseguir crédito nas instituições bancárias porque os valores descontados dos empréstimos consignados dos servidores junto aos bancos não estão sendo repassados pela prefeitura.

Laboratórios Como se não bastasse, o Sergipe em Destaque ainda recebeu uma denúncia de que laboratórios conveniados com a prefeitura de Lagarto, por falta de pagamento, estão negando a realização de exames. Um pai de família desabafou sobre o descaso da gestão dos Ribeiro. “(…) Fomos ao Posto do Leite marcar os exames, encaminharam para os laboratórios, mas quando a chega nas clínicas falam que tem que pagar pelo exame. Várias pessoas estão passando por essa situação. É um absurdo!”, disse.

Lagarto é a cidade que mais perdeu emprego em Sergipe Fonte: O Bolo é Grande: Dados do Caged, do Ministério da Economia, revelam que Sergipe encerrou o mês de novembro com a abertura de 1.266 empregos com carteira assinada. No acumulado do ano (com ajuste), foram geradas 12.906 vagas. Já os últimos 12 meses (com ajuste) acumulam 12.258 postos gerados. O estoque de empregos no mês ficou em 296.552 postos. Os dados foram analisados e divulgados na quarta-feira, 28, pelo Observatório de Sergipe/ Superplan. Lagarto é a cidade que mais perdeu emprego no estado. Foi o que apontou os dados, revelando que dos 1.266 empregos com carteira assinada gerados no mês de novembro em Sergipe, Lagarto perdeu 65 dos que já tinha, ficando como o município com o pior saldo de todos. Os municípios que mais geraram foram Aracaju (1.020), Estância (116) e Itabaiana (78).

Projeto de Luciano Pimentel concede Título de Cidadania Sergipana a  Juliano Ferraz, diretor-técnico comercial da Energisa Na última sessão plenária deste ano, a Assembleia Legislativa aprovou na quinta-feira, 29, o Projeto de Resolução nº 78/2022. De autoria do deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas), a propositura concede o Título de Cidadania Sergipana ao diretor-técnico comercial da Energisa em Sergipe, Juliano Ferraz de Paula.

Atuação Com 23 anos de atuação na Energisa, quinto maior grupo distribuidor de energia elétrica do país, Juliano Ferraz é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Direito pela Universidade Tiradentes (UNIT). Natural de Paulo Afonso (Bahia), ele reside em Sergipe desde 2017, auxiliando a empresa na prestação de serviços nos 63 municípios atendidos pela distribuidora no estado.

Qualidade “Juliano Ferraz trabalha na Energisa há mais de 20 anos, sendo 15 deles em Sergipe. Fato que, por si só, reitera o cuidado para com o estado e com o povo sergipano, zelando pela qualidade de um serviço que é vital para sociedade, sendo responsável não só pelo conforto da população, como também pelo desenvolvimento de Sergipe”, destaca Luciano Pimentel na justificativa do projeto.

Laércio realiza encontro com aliados e apresenta balanço do Progressistas O senador eleito Laércio Oliveira (PP) conduziu nesta quinta-feira, 29, dois eventos em Aracaju: o “Encontro com os Progressistas” que reuniu lideranças e filiados para um balanço das atividades políticas e as perspectivas para 2023, além de um encontro com aliados de outras siglas partidárias e a imprensa, onde o mesmo prestou contas do mandato como deputado federal e antecipou algumas propostas para a nova fase que se inicia como Senador da República.

Presenças O encontro contou com a presença do governador eleito, Fábio Mitidieri, do vice-governador, Zezinho Sobral, deputados estaduais Jeferson Andrade, Capitão Samuel e Luciano Pimentel, além de prefeitos, prefeitas, ex-prefeitos, vereadores, secretários e lideranças do partido, e teve como objetivo festejar o evidente crescimento do PP desde que Laércio assumiu a presidência do Diretório Estadual, em 2018.

Conquistas De lá para cá, sua representatividade aumentou em todas as esferas de poder. Nas eleições deste ano, por exemplo, o PP elegeu dois deputados estaduais – Luciano Pimentel e Neto Batalha -, conquistou uma vaga na Câmara Federal, com Thiago de Joaldo, e outra para o Senado, com o agora ex-deputado federal Laercio Oliveira. Além disso, o Partido também elegeu vários prefeitos em 2020, não tinha nenhum vereador em Aracaju e elegeu dois – Fabiano Oliveira e Pastor Diego – além de vários vereadores pelo interior do Estado.

Construção “O Partido só é forte quando ele constrói unidade dentro de si. A figura do senador ou de um deputado, dentro do partido, é apenas um. Se tivermos consciência que a nossa unidade se fortalece a partir do momento que a gente está perto uns dos outros, para fazer desse momento um projeto de futuro, olhando para 2023 e consequentemente para 2024, acho que estamos no caminho, certo, estamos fortalecendo nosso partido”, disse Laércio, que estava ao lado do vice-presidente do PP, o prefeito de Campo do Brito, Marcel Souza, a primeira suplente eleita, Janier Mota, o presidente do diretório estadual, Adalberto Cardoso, a coordenadora do Progressistas Mulher, Glória Sena, entre outros membros.

Importância O segundo suplente do senador, Fernando Carvalho, comentou que a conquista do cargo na mais alta casa legislativa ajudou a solidificar a imagem do PP. Carvalho registrou ainda a importância dessa vitória em termos da representatividade de Sergipe sobre a conjuntura do cenário da política nacional e destacou que o PP foi o primeiro partido a lançar os pré-candidatos ao pleito deste ano.

Surpresa “Fizemos um evento no Delmar Hotel onde lançamos chapas de deputado federal e estadual, e entregamos os nomes para a sociedade. Fomos o primeiro partido a lançar as chapas para as eleições de 2022 e isso causou surpresa em todos. E os resultados estão aí, são números extremamente positivos, e vamos continuar crescendo, vamos ampliar ainda mais a participação do partido no Estado”, pontuou.

Encontro com a imprensa No segundo evento, no mesmo local, Laércio fez uma retrospectiva do seu mandato como deputado federal e falou sobre diversos temas com representantes da imprensa sergipana, entre jornalistas, radialistas e blogueiros. Os profissionais da mídia puderam realizar perguntas e ao final participaram de um almoço de confraternização.

Encontro com a imprensa II O jornalista Kléber Alves da Rádio Cultura e portal Inove Notícias, elogiou a iniciativa o Senador eleito em reunir a imprensa para apresentar um balanço das ações. “Laércio já começa diferente, trazendo a interação entre a imprensa e os filiados do partido. A imprensa critica quando precisa, mas também elogia quando é necessário, como hoje aqui. Enfim, foi uma dia muito proveitoso. Está de parabéns “, afirmou.

Encontro com a imprensa III “Achei muito interessante a iniciativa dele, que sirva de exemplo para outras lideranças políticas porque na medida que ele convida a imprensa e e se abre para falar sobre o que a gente quer perguntar, isso é muito importante, principalmente porque Laércio tem demonstrado, ao longo de sua carreira, que é um democrata, um político que não se recusa a responder pergunta, isso é muito bom”, ressaltou o jornalista Adiberto Souza do portal Destaque Notícias.

Sede própria do CRESS-SE O Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região (CRESS Sergipe), através da Gestão “É Preciso Estar Atento e Forte 2020-2023”, comunica que a sede própria deste Regional já foi comprada e é localizada na Rua Maruim, na região Central de Aracaju. O contrato da compra foi assinado na terça-feira (27) pela presidente do CRESS-SE, Dora Rosa Horlacher, pela representante da corretora, Lorena Macedo, e pelas funcionárias do CRESS-SE, Patricia Noia e Lilian da Silva, como testemunhas. “Essa é a principal conquista da categoria de Serviço Social de Sergipe em 2022, que agora tem uma sede própria para chamar de sua, após anos funcionando em local alugado. Conseguimos essa grande conquista através de um efetivo controle de gastos, do combate à inadimplência, da intensificação da fiscalização e com o apoio do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). É a anuidade dos assistentes sociais de Sergipe sendo bem administrada e valorizada”, ressalta a presidente do CRESS-SE, Dora Rosa. A sede possui rampa de acessibilidade para pessoas com deficiência, auditório, sala de projeção e eventos, banheiros masculinos e femininos, copa, recepção e salas de reunião. A gestão informa que a sede própria entrará em processo de adequação e ajustes na estrutura física em 2023.

Treinamento de Reanimação Cardiopulmonar prepara 267 estudantes Em 2022, dentre outras ações, a Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) iniciou o treinamento de Reanimação Cardiopulmonar nas escolas públicas e particulares de Sergipe. Iniciado em maio, com o treinamento de 120 alunos de Medicina da universidade Federal de Sergipe (UFS) para se tornarem multiplicadores, neste segundo semestre o “Projeto RCP nas escolas” foi levado para seis escolas e treinou 267 estudantes. “Primeiro capacitamos os alunos de Medicina para se tornarem instrutores no treinamento de Reanimação Cardiopulmonar. Depois, eles nos acompanharam para passar as informações para estudantes de ensino médio”, informa o presidente da Saese, Dr. Fabricio Dias Antunes.

Treinamento em 2023 A previsão é que o projeto nos colégios seja retomado a partir de fevereiro de 2023. “Já temos pré-agendadas quatro escolas. A nossa expectativa é levar informações importantes sobre técnicas de reanimação cardiopulmonar para 400 alunos do ensino médio, para que possam estar aptos a prestar o primeiro atendimento às possíveis vítimas de uma parada cardiorrespiratória”.

 Parada cardiorrespiratória Esse primeiro atendimento, conforme ressalta Dr. Fabrício Antunes, é crucial para um melhor desfecho na abordagem de uma reanimação cardiopulmonar. “Uma vítima em parada cardiorrespiratória sem esse cuidado ou tratamento inicial tem menos chance de retornar à circulação espontânea, do que um paciente que recebeu esse primeiro atendimento”, explica, ressaltado que é um treinamento preventivo. “Não estamos querendo treinar nenhum estudante de escola para ser médico, mas para que possa prestar assistência inicial a uma possível vítima de parada cardiorrespiratória”, acrescentou.

 O projeto Uma iniciativa da Saese, com o apoio da Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE), o projeto tem a parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) “o projeto envolve os alunos de Medicina da UFS e a cooperativa está emprestando os manequins para os treinamentos. Sem essa parceria e esse apoio, seria difícil realizar o projeto que já está dando certo”. Idealizador do projeto em Sergipe, Dr. Fabrício Antunes destaca ainda que todos os alunos e instrutores envolvidos foram e serão certificados pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). “Eles se tornarão membros do Projeto Salve uma Vida, que é desenvolvido pela SBA”, finaliza.

INFONET

Em destaque

Rua Duque de Caxias: A “Rua da Agonia” em Jeremoabo

  24/12/2024 Fonte: JV PORTAL / JEREMOABO TV RP:9291/BA A Rua Duque de Caxias, localizada no coração de Jeremoabo, tem sido tristemente apel...

Mais visitadas