sexta-feira, setembro 26, 2025

Viveiros de Castro analisa três problemas mundiais

 

Marina Dias, da Pública aliados@apublica.org 
Cancelar inscrição

08:06 (há 2 horas)
para mim

Nossa diretora executiva, Marina Amaral, que escreve neste espaço toda semana, está de férias. Nas próximas edições, traremos um resumo do que publicamos na semana.

Viveiros de Castro analisa três problemas mundiais

Em uma conversa inédita em seu apartamento no Rio de Janeiro, o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro responde indagações sobre crise climática, PEC da Blindagem, Anistia, COP30, Trump, Big Techs, inteligência artificial (IA), capitalismo e, claro, o fim do mundo. Para ele, existem três problemas hoje que são mundiais, o que inclui o Brasil: “de um lado a catástrofe climática, do outro as novas tecnologias de inteligência artificial, o terceiro, o fascismo. Essas três coisas estão profundamente ligadas. “O futuro vai ser pior que o presente”, alerta.

Transição limpa?

A Petrobras têm usado influencers para criar campanhas que tentam melhorar a imagem junto ao público dos impactos ambientais reais do seu negócio. A prática é conhecida como greenwashing.


Enquanto os vídeos viralizam nas redes sociais, a nova operação de extração pré-sal na Bacia de Santos pode emitir em 2035 mais de 7,6 milhões de toneladas de gases do efeito estufa, o que equivale a 9% da meta de emissões do setor de energia como um todo. O Ibama concedeu a primeira licença ambiental da mega operação, mas, pela primeira vez, o órgão obrigou a petroleira a apresentar um plano com ações específicas contra mudanças climáticas.

Lula na ONU

Ex-premiê britânico Tony Blair, estreita laços com a big tech Oracle e faz lobby por IA visando os dados populacionais do serviço público de saúde do Reino Unido além de interesses no Sul Global.


No Brasil, desde o ano passado, o Tony Blair Institute for Global Change (TBI) também opera no país, trazendo para cá as mesmas preocupações com os dados do serviço público de saúde.


Em apenas um ano de funcionamento, o Instituto se reuniu pelo menos 21 vezes com membros do governo brasileiro e Tony Blair encontrou-se com Lula em duas ocasiões desde que o presidente assumiu – o foco, no Brasil, é ajudar na implementação do Plano Nacional de Inteligência Artificial.

E mais:

Em destaque

Ministros dizem que Lula se opõe a qualquer acordo para reduzir pena de Bolsonaro

  Ministros dizem que Lula se opõe a qualquer acordo para reduzir pena de Bolsonaro Declaração ocorreu após críticas a Jaques Wagner por aco...

Mais visitadas