quarta-feira, junho 29, 2022

Ligue o Arthur Lira e seja feliz




Deputado que desconsiderou pedidos de impeachment busca mais poder

Por Alvaro Costa e Silva

A mania começou no futebol. O atacante marcava um gol daqueles que até você faria. Então saía em disparada gritando para si mesmo: "Eu sou foda!".

Depois virou moda no mercado editorial. O português Miguel Esteves Cardoso leva a culpa de ser o pioneiro, ao lançar em 1994 o best-seller "O Amor é Fodido" —aliás, um belo romance. De 2010 a 2020, era impossível entrar numa livraria sem se deparar com os títulos de autoajuda: "Seja Foda", "Ligue o Foda-se e Seja Feliz", "Como Ser uma Pessoa Foda", "Liberdade, Felicidade e Foda-se", "A Sutil Arte de Ligar o Foda-se", "Seja Foda, Seja Inteligente", "Ninguém é Fodido por Acaso", "Coragem e Foda-se o Resto", "Fodeu Geral" e --o meu preferido-- "Como Ser uma Mãe Foda".

Agora o fenômeno chegou às altas rodas do centrão. O jornalista Chico Alves contou que, no horário político dedicado ao PP nas emissoras de televisão em Alagoas, "Arthur Lira é foda". É o que diz o slogan de campanha à reeleição do presidente da Câmara. A propaganda é tosca, não há jingle, apenas um refrão mal cantado, confirmando o lugar-comum segundo o qual a crise no país é também estética.

Com tanto dinheiro que lhe foi destinado em emendas do orçamento secreto —entre 2020 e 2021, R$ 357 milhões para cidades alagoanas—, o candidato poderia ter caprichado mais no audiovisual da bagaça. O vídeo diz que "o homem é forte em Brasília", mas se cala sobre ele ter sentado em cima de todos os pedidos de abertura de impeachment contra Bolsonaro. Omite o único fato que fará com que no futuro Lira seja citado numa pequena nota nos livros de história do Brasil.

O principal fica sem explicação: o deputado é foda por quê ou em quê? E para quem? Só se for para ele mesmo. Trabalhando para derrubar a Lei das Estatais e já articulando sua permanência por mais dois anos no comando da Câmara, Lira não abre mão de ser o dono do dinheiro que jorra secretamente.

Folha de São Paulo

Em destaque

Centrão barra avanço bolsonarista e isola Tarcísio em disputa pela liderança da direita

Publicado em 14 de dezembro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Centrão avalia que Tarcísio precisa se distancia...

Mais visitadas