Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, abril 05, 2025

AGU baixa norma sobre atuação de Janja e futuros cônjuges em viagens internacionais

 Foto: Reprodução/Instagram

A primeira-dama Janja posa para foto com a bandeira do Brasil em frente à Torre Eiffel, em Paris - @janjalula no Instagram04 de abril de 2025 | 21:30

AGU baixa norma sobre atuação de Janja e futuros cônjuges em viagens internacionais

brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) divulgará nesta sexta-feira (4) uma orientação sobre a atuação da primeira-dama Rosângela da Silva, Janja, e de futuros cônjuges do presidente da República em viagens nacionais e internacionais.

A norma deriva de um parecer elaborado a pedido da Casa Civil. A medida passou a ser estudada depois de seguidos questionamentos a gastos de Janja em viagens internacionais sem Lula.

No mês passado, ela por exemplo gastou R$ 18 mil em uma viagem a Paris. Os recursos bancaram diárias de sua assessoria. Ela viajou antes ao Japão, onde passou uma semana sem cumprir qualquer agenda pública.

A orientação normativa reforça a necessidade da prestação de contas de deslocamentos e de uso de recursos públicos relacionados ao cônjuge e equipe. Também recomenda a divulgação da agenda de compromissos públicos em site oficial e as despesas de viagens por meio do Portal da Transparência.

De acordo com a nova orientação, o cônjuge do presidente, em sua atuação de interesse público, apresenta natureza jurídica própria. Ele exerce um papel representativo simbólico de caráter social, cultural, cerimonial, político e diplomático em nome do presidente, segundo a AGU.

O texto determina que a atuação do cônjuge nessas situações deve se pautar pelos princípios da administração pública previstos pela Constituição: legalidade, imparcialidade, moralidade, publicidade e eficiência. A função do cônjuge deve ser voluntária e não remunerada, diz o órgão.

A orientação deve ser seguida por todos os órgãos e unidades jurídicas da AGU.

Mônica Bergamo/Folhapress

Em destaque

STF publica acórdão de decisão que tornou Bolsonaro e sete aliados réus por tentativa de golpe; veja próximos passos

Recebimento da denúncia é uma análise preliminar do caso; julgamento da ação deve ocorrer neste ano Por  Sarah Teófilo  e  Mariana Muniz   —...

Mais visitadas