Por: Jornaleco - Raymundo Mário Sobral (Amazônia Hoje)
Mais uma ribeirinha foi escalpelada.
Essa é uma trágica rotina que há anos fustiga os barcos papachibés e já estigmatizou com marcas indeléveis centenas de mocinhas paraenses.
A cena é de horror: os cabelos ficam embaraçados no eixo da embarcação e o couro cabeludo é brutalmente arrancado provocando uma dor inenarrável e inimaginável.
O motivo para que esse drama se repita é o mesmo de sempre: as embarcações não possuem a devida proteção para os eixos ou, quando possuem, a carenagem, geralmente, é inadequada porque é feita de madeira.
Esse drama dos escalpelamentos parece não ter fim e é muito fácil atinar porque providências enérgicas não são tomadas para que o problema seja solucionado definitivamente. Ocorre que a totalidade das vítimas dos acidentes são jovens ribeirinhas, uma pobre gente despossuída, humilde, ratatuia, a choldra.
Quem vai dar atenção a esse povo sofrido e abandonado? Ninguém. Por isso, vira e mexe, mais um caso de escalpelamento se registra. Aliás, há, sim, um momento em que os pés rapados são lembrados pelos poderosos.
- É quando chega o tempo de eleição...
Xeroca
Governador Lembo, de SP, deveria pagar direitos autorais para o nosso 'Santinho'. Segundo Lembo, o que existe por lá é só uma 'sensação de insegurança'.
Marcola
Boato: o governo de SP teria feito acordo com os líderes do PCC. Fato: o governo de SP não fez acordo, não: pediu penico...
Justiça
Inquestionável: no Brasil, além de completamente cega e pra lá de morosa a Justiça é tão boazinha com a bandidagem.
Boca de abiu
Sem querer perguntar, mas já perguntando: dos 700 presos liberados em Belém no Dia das Mães, o chefe do Sistema Penal já sabe quantos voltaram?
Ufanismo
E continua o Brasil cada vez mais disparado na frente. Agora, além de petróleo, mostra para o mundo inteiro que é também auto-suficiente no quesito violência urbana.
Pirataria
Ninguém segura a pirataria papachibé, que já está volta às paradas de sucesso com toda corda. Eles são piratas, mas olho de vidro quem têm são as otoridades.
Olímpia
Periga de encruar o projeto de salvamento do Olímpia. Observadores das mumunhas regionais estimam que com o cinema pode acontecer o mesmo que aconteceu com o bondinho.
Garotinho
Na traseira de um carro, a mensagem: 'Perca peso agora. Quer saber como?' - Pergunte ao Garotinho, acrescentou um gaiato.
Motos
Motos sem chapas infestam o trânsito belemita. Meio caminho andado e facilitado para acertar um teco em alguém e ficar impune. 'Citibel', cúmplice da bandalheira.
Soledade
Cemitério da Soledade, sobretudo às segundas, recebe um formigueiro de gente. E, até hoje, ainda não nasceu um gênio no tucupi que inventasse a redenção daquela imensa área.
Recorta essa
Agora, resume-se a apenas dois dias a cansativa semana dos deputados estaduais. Pasmem comigo: mesmo assim as incelensas não dão as caras. Comparecem somente pra receber a grana. Que patifaria!
Sapatinho
Gerente que abre agência bancária pra ladrão, cai no conto do sapatinho. Mas pra polícia há certas histórias de sapatinho que não dão o menor pé...
Bucha
Doentes mentais mandados pelos EUA para o Iraque. Ora, se o pré-requisito é ser de miolo-mole, por que até agora não despacharam o WC Bush, hein?
Teste
Segundo terceiros, existe um projeto de lei que objetiva a obrigatoriedade na rede pública do Estado do teste de PSA, aquele da próstata. Isso, sim, é projeto do cacete.
Qual é o pó?
Segundo terceiros, a loló corre tão livre, leve e solta, que o Ver-o-Peso periga mudar de nome. Passa a se chamar Ver-o-Pó.
Tome nota
Consciência, meus e minhas, é tipo assim a vesícula, a gente só se preocupa com ela quando começa a doer.
Saideira
Minha amiga Denise Rodrigues na pele da Felizmunda volta ao local que ela considera sua casa, o teatro Gasômetro, no Parque da Residência. Vai estar lá sábado e domingo com o show 'PUM - Partido Único das Mulheres'.
Vale dizer que a comediante paraense foi convidada para participar de um festival de humor que vai rolar em Portugal só com comediantes brasileiros. Vai acontecer em outubro que aí vem.
Falar em humor, uma abobrinha televisiva: rola um babado forte nos meiotes que Tom Cavalcante tá doido pra voltar para Globo e o pior é que o pessoal da Record já está ciente do lance. Resta saber se a Globo aceita o 'filho pródigo'.
Como sonhar (ainda) não paga imposto, vamos sonhar com os 35 mi da Mega-Sena, macacada. Afinal de contas, sonhar sempre foi a mega-sina do brasileiro. E isso é tudo, pessoal, porque o resto é só entropia da língua. Abs e T+.
Email: redacao@amazoniahoje.com.br
Certificado Lei geral de proteção de dados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Em destaque
Um mundo entre a vida sórdida de Trump e o velho império de Kamala
Publicado em 5 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Trump e Kamala são dois candidatos que deixam a d...
Mais visitadas
-
Pedido de Impeachment de Deri do Paloma: Um Silêncio que Clama por Justiça Na Câmara de Vereadores de Jeremoabo, um processo vital que dev...
-
. O prefeito Deri do Paloma tem criticado a inelegibilidade dos opositores, mas há suspeitas de fraude nas eleições de 2024 em Jeremoabo. A ...
-
Para ir direto no assunto inicie o vídeo e 1:13 minutos O "calvário" do prefeito Deri do Paloma começa a se desenrolar no Tribu...
-
O governo de Deri do Paloma em Jeremoabo tem se destacado por alegações infundadas e acusações direcionadas à ex-prefeita Anabel, especial...
-
A recente decisão judicial que suspendeu o concurso público em Juazeiro, no Sertão do São Francisco, traz à tona uma série de questões que...
-
O texto traz uma denúncia de hostilidade contra a Igreja Católica em Jeremoabo, destacando um episódio específico em que um indivíduo conhec...
-
, O prefeito Deri do Paloma, ao longo de sua gestão, tornou-se um exemplo emblemático de "ficha suja" na política de Jeremoabo. A ...
-
O comportamento do prefeito após a derrota nas eleições revela um profundo desespero e uma atitude de retaliação contra os cidadãos que, e...
-
A situação atual em Jeremoabo, com a coleta de lixo paralisada, expõe um problema sério de gestão pública. A cidade transformou-se em uma &q...
Nenhum comentário:
Postar um comentário