sexta-feira, dezembro 30, 2022

PF pede ao STF que Senado libere provas da CPI da Pandemia contra Bolsonaro e aliados

Quinta-Feira, 29/12/2022 - 16h40

Por Redação

Imagem sobre PF pede ao STF que Senado libere provas da CPI da Pandemia contra Bolsonaro e aliados
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / EBC

A Polícia Federal (PF) pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso que providencie, junto ao Senado, o compartilhamento do material probatório levantado pela CPI da Pandemia. De acordo com a CNN, a medida tem como alvos o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e seus aliados.

 

“Com o fito de se passar ao largo de qualquer questionamento sobre cadeia de custódia e validade das provas eventualmente produzidas, entendo, s.m.j., que seria mais adequado do que se obter o material disponibilizado pela PGR e se proceder à laboriosa sistematização da documentação apresentada pela Comissão Parlamentar de Inquérito seja receber cópia integral de todo o acervo digital produzido pela CPI da Pandemia diretamente do Senado, ou, havendo alguma impossibilidade técnica ou outro impedimento, que nos seja dado acesso a todo o acervo digital produzido pela CPI no próprio Senado, de forma que peritos ou analistas designados por este signatário possam realizar as pesquisas e extrações de dados entendidas apropriadas e cabíveis”, diz o documento.

 

Na semana passada, a PF encaminhou um relatório ao STF concluindo que Bolsonaro cometeu crimes durante a pandemia de Covid-19, por espalhar notícias falsas sobre medidas preventivas, além de defenderem a cloroquina e colocarem sob suspeita a eficácia da vacina contra a Covid-19 (veja mais aqui).

 

Além do presidente, estão sendo investigados o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), Carla Zambelli (PL-SP), Bia Kicis (PL-FF), Osmar Terra (MDB-RS), Ricardo Barros (PP-PR) e Carlos Jordy (PL-RJ), além do ex-ministro Onyx Lorenzoni.

Bahia Notícias

Em destaque

Bahia gerou mais de 94,3 mil empregos com carteira assinada em 2025

    Bahia gerou mais de 94,3 mil empregos com carteira assinada em 2025 Todos os cinco grandes grupos de atividades econômicas registraram s...

Mais visitadas