Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, abril 06, 2025

PL de Bolsonaro diz que usa obstrução além da anistia para ‘empurrar governo Lula ladeira abaixo’

 Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ)06 de abril de 2025 | 10:20

PL de Bolsonaro diz que usa obstrução além da anistia para ‘empurrar governo Lula ladeira abaixo’

brasil

O PL de Jair Bolsonaro iniciou obstrução nas votações na Câmara dos Deputados. No período, entretanto, já teve que recuar diversas vezes, para não ficar mal com o próprio eleitorado, por exemplo com o pessoal do agro. Para completar, não conseguiu levar a plenário o projeto de anistia aos condenados pelos atos golpistas.

Mas, longe de considerar o movimento um fracasso até o momento, a bancada do Partido Liberal avalia internamente que parte da estratégia está dando certo. Isso porque acredita que, ao usar o instrumento regimental para arrastar e tentar impedir votações, dificulta ainda mais a situação do governo Lula.

Após pesquisa Genial/Quaest divulgada na quarta-feira, 2, integrantes da sigla ficaram empolgado para usar a obstrução para além da anistia. O levantamento mostrou que a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a cair e atingiu o pior patamar desde o início da gestão em janeiro de 2023, com desaprovação de 56% dos entrevistados.

Líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), admite o empenho em atrapalhar a pauta do governo. “Vamos empurrar mais o governo Lula ladeira abaixo”, ressalta. Ele observa que o ritmo de votações no plenário e nas comissões temáticas está lento. “É apenas uma matéria por dia”.

Para os governistas, a estratégia do PL não funciona para paralisar o governo, e ainda prejudica o próprio partido de Bolsonaro que fica isolado em meio ao Centrão na Câmara. A sigla não conseguiu assinaturas suficientes para pautar a urgência da anistia, teve que “suspender” seu movimento e votar o PL da Reciprocidade, matéria importante para o agronegócio. Além disso, a ação nas comissões não preocuparia tanto o Planalto porque a maioria das pautas não é de interesse do governo.

“Eles (integrantes do PL) estão errando feio e se isolando. Foi uma semana trágica para o PL. Eles começaram dizendo que votariam a urgência. Não deu certo. Disseram que tinham assinaturas dos líderes do centro. Não tinham. Disseram que iam obstruir a pauta. Foram derrotados”, afirmou o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ).

O líder do PL rebateu e deixou claro que a estratégia para atrapalhar votações em plenário será mantida. “Se o governo não está preocupado com obstrução do maior partido da Câmara , no momento em que o governo precisa aprovar matérias para mudar sua avaliação negativa, eu não sei onde esse governo quer chegar”, finalizou Sóstenes.

Roseann Kennedy/Pepita Ortega/Iander Porcella/Estadão

Em destaque

OS PRIMEIROS CEM DIAS DO GOVERNO TISTA DE DEDA: UM NOVO RUMO PARA JEREMOABO?

, OS PRIMEIROS CEM DIAS DO GOVERNO TISTA DE DEDA: UM NOVO RUMO PARA JEREMOABO? Por José Montalvão Inscrição ABI C-002025 Hoje cedo, após ref...

Mais visitadas