em 29 nov, 2024 15:25
O trecho da rodovia SE-335, que liga o município de Neópolis à rodovia federal BR-101, será federalizado para a finalização da ponte entre a cidade de Penedo, no estado de Alagoas.
De acordo com o Governo de Sergipe, o Projeto de Lei que oficializa a doação do trecho da rodovia para a gestão federal foi aprovado na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) na sessão desta quinta-feira, 28.
“Essa doação está em consonância com o projeto da ponte que está sendo construída pelo governo federal que ligará os municípios de Neópolis (SE) a Penedo (AL). Ou seja, para a finalização da ponte era necessária a federalização desse trecho da referida rodovia”, explicou a gestão estadual.
Ainda conforme o Governo do Estado, a rodovia, que estava sob jurisdição do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), agora ficará sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão federal.
O trecho a ser doado em solo sergipano é de 40,07km. Com a incorporação da Rodovia SE-335 a malha federal será possível melhorar o fluxo de escoamento da produção agrícola, fortalecer o turismo e a economia local. A partir deste processo, a rodovia SE-335 será vinculada à BR-349, uma rodovia federal diagonal brasileira, que interliga a BR-020, na altura da divisa entre os estados de Goiás e Bahia, indo até, Aracaju. A autoestrada corta os municípios sergipanos de Itaporanga D`Ajuda, Salgado, Riachão do Dantas e Tobias Barreto.
Ponte
As obras da ponte Neópolis/Penedo estão em andamento desde a assinatura da ordem de serviço, realizada no dia 13 de janeiro de 2024. De acordo com o Ministério dos Transportes a previsão que a ponte seja inaugurada em 2026.
A ponte está sendo construída sobre o rio São Francisco, bem como as interseções e segmentos rodoviários complementares, interligando a rodovia SE-335, em Neópolis, à AL-225, em Penedo. A estrutura terá uma extensão estimada em 1,18 quilômetros, 18 metros de largura e um trecho central em balanço sucessivo de 300 metros com vãos laterais de 75 metros e vão central de 150 metros.
Por Carol Mundim e Verlane Estácio
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