Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, novembro 22, 2007

Oposição usa Renan contra CPMF

Fernando Exman e Karla Correia


BRASÍLIA. Disposta a criar o maior número possível de obstáculos à prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até 2011, a oposição tenta usar a sucessão do presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para atrapalhar a votação do projeto que mantém o imposto. Com a manobra de adiar o julgamento do peemedebista para a primeira semana de dezembro e a perspectiva de Renan renunciar ao cargo para convencer os colegas a absolvê-lo, a eleição do próximo presidente da Casa deve ser realizada em meados do mês, quando o governo espera votar a CPMF.
Com o início do processo sucessório, acredita a oposição, o PMDB e a base aliada podem rachar. Vários peemedebistas querem a vaga. O PMDB teme que o PT tente emplacar em definitivo o presidente interino da Casa, Tião Viana (PT-AC). Já PSDB e DEM não descartam lançar candidato para atrapalhar ainda mais as votações.
- Mais do que cassar o Renan, a oposição quer rejeitar a CPMF. Isso beneficia o Renan, que pode se tornar imprescindível para o governo - comentou o líder do PSB, senador Renato Casagrande (ES).
Líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) prevê que a sucessão de Renan se dará quando a CPMF já terá sido aprovada em primeiro turno pelo plenário. Ciente do risco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu.
- Se alguém imagina que não votando a CPMF vai criar algum problema para o governo, é um engano. As pessoas vão criar problema é para milhões de brasileiros que dependem do Sistema Único de Saúde.
Lula sinalizou que não oferecerá mais nada pela aprovação do tributo.
- Os acordos já foram propostos. Vamos deixar o jogo ser jogado.
Fonte: JB Online

Em destaque

Em 2024, desembargadora ganhou 18 vezes mais que ministro do STF

Publicado em 17 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do César (Arquivo Google) Rayssa Motta Aco...

Mais visitadas