De acordo com o Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), houve uma leve diminuição de 0,36% em relação a setembro
A SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, acaba de divulgar os dados de outubro do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), que mede a atividade econômica dos micro e pequenos negócios brasileiros. Na Bahia, o índice atingiu 125,86 pontos. Diferentemente do observado nos últimos meses, houve uma leve retração de 0,36% em relação a setembro, o que pode indicar uma acomodação do setor após um período de forte crescimento.
"A leve retração que observamos na Bahia em outubro pode ser entendida como uma acomodação natural do mercado após um período de crescimento acelerado. O dado mais relevante, no entanto, é o crescimento linear e positivo demonstrado desde abril. A força e a resiliência notável dos micro e pequenos negócios baianos continuam sendo pilares fundamentais para a economia do estado", analisa Lilian Parola, economista e diretora de Mercado de Capitais e Tesouraria da SumUp para América Latina.
Sobre o ISM
O ISM é calculado a partir de um método econométrico que considera fatores como sazonalidade, diferenças demográficas do país e participação de cada estado no PIB, assim como o volume de vendas processadas pelos produtos da SumUp. O índice avalia o comportamento dos empreendedores atendidos pela empresa, mas a ampla distribuição geográfica destes clientes permite a mensuração da atividade econômica dos micro e pequenos empreendedores do Brasil como um todo.
A divulgação do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) é uma contribuição da fintech para o país, com o intuito de ampliar o acesso às informações sobre a economia brasileira da base da pirâmide.
Sobre a SumUp
A SumUp é uma companhia global de serviços financeiros que oferece um ecossistema de soluções para microempreendedores, como maquininhas de cartão, conta digital pelo SumUp Bank, empréstimos e links de pagamento, entre outros produtos.
Há 13 anos empoderando empreendedores ao redor do mundo, a SumUp atende mais de 4 milhões de micro e pequenos negócios em mais de 36 mercados na Europa, nos Estados Unidos, na Oceania e na América Latina. No Brasil, está presente desde 2013 empregando 950 pessoas, sendo 49% mulheres e 26% LGBTQIAP+, com uma liderança 44% feminina. Realizando pesquisas constantes com seus clientes e com foco em educação financeira, a SumUp acompanha as tendências do mercado e dos micro e pequenos negócios.
Fernanda Souza | PR
JeffreyGroup Latin America Marketing | Corporate Communications | Public Affairs
Av. Mofarrej, 971. Vila Leopoldina - São Paulo
M +55 (11) 96657-6695