Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, julho 31, 2021

Se Datena disputar, fortalecerá a terceira via, mas será preciso haver a união de todos na reta final

Publicado em 31 de julho de 2021 por Tribuna da Internet

José Luiz Datena Foto: Divulgação

Datena só queria o Senado, mas já quer a Presidência

iG Último Segundo

Filiado recentemente ao PSL , o apresentador José Luiz Datena é um grande reforço para a candidatura de terceira via. Embora ainda não tenha decidido disputar a Presidência, o jornalista já afirmou que desta vez não tem volta e entrará realmente na política.

Em entrevista à revista Veja, disse Datena: ”Eu continuo ancorado com a possibilidade de disputar o Senado ou o Governo de São Paulo”. Mas não afastou a hipótese de tentar a Presidência, caso seja do interesse de seu partido, o PSL.

APOIO À 3ª VIA – O mais importante, porém, é o apoio de Datena a uma candidatura alternativa. “Cada vez mais se concretiza a possibilidade de que exista mesmo uma terceira via para que o brasileiro tenha mais opções. O Brasil precisa pensar em si, não só em duas pessoas. Lula e Bolsonaro já fizeram o que tinham que fazer pelo Brasil”, disse, diplomaticamente, sem comprar briga com os petistas ou bolsonaristas.

Na pesquisa do Instituto Paraná, Datena aparece à frente de Ciro Gomes, mas empatado na margem de erro, ambos com cerca de 7%. No cenário sem Lula e Bolsonaro, o apresentador fica na frente, com 26,5% dos votos, enquanto Ciro teria 21,1%. No cenário principal,  Lula lidera, com 33,7%, em empate técnico com Bolsonaro, 32,7%.

###
FATO CONCRETO – O fato concreto é que, se houver muitos concorrentes, sem se unirem  numa terceira via, o segundo turno será inevitavelmente entre Lula e Bolsonado, embora 38% dos eleitores não pretendam votar em nenhum dos dois, segundo pesquisa Exame/Ideias.

Para o candidato da terceira via passar para a final, será preciso montar uma chapa formada pelo terceiro e o quarto colocados nas pesquisas, com os demais desistindo para apoiá-los, num governo de coalizão previamente esboçado, como ocorreu na época de Itamar Franco.

Portanto, o candidato contra a polarização somente será conhecido no próximo ano, após abril, quando há as desincompatibilizações e alguns pretendentes têm de deixar os cargos. Nesta situação se encontram os governadores João Dória e Eduardo Leite, assim como Datena, que terá de abandonar a TV.
###
P.S. –
 Até lá, teremos um suspense de matar o Hitchcock. Mas vale a pena esperar, porque será uma eleição sensacional, com muitos podres sendo explorados na campanha. (C.N.)

Em destaque

Para rebater críticas, Pimenta diz que não é inimigo do governador Eduardo Leite

Publicado em 15 de maio de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Lula se livrou de Pimenta, que não ficará mais no Pl...

Mais visitadas