segunda-feira, setembro 29, 2025

Com Lula considerado “imbatível”, a briga é para decidir quem será o vice


Claudio Reis/Getty Images

Na eleição, Lula terá 81 anos e precisará de um bom vice

Carlos Newton

Não mais que de repente, diria Vinicius de Moraes, aflorou um furor uterino nacionalista para contaminar este país e convencer a todos que o mais preparado candidato é mesmo o velho e intrépido Lula da Silva, aquele mesmo, que tem uma tremenda lábia e sabe defender a soberania com ninguém.

Bastou apenas um olhar do velho Lula, de relance, para conseguir uma química toda especial e curvar o mais poderoso governante do mundo, justamente quando Trump tenta fazer os Estados Unidos da América se tornarem grandes de novo.

URROS DE EUFORIA – Vê-se que, diante da filial Brazil, até a matriz USA teve de se curvar, e a imprensa ruge de euforia, êxtase e volúpia. Os jornalistas já vislumbram o Prêmio Nobel da Paz, que Lula sabe que ganhará quando conseguir a paz na Croácia e na Faixa de Gaza, simultaneamente e sem disparar um só tiro de pólvora seca.

Os petistas confiam na falta de memória da Academia da Suécia, que talvez não tenha tomado conhecimento das aventuras do “Barba”, como Lula era chamado nos tempos em que se virava como agente do regime militar, infiltrado entre os sindicalistas e subordinado diretamente ao delegado Romeu Tuma, que toda semana a porta de sua casa para receber e embebedar o então jovem metalúrgico aposentado.

Hoje, não se fala mais no assunto, apesar da grande quantidade de livros escritos a respeito dessas atividades subterrâneas de Lula.

ESQUECIMENTO – Era até previsto que haveria esse esquecimento sobre o currículo do atual presidente. Como dizia o general Golbery do Coutto e Silva, criador do fenômeno Lula, no futuro “a memória coletiva iria durar apenas 15 dias”.

O fato é que Lula se livrou desse passado, após cumprir a tarefa de dividir a classe trabalhadora e evitar que Leonel Brizola chegasse ao poder.

Agora, passados 35 anos, o velho “Barba” se declara um socialista refinado, que pretende governar enquanto tiver condições. Com a chave do cofre nas mãos, que lhe possibilita comprar a mídia e as pesquisas, Lula já se considera mais do que reeleito, nem será preciso contar os votos.

###
P.S. – 
 Nesse clima de vitória antecipada, o cargo mais disputado em 2026 será o de vice na chapa petista. Fernando Haddad, Gleisi Hoffmann e Alexandre Padilha disputam a indicação trocando caneladas. Mas Lula pode preferir o novel socialista Geraldo Alckmin. Como todos sabem, Lula nunca permitiu nem permitirá que surja no PT uma liderança que possa sucedê-lo e conduzir o partido. Ele quer ficar na História como primeiro e único. Mas sempre surgirá alguém que possa identificá-lo simplesmente como o “Barba”. (C.N.)

https://www.estadao.com.br/politica/neumanne/lula-era-agente-duplo-servindo-a-policia-e-as-montadoras-diz-tuma/?srsltid=AfmBOop1WRD_3Mr5W8ZPg6r-SyKXvSVsw7XvhFfWQNdR01G94mbQkd-X


Em destaque

Ministros dizem que Lula se opõe a qualquer acordo para reduzir pena de Bolsonaro

  Ministros dizem que Lula se opõe a qualquer acordo para reduzir pena de Bolsonaro Declaração ocorreu após críticas a Jaques Wagner por aco...

Mais visitadas