quinta-feira, outubro 23, 2025

Alese aprova projeto que concede descontos de até 90% em multas do IPVA

 Medida permite parcelamento em até 48 vezes e busca facilitar a regularização fiscal dos contribuintes sergipanos

(Foto: Freepik)

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira, 23, o Projeto de Lei nº 311/2025, de autoria do Poder Executivo, que garante descontos em juros e multas para contribuintes com débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A proposta altera dispositivos da Lei nº 8.593/2019, que institui o Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública Estadual (Recuperar).

Com a nova legislação, os proprietários de veículos poderão quitar débitos de IPVA vencidos até 1º de janeiro de 2024 em até 48 meses. Os descontos chegam a até 90% sobre o valor das multas e 80% sobre os juros de mora, conforme condições que serão definidas pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). A medida busca incentivar a regularização fiscal e, ao mesmo tempo, reforçar a arrecadação do Tesouro Estadual.

O deputado Georgeo Passos apresentou uma emenda modificativa ao projeto, também aprovada por unanimidade. A alteração determina que veículos com três multas gravíssimas registradas nos últimos 12 meses não terão direito ao benefício fiscal.

Segundo o parlamentar, a proposta visa garantir que o incentivo alcance apenas contribuintes responsáveis. “Não é razoável que condutores reincidentes em infrações gravíssimas, que colocam em risco a própria vida e a de terceiros, sejam contemplados com o mesmo tratamento destinado a motoristas responsáveis”, afirmou.

Projeto de Lei de ITCMD aprovado

A Alese também aprovou nesta quinta-feira, 23, o Projeto de Lei 309/2025, que trata do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), e garante a renegociação de débitos desse imposto contraídos até o dia 31 de dezembro de 2024, inscritos ou não em Dívida Ativa. Os valores poderão ser divididos em até 60 vezes, com parcela mínima de R$ 380,30 e descontos de até 90% nos juros e multas.

O projeto também estabelece que, de forma temporária e excepcional, a alíquota aplicada para a cobrança do imposto em casos de transmissões causa mortis, ou seja, de herança, será reduzida a 3%. Já no caso de doações, incidirá a cobrança de 1%. Para ter direito ao benefício, porém, o pagamento do tributo deverá ser feito até 26 de dezembro de 2025. Atualmente, as alíquotas do ITCMD são variáveis e podem chegar a 8%.

Para que os contribuintes possam renegociar as suas dívidas é necessário que depois de aprovados os Projetos de Lei sejam sancionados pelo governador do Estado, Fábio Mitidieri. Após a sanção, serão publicados no Diário Oficial os decretos que regulamentarão as regras dos respectivos Refis, incluindo o prazo limite para a negociação junto à Secretaria de Estado da Fazenda.

 

Com informações da Alese e do Governo de Sergipe

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe

Em destaque

Presidente do BC mandou vários recados ao ministro Toffoli no Supremo

Publicado em 25 de dezembro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Galípolo disse aos jornalistas que tudo está doc...

Mais visitadas