Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, novembro 06, 2007

"Terceiro mandato de Lula virá"

Para Claudio Lembo, ao contrário das afirmações de petistas, hipótese não está descartada

SÃO PAULO - o contrário das afirmações que estão sendo feitas por lideranças petistas, de que um eventual terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é algo que não está sendo cogitado, o ex-governador de São Paulo e presidente do Conselho Superior de Estudos Políticos da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), Claudio Lembo (DEM), diz que a hipótese está sendo considerada.
"Eu escrevi sobre esse tema no dia 12 de junho deste ano, muito antes dessas discussões, dizendo que o terceiro mandato virá. Naquela época, fui tido como louco, como costumo ser usualmente chamado. Porém, os loucos é que falam a verdade, Deus fala pela boca dos loucos", destacou.
Claudio Lembo disse que o terceiro mandato poderá se tornar realidade através de um plebiscito e pelo fato de o governo petista ter maioria no Congresso. "Acho que aqueles que não desejam isso, devem ficar alerta e acho também que a opinião pública poderá se posicionar contra essa possibilidade", argumentou.
O ex-governador acredita que se o terceiro mandato vingar, "será o rompimento de uma tradição republicana". E alfinetou: "Aliás, essa tradição de não reeleição já foi rompida pelo presidente anterior. Fernando Henrique Cardoso (PSDB) se equivocou totalmente quando violou um princípio tradicional da República, que é a não reeleição".
O presidente do Conselho Superior de Estudos Políticos da Fecomercio disse que se sente "triste e constrangido em saber que agora o País pode ir não apenas para a reeleição, mas para um terceiro mandato consecutivo". E destaca: "Isso é mal porque um dos pontos fundamentais da democracia é a alternância no poder e quando isso é violado, a democracia também é violada". Apesar da crítica aos mandatos consecutivos, Lembo diz que o terceiro mandato de Lula pode vir a ser uma realidade.
Maldade
A Fecomercio realizou na manhã de ontem um debate sobre reforma política e um dos temas em discussão foi o eventual terceiro mandato. O deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP), que participou do evento, afirmou que essa discussão não procede e que ela está ocorrendo por conta "de uma maldade da parte de alguns setores da intelectualidade brasileira e também de parte da imprensa que faz injustiça ao governo Lula".
Para o deputado do PT, o tema vem sendo utilizado também como munição da oposição para atacar o governo petista. "Como o Brasil está tendo desenvolvimento econômico, distribuição de renda e geração de emprego, cada hora escolhem um tema para fazer oposição ao Lula e o mote da vez é este".
Além das discussões em torno do eventual terceiro mandato de Lula, o debate na Fecomercio também abordou projetos que estão tramitando no Congresso. Claudio Lembro disse que é fundamental a população ter conhecimento de alguns deles, como o da Consolidação das Leis Trabalhistas.
"Os deputados Vaccarezza e Matteo Chiarelli (DEM-RS) mostraram que o Congresso está cuidando da consolidação da legislação brasileira, como a da CLT, que está praticamente pronta e vai permitir maior segurança no uso da legislação trabalhista tanto pelos empresários quanto pelos trabalhadores", emendou Lembo.
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

TRE-BA Reafirma Vitória de Tista de Deda e Rejeita Tentativas de Deri do Paloma

  PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA BAHIA SECRETARIA JUDICIÁRIA   CERTIDÃO DE JULGAMENTO   EMBARGOS DE DECLARAÇÃO - 0600083-...

Mais visitadas