sexta-feira, janeiro 23, 2009

Desembargadores do TRT retiram homenagem a d. Hélder Câmara

KAMILA FERNANDESda Agência Folha, em Fortaleza
Desembargadores do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 7ª Região, em Fortaleza, decidiram retirar uma homenagem dada em 2007 a d. Hélder Câmara (1909-1999). Em reunião do pleno, na última terça-feira, quatro dos sete desembargadores presentes aprovaram a substituição do nome do religioso pelo de um antigo desembargador para batizar o prédio que abriga o fórum trabalhista na cidade.
A proposta para a troca do nome partiu do desembargador Antônio Marques Cavalcante Filho, que quer homenagear o pai, Antônio Marques Cavalcante, desembargador morto no ano passado.
O presidente do tribunal, Antônio Parente, e outro desembargador votaram contra. A ex-presidente Dulcina de Holanda Palhano, responsável pela homenagem a d. Hélder na inauguração do novo prédio do fórum, em julho de 2007, se retirou da votação, em protesto. Quando o nome do religioso foi escolhido, havia sido apoiado por unanimidade.
Conhecido por ter comandado a diocese de Recife e Olinda (PE), d. Hélder nasceu em Fortaleza, onde foi ordenado padre em 1931. Ele foi um dos fundadores da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e também teve forte atuação contra o regime militar.
Apesar da decisão, a presidência do TRT ainda não tomou nenhuma providência administrativa para a troca do nome, que hoje estampa a entrada do prédio e figura em documentos emitidos pelo órgão.
Ainda se estuda se uma decisão tomada só por quatro desembargadores pode suplantar uma anterior, decidida por unanimidade.
Mais do que uma homenagem a um ex-desembargador, a decisão é explicada como parte de uma disputa interna de poder entre desembargadores, segundo apurou a Folha.
Enquanto decide-se pela troca de nome de um prédio, outro --mais antigo e também do TRT-- está sem nome. Na mesma reunião, chegou-se a cogitar o nome de Antônio Marques Cavalcante para batizá-lo, mas o filho rejeitou a proposta e quis apenas o prédio novo.
Fonte: Folha Online

Em destaque

Centrão barra avanço bolsonarista e isola Tarcísio em disputa pela liderança da direita

Publicado em 14 de dezembro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Centrão avalia que Tarcísio precisa se distancia...

Mais visitadas