Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, julho 29, 2021

Acordo de Bolsonaro com Centrão só vale até abril, quando haverá a desincompatibilização

Publicado em 29 de julho de 2021 por Tribuna da Internet

Charge do Kacio (Metrópoles)

Carlos Newton

Ao nomear o senador Ciro Nogueira (PP-PI) para a Casa Civil, o presidente Jair Bolsonaro está jogando seu último trunfo para tentar disputar com chances a reeleição em 2022. Entregar a Casa Civil a um político comprovadamente corrupto, que responde a vários processos e está na malha fina da Receita Federal por sonegação milionária de impostos, sem a menor dúvida, é uma ato desesperado do chefe do governo.

Na sua estreita visão, Bolsonaro julga que está usando Ciro Nogueira, que seria seu velho amigo do PP, mas isso non ecziste, diria o Padre Quevedo. Ocorre exatamente o contrário – o novo chefe da Casa Civil é que está usando Bolsonaro.

PRAZO DE VALIDADE – Sonhar ainda não é proibido, todos sabem, e o sonho de Bolsonaro tem prazo de validade. Acaba em abril, quando Ciro Nogueira será obrigado a largar a Casa Ciivil, se quiser ser candidato ao governo do Piauí, conforme é sua intenção. Reeleito senador em 2018, ele pode disputar o governo de seu Estado sem medo de perder, porque o mandato de senador vai até 2024.

Em busca do tempo perdido, Bolsonaro acha que haverá um milagre. Com a presença de Ciro Nogueira em seu governo, julga que será possível recuperar a popularidade, mas é missão impossível.

Até abril, o espertíssimo chefe da Casa Civil já estará de malas prontas para voltar ao Senado, depois de ter se aproveitado bastante do governo.

PRAGMATISMO – Esse pessoal do Centrão é pragmático e não se alia a perdedores. Por isso, esses partidos fisiológicos, digamos assim, continuam sendo assediados por Lula, mas no momento o petista não detém a caneta mágica e o senhor dos anéis continua sendo Bolsonaro.

Enquanto se processa essa disputa de Lula e Bolsonaro pelo Centrão, a terceira via corre por fora e está ganhando cada vez mais adeptos. As pesquisas CNT/MDA e Ipec indicam que 30,1% dos eleitores não aceitam Lula nem Bolsonaro.

Já o levantamento Exame/Ideia diz que esse total chega a 38%. Nada mal. Se houver união dos partidos, o candidato da terceira via estará no segundo turno, e daí em diante a coisa fica fácil, porque a rejeição de Lula será sempre maior do que a da terceira via, que herdará os votos de Bolsonaro.

Em destaque

Promiscuidade! Ministro da CGU se reunia com os clientes no seu gabinete em Brasília

  Promiscuidade! Ministro da CGU se reunia com os clientes no seu gabinete em Brasília Publicado em 16 de maio de 2024 por Tribuna da Intern...

Mais visitadas