FLICA 2025
Cultura e Educação
Salvador, 28 de agosto de 2025.
Programação Oficial Imprensa e convidados
Entre 23 e 26 de outubro, a Festa Literária Internacional de Cachoeira celebra sua 13ª edição com atrações que valorizam a pluralidade das linguagens artísticas
Cachoeira se prepara para protagonizar, entre 23 e 26 de outubro, a 13ª edição de um dos eventos literários mais efervescentes do país. Com o tema “Ler é Massa!”, a Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) reunirá mais de 60 autores, nacionais e internacionais, além de artistas e leitores, para celebrar a magia da literatura em suas múltiplas expressões. A programação oficial foi divulgada na última terça-feira (26), durante coletiva de imprensa no Quadrilátero dos Barris, na Biblioteca Central do Estado da Bahia, em Salvador.
Em 2025, a FLICA Mais que um festival, é uma plataforma viva que coloca autores locais e convidados de diferentes partes do mundo para conversar sobre questões sociais, culturais e políticas da atualidade, ao mesmo tempo em que impulsiona o mercado editorial, o turismo e a economia criativa, solidária e sustentável.
CACHOEIRA É MASSA - A alma da festa é formada por três espaços principais, a Tenda Paraguaçu, a Fliquinha e a Geração Flica, e também pela programação artística, dividida entre o Palco dos Ritmos e o Palco Raízes. A curadoria da FLICA é composta por Wesley Correia, Emília Nuñez, Deco Lipe e Linnoy Nonato. A realização tem a assinatura da SCHOMMER PRODUÇÕES e a coordenação geral é feita por Verônica Nonato. Todos os espaços apresentam indicação etária livre e contam com acessibilidade, tradução em libras e audiodescrição.
TENDA PARAGUAÇU - Nesta edição, o espaço se consolida como um território de pensamento crítico, explorando a literatura para além dos textos, enquanto instrumento de resistência, reflexão identitária e diálogo intercultural.
Convidados, dentre eles Russo Passapusso, cantor, compositor, ativista social e cultural, que utiliza da sua música como instrumento de protesto e conscientização; Rita Batista, apresentadora da TV Globo, jornalista e comunicadora baiana; Bárbara Carine, autora do best-seller “Como ser um educador antirracista”, vencedor do Prêmio Jabuti 2024; Gregório Duvivier, ator, humorista, escritor e roteirista, co-fundador do canal Porta dos Fundos; Atef Abu Saif, escritor e agente cultural palestino, Ministro da Cultura da Autoridade Nacional Palestina em 2019; e Lirinha, artista pernambucano que transita entre a música, a literatura e as artes cênicas, fundador do grupo musical Cordel do Fogo Encantado.
FLIQUINHA - Com uma programação plural e lúdica, que reúne teatro, música, poesia, contação de histórias e encontros com autores de diferentes gerações, inclusive crianças escritoras, o espaço frisa a diversidade de vozes e linguagens. Além disso, valoriza as expressões vivas da cultura baiana e traz temas como infância livre, autoestima, ancestralidade e preservação ambiental, estimulando o senso de pertencimento e coletividade.
A Fliquinha recebe nomes como Roseana Murray, poetisa e autora carioca de contos infantojuvenis, que comoveu todo o país com sua história de superação em 2024; Vanderson Nascimento, jornalista, apresentador da TV Bahia, querido pelas famílias e crianças baianas; Tino Freitas, especialista em literatura infantil, que promete divertir a plateia com o espetáculo musical literário “Quem quer brincar comigo?”; Ana Fátima e Maurício Akin, mãe e filho escritores; o espetáculo “Saudades, João”, escrito por Ruan Passos, dramaturgo de São Félix, em homenagem à cultura popular nordestina; e a mestra griô Vovó Cici de Oxalá, contadora de histórias afro-brasileiras.
GERAÇÃO FLICA - Dedicada ao público jovem, a programação da Geração Flica tem tudo para ser um prato cheio para todos os gostos, combinando mesas literárias que exploram desde literatura cor-de-rosa, romances adolescentes e histórias que tocam o coração até pautas como identidade, gênero, sexualidade, comunidade LGBTQIAPN+, afrofuturismo, racismo, medo, empoderamento e mundo digital.
Escritora mineira Paula Pimenta, fenômeno da literatura juvenil brasileira, amada por seus romances que tratam de conflitos típicos da adolescência; NegaFyah, multiartista soteropolitana, com forte atuação no cenário do slam; Ezequiel Vitor Tuxá, artista, psicólogo, escritor e pesquisador indígena, nascido na Aldeia Tuxá Kiniopará, em Ibotirama-BA; Mariana Paiva, autora baiana com seis livros publicados, jornalista, professora e doutora em Teoria e História Literária; Afrofuturas, dupla formada pelas irmãs Pétala e Isa Souza, crescidas na periferia de Guarulhos e criadoras de conteúdo literário há mais de 10 anos; Glória Maciel, ou Goka, atriz e criadora de conteúdo digital, que ganhou visibilidade com vídeos que mesclam poesia e análise sobre relacionamentos.
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA - O repertório reúne artistas que personificam essa herança e imprimem à festa uma identidade sonora capaz de dialogar com a riqueza cultural da Bahia e ampliar o alcance das narrativas celebradas no evento.
No Palco dos Ritmos - Banda Adão Negro, com participação de Sine Calmon, cantor de reggae, rock e blues, natural de Cachoeira, a banda Autorais, formada por Tonho Matéria, Tênison Del Rey e Jorge Zárath, o Coral Afro da Bahia, com participação do cantor cachoeirano Matheus Aleluia Filho, e o cantor Lazzo, voz marcante da música baiana, com participação de Márcia Short, grande destaque da Axé Music. Enquanto isso, sobem ao Palco Raízes atrações como Maira Lins, JP Castelhano, a banda Reina & Alvenaria FC e Amarildo Fire, ex-participante do The Voice Brasil, que vai promover o Flicaokê, um karaokê aberto ao público.
EMBAIXADORES - Leozito Rocha, humorista com destaque nas redes sociais e nos palcos; Nanda Costa e Lan Lanh, casal de mães artistas, criadoras do projeto infantil Uki Kerê Ké.
Homenagem como embaixadora Vanessa Dantas, atual Secretária de Educação de São Francisco do Conde, que teve contribuição significativa à consolidação do evento nas últimas edições.
A 13ª edição da FLICA tem patrocínio do Governo do Estado, através do FazCultura, Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) e Secretaria da Fazenda (Sefaz), Caixa e Governo Federal. É contemplada pelo Projeto Bahia Literária, iniciativa da Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada da SecultBA, e da Secretaria Estadual de Educação (SEC). Conta com o apoio da EMBASA e ACELEN. A realização é da SCHOMMER, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cachoeira e LDM (livraria oficial do evento).
Divulgação: Fábio Costa Pinto Mtb 33.166/RJ

