Eletrobras Chesf finaliza etapa de modernização na Usina Paulo Afonso II
Com investimentos na ordem de R$80 milhões, a empresa modernizou duas unidades geradoras da Usina Paulo Afonso II, localizada no interior da Bahia
A Eletrobras Chesf concluiu a modernização das turbinas das unidades geradoras G8 e G9 da Usina Paulo Afonso II, iniciada em 2022. A segunda unidade já foi devolvida à operação comercial, garantindo uma disponibilidade operacional de 76 MW e assegurando maior confiabilidade e eficiência à planta.
A modernização contemplou a substituição dos rotores e componentes das turbinas Francis, além de diversas melhorias nos sistemas auxiliares mecânicos e elétricos. Também foram realizadas revisões nas seis comportas e em seus sistemas hidráulicos de acionamento, garantindo maior segurança operacional.
"A conclusão da modernização das unidades geradoras da Usina Paulo Afonso II reforça o nosso compromisso, traduzido em investimentos, não apenas de ampliar a vida útil da usina, mas também de assegurar a geração e o fornecimento de energia de forma mais segura e estável para milhões de brasileiros. Seguimos avançando na modernização do Complexo do São Francisco, garantindo que nossa matriz hidrelétrica continue sendo um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável do país", destaca o diretor de Operação e Manutenção da Eletrobras Chesf, Tony Ulysses.
A Usina Paulo Afonso II, construída na década de 1960, integra o Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso e conta com seis unidades geradoras, totalizando 443 MW de capacidade instalada. A modernização dessas unidades representa um avanço significativo em eficiência e segurança operacional. O projeto faz parte do maior pacote de investimentos em modernização das usinas do Rio São Francisco, com aportes previstos que ultrapassam R$ 2 bilhões até 2034. |