quinta-feira, novembro 27, 2025

Em Sergipe, o povo é vítima da terceirização dos serviços públicos

 Adiberto de Souza

em 27 nov, 2025 8:14


A Câmara de Aracaju promoveu, ontem, uma audiência para discutir sobre a terceirização de serviços públicos, particularmente nas áreas da saúde, educação e assistência social. Este debate chega no momento apropriado, pois tanto o governo de Sergipe quanto as prefeituras estão se eximindo de suas responsabilidades ao contratar as chamadas Organizações Sociais (OSs) que, em sua maioria, oferecerem serviços precários à população e atrasam salários dos empregados. Aliás, a terceirização está virando uma praga em Sergipe. O pior é que o estado e os municípios nem sempre fiscalizam a qualidade dos serviços prestados pelas OSs, deixando o contribuinte a ver navios quando recorre à tais entidades. Está correto o vereador aracajuano Iran Barbosa (Psol) ao defender que, em vez entregarem à iniciativa privada atividades importantes, o governo estadual e as prefeituras deveriam promover concursos. Segundo o parlamentar, na medida em que não privilegiam a seleção de novos servidores, garantindo-lhes a estabilidade, o poder público enfraquece o caráter social do Estado, compromete a continuidade das políticas públicas e prejudica diretamente a população, especialmente a mais vulnerável. Só Jesus na causa!

Caraminguás na conta

O governo de Sergipe começa a pagar, hoje, a folha salarial deste mês. Nesta quinta-feira, recebem os aposentados e pensionistas. Já amanhã, será a vez dos servidores das demais secretarias, empresas, autarquias e fundações receberem os seus vencimentos. Os aniversariantes do respectivo mês também botam nos bolsos o valor correspondente à primeira parcela do 13º salário. A segunda parcela do décimo terceiro será creditada nas contas dos aposentados e pensionistas no dia próximo dia 18. Os demais servidores receberão o restante do 13º no dia seguinte. Marminino!

Água pelo ralo

Sergipe desperdiça quase a metade de toda a água tratada pela Companhia de Saneamento (Deso) antes que ela chegue às torneiras. Segundo o Estudo de Perdas de Água 2025, divulgado pelo Instituto Trata Brasil (ITB), 45,74% da água tratada em nosso estado vai pelo ralo. No Nordeste, o estado com menor perda é o Piauí (40,57%), enquanto o campeão de desperdiço é Alagoas: 69,51%. A média nacional de perdas é de 40,14%. Misericórdia!

https://infonet.com.br/blogs/adiberto/em-sergipe-o-povo-e-vitima-da-terceirizacao-dos-servicos-publicos/

Em destaque

4 dos 5 senadores do PSB votaram a favor da redução de penas para Bolsonaro

  4 dos 5 senadores do PSB votaram a favor da redução de penas para Bolsonaro Cid Gomes (CE) afirma ter votado com consciência e critica a p...

Mais visitadas