em 12 nov, 2024 4:11
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Aparentemente depois da derrota eleitoral em Aracaju e em alguns municípios importantes, o governador Fábio Mitidieri ainda não parou para refletir com bases em conversas com os verdadeiros amigos. Um sinal claro é a possibilidade de criar uma Secretaria Metropolitana não só para contemplar Edvaldo Nogueira, mas também para afrontar a vontade dos aracajuanos que, por maioria, decidiu mandar Edvaldo para casa. O blog ontem, 11, fez uma análise desta situação que foi motivo de diversas mensagens recebidas – inclusive de amigos próximos de Fábio – dizendo que seria um tiro no pé para 2026.
Já Edvaldo e Jackson – este último que após apoiar Rogério em 2022, resolveu voltar para o governo – e, pensando nos próprios umbigos, os dois querem trazer o senador Rogério para o governo numa forma de afastar diversos aliados e se transformarem nos primeiros ministros do atual governo. A engenharia política de Edvaldo e Jackson quer colocar a pauta levantada pelo senador Rogério de fortalecimento da Petrobras em Sergipe para protagonizar a reaproximação dos dois adversários em 2022. O problema é que gente próxima do governador observa tudo esperando até onde vai a ganância dos dois que se intitulam hoje como experts na política sergipana. As derrotas eleitorais de Edvaldo e de Jackson Barreto são atestados que a companhia dos dois que querem levar o novo aliado Rogério, será um novo tiro no pé para 2026.
Prefeitos eleitos criarão comissão para discutir transporte metropolitano da Grande Aracaju Os quatro prefeitos eleitos da região metropolitana se reuniram na tarde de ontem, 11, para discutirem a licitação do transporte coletivo que envolve os municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão. Na reunião, Emília Corrêa, Samuel Carvalho, Airton Martins e Júlio Nascimento enfatizaram a importância de encontrarem uma solução para esse serviço, considerado essencial para os moradores das cidades, mas que se encontra judicializado. O vereador por Aracaju e vice-prefeito eleito, Ricardo Marques, também participou do encontro.
Cancelamento da licitação Samuel Carvalho deixou claro que, ao assumir a gestão, caso o processo não seja revogado, ele irá solicitar judicialmente o cancelamento da licitação, principalmente pelo valor do subsídio destinado ao município e por não atender às demandas por linhas. “Esse valor é impraticável. Destinar R$ 2 milhões e cem mil por mês é equivalente à construção de uma UBS. Além disso, o modelo não resolve as demandas de Socorro, não integra a cidade, não traz linhas para a indústria, para o comércio”, criticou.
Solução mais rápida e com menos prejuízo o cancelamento Para Emília Corrêa, caso a Justiça não permita ajustes necessários no atual processo, que seria uma solução mais rápida e com menos prejuízo à população, a única medida será cancelar a licitação atual para dar início a uma nova, que atenda às reais necessidades dos quatro municípios, mantendo uma tarifa justa com um serviço de qualidade. “Nosso objetivo aqui é analisar todas as medidas possíveis. Iremos assumir as gestões no dia 1º de janeiro com essa grande responsabilidade que é a oferta de um transporte coletivo eficiente. Vamos ouvir e conhecer a realidade de cada município para contemplar todas as necessidades, e o nosso prazo é bem curto”, frisou a prefeita eleita de Aracaju.
Comissão técnica Ficou definida a criação de uma comissão técnica, formada por representantes dos quatro municípios, para discutir o andamento do consórcio e da licitação, com acompanhamento contínuo do processo judicial. Por sugestão do prefeito eleito de São Cristóvão, serão indicados um técnico na área de trânsito e um assessor jurídico. “Não queremos partidarizar absolutamente nada. O que queremos resolver é o problema do transporte de Aracaju e, logicamente, do consórcio, dentro da absoluta legalidade”, completou Emília Corrêa.
Primeiro Emprego no G20 Com o tema “Governança colaborativa e inclusão de jovens no mercado de trabalho: o caso do Programa Primeiro Emprego”, o governador Fábio Mitidieri levará o Programa Primeiro Emprego para o G20. O modelo e resultado do Programa serão apresentados para as lideranças e representantes da sociedade civil de todo o país. Para Fábio, o convite comprova o bom resultado da política de Estado para geração de emprego. “É muito importante e representativo poder levar um programa que faz parte do plano de governo para um debate como o G20, que reúne lideranças e movimentos sociais nacionais e internacionais”, comentou o governador.
PEC 6×1 A deputada federal Delegada Katarina, PSD, assinou, no último sábado, a PEC que prevê o fim da escala “6×1”. Nas redes sociais, a deputada se posicionou, afirmando que entende que o debate deve ser iniciado para que outros modelos possam ser cogitados, a fim de se chegar a uma carga horária de trabalho semanal menor e mais justa. “A proposta à Constituição Federal reflete um movimento global e deve ser discutida com seriedade, já que impacta a vida de milhões de brasileiros”, afirmou a parlamentar
MPC-SE alerta prefeituras sobre prazo para convocação de conferências municipais do Meio Ambiente O procurador-geral Eduardo Côrtes, do Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPC-SE), fez um alerta para as prefeituras sobre o prazo de convocação de conferências municipais do Meio Ambiente, que termina no dia 14. Na sessão do Pleno da quinta-feira, dia 7, o procurador-geral solicitou ao colegiado o envio de um documento para todas as prefeituras e secretarias de Meio Ambiente com o aviso da proximidade do prazo final. De acordo com Côrtes, a conferência municipal é a primeira etapa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, com o tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”.
Discussões Para Côrtes, é de suma importância a participação de Sergipe nas discussões, principalmente as que envolvem as mudanças climáticas, como a preparação, adaptação e mitigação no Estado. O procurador-geral insistiu ainda que o momento é, inclusive, o de levar propostas para Brasília.
Conferência Nacional do Meio Ambiente A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente representa uma oportunidade para a sociedade brasileira debater estratégias de enfrentamento aos impactos das mudanças climáticas. Com o tema “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”, o evento abre espaço para a participação coletiva na construção de soluções para reduzir emissões de gases de efeito estufa e fortalecer a adaptação do Brasil aos efeitos do aquecimento global.
Eixos Estruturada em cinco eixos principais — mitigação, adaptação e resiliência a desastres, justiça climática, transformação ecológica, e governança e educação ambiental —, a conferência visa engajar a população em um diálogo nacional para promover um desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental.
Novo Lar Após passar pelo município de Riachão do Dantas, o Programa Novo Lar, comandado pela secretária estadual da Assistência Social, Érica Mitidieri, chegou ao município de Tobias Barreto. Por lá, mais 46 residências de famílias de baixa renda serão reformadas. O objetivo do programa, segundo Érica, é resgatar a autoestima dessas comunidades. “Este é um programa importante e fundamental para muitas famílias. Além disso, traz qualidade de vida, dignidade e saúde para os contemplados, gerando um impacto positivo na cadeia produtiva da construção civil, gerando emprego e renda”, reforçou a secretária.
Intercâmbio Os adolescentes matriculados na rede estadual e que fazem parte da segunda turma do programa Sergipe no Mundo embarcam nesta sexta-feira, 15, para as cidades de Boston, nos Estados Unidos, e Vancouver, no Canadá, ambos países da América do Norte. O governador Fábio Mitidieri, ao lado do vice e secretário da Educação, Zezinho Sobral, entregou os kits de viagem. “A estrutura é muito grande. Estamos falando de roupas, malas, passagens aéreas, ajuda de custo. Ou seja, é muito mais do que simplesmente um intercâmbio. Você tem todo um arcabouço, como seguro de vida, seguro de saúde, uniforme, tablet. Tudo foi bem preparado para que eles tenham uma experiência realmente única”, disse o governador Fábio Mitidieri.
Hospital Primavera sedia treinamento de Ultrassound Life Support O Hospital Primavera reuniu no início do mês, médicos de diversas especialidades para o curso Ultrasound Life Support – uma chancela internacional do WINFOCUS World, que tem como objetivo capacitar os profissionais para o uso da ultrassonografia point of care, no atendimentos a pacientes críticos, o que permite tornar os diagnósticos à beira leito mais precisos e os procedimentos invasivos ainda mais seguros.
Engajamento dos médicos Realizado pela equipe da YOU&US, através da iniciativa do ortopedista, Dr. Eduardo Góis, o curso contou com a presença dos doutores, José Pazeli e Ana Luísa Vieira, que aproveitaram o momento para agradecer o convite e destacar o engajamento dos médicos. “O treinamento foi um divisor de águas na assistência local e elevará ainda mais a qualidade da medicina prestada no estado”, finalizou Dra. Ana Luísa.
Apoio da SBOT e do NEP Na ocasião, Dr. Eduardo destacou o apoio da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) de Sergipe e do NEP (Núcleo de Educação Permanente). “Ações como estas demonstram o interesse comum de fomentar uma educação continuada de excelência, com objetivo principal de beneficiar os pacientes atendidos no Hospital Primavera”, concluiu.
INFONET