ABI alerta sobre obstrução ao trabalho da imprensa na CPMI do INSS
27/08/2025
A Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos da ABI manifesta profunda preocupação com a obstrução ao trabalho profissional dos comunicadores (jornalistas, fotojornalistas, cinegrafistas e outros profissionais) na cobertura das atividades da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A entidade repudia a conduta do senador Carlos Viana (Podemos-MG), que preside a Comissão, por ameaçar a imprensa como já no início dos trabalhos em 26 de agosto, na Câmara dos Deputados. É grave precedente de cerceamento de diversas coberturas no Congresso Nacional.
Consideramos grave e inaceitável que um parlamentar – e, ainda mais grave, um jornalista de formação e investido no cargo de presidente da Comissão – busque restringir o livre exercício profissional e a circulação de informações de interesse público, atentando contra o Estado Democrático de Direito.
A ABI se solidariza com os profissionais de imprensa que atuam junto à CPMI e no Parlamento como um todo, e seguirá vigilante quanto às ameaças às liberdades de imprensa e de expressão – venham de onde vierem.
COMISSÃO DE DEFESA DA LIBERDADE DE IMPRENSA E DOS DIREITOS HUMANOS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA – ABI
Rio de Jsneiro, 27 de agosto de 2025