Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, janeiro 01, 2023

Deputado aciona TCU sobre gastos com a viagem turística de Bolsonaro aos EUA


Um tour pela suíte de Jair Bolsonaro no avião presidencial

Bolsonaro usa o avião presidencial como se lhe pertencesse

Rayssa Motta e Fausto Macedo
Estadão

O deputado federal Elias Vaz (PSB) pediu neste sábado, dia 31, que o Tribunal de Contas da União (TCU) mande investigar essa viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) aos Estados Unidos, às vésperas de deixar o governo.

Bolsonaro embarcou nesta sexta-feira, dia 30, para Orlando, na Flórida, e não vai passar simbolicamente a faixa para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cerimônia de posse em Brasília.

DESVIO DE FINALIDADE – O pedido é para investigar se houve desvio de finalidade no uso de dinheiro público para custear a viagem. Bolsonaro viajou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e de auxiliares do governo.

O parlamentar afirma que a viagem tem “motivação particular” e que não há interesse público para justificar os gastos.

“Não há justificativa jurídica capaz de sustentar a legalidade de uma viagem altamente dispendiosa nas últimas horas do mandato”, diz um trecho da representação.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Elias Vaz é um dos deputados mais atuantes da Câmara. Tem toda razão em fazer o questionamento. Se fosse na Alemanha, Bolsonaro estaria desmoralizado para sempre. Lá o governante não tem direito de levar cônjuge em avião da Força Aérea, a não ser que pague o custo da viagem, que sai tremendamente mais caro do que uma passagem em voo comercial. Justamente por isso, o marido da ex-chanceler Angela Merkel jamais viajou com ela. Aqui no Brasil é o contrário, Bolsonaro usava o Airbus presidencial como se lhe pertencesse, viajando para lá e para cá, sem ter compromisso oficial a cumprir. Assim, vê-se a diferença abissal que existe entre a Alemanha e o Brasil, um pobre país metido a rico, com governantes da pior qualidade, tipo Bolsonaro ou Lula, que criou um elevado cargo público para a amante e a levava como passageira clandestina para cima e para baixo, como se o Aerolula fosse um dos jatinhos particulares de seus amigos Seripieri Júnior ou Mares Guias. E ainda querem que este país vá para a frente… (C.N.)

Em destaque

Por que temos de ajustar as contas? Ora, para evitar um novo Bolsonaro

Publicado em 26 de dezembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Bolsonaro é antidemocrático e defende até a tort...

Mais visitadas