Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, novembro 27, 2022

Como superministro de seu governo, Lula trava articulações e sinais sobre economia


Está claro o papel dos EUA na Lava Jato", diz Lula a CartaCapital -  CartaCapital

Lula concentrar todos os poderes, como se fosse um Rei Sol… 

Bruno Boghossian
Folha

No mesmo dia, dois petistas que frequentam o círculo de conselheiros de Lula admitiram que a equipe de transição está com problemas. O senador Jaques Wagner disse que a falta de um ministro da Fazenda atrapalha a proposta para alargar o Orçamento de 2023. A presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, não gostou do comentário e afirmou que a principal falha é a articulação política.

No fundo, os dois auxiliares do presidente eleito têm razão. A mais de um mês da posse, Lula não tem nenhuma obrigação de revelar seus ministros. A ausência de nomes para comandar as principais áreas do governo, no entanto, passou a travar alguns pontos do trabalho da equipe de transição.

CONCENTRANDO O PODER – Uma das explicações dos petistas é que Lula não centraliza apenas a escolha da futura equipe de governo. Ele também é o único que tem autoridade para negociar e emitir sinais sobre os principais temas de economia e política. Na prática, é um superministro que concentra poder nessas e em outras áreas.

É por isso que Fernando Haddad, cotado para o Ministério da Fazenda, foi a uma conferência de banqueiros na última sexta-feira (25) com o alerta de que falava em nome de Lula.

O próprio presidente eleito já deixou claro que a equipe econômica se encarregará de executar a visão dele para a área.

IMPACTO DIRETO – Esse fator tem impacto direto sobre as negociações da PEC que vai abrir espaço para o pagamento do Bolsa Família. Sem um ministro da Fazenda poderoso, as mensagens sobre o enquadramento da proposta e o tamanho dos gastos para os próximos anos dependem só de Lula.

A articulação no Congresso também aguarda uma participação direta do presidente eleito. Dirigentes dos grandes partidos dizem que Lula não delegou força suficiente a nenhum integrante da equipe de transição para fazer as negociações políticas necessárias para aprovar a PEC, formar uma base aliada, definir o futuro das emendas de relator ou discutir a eleição para a presidência da Câmara.


Em destaque

Rua Duque de Caxias: A “Rua da Agonia” em Jeremoabo

  24/12/2024 Fonte: JV PORTAL / JEREMOABO TV RP:9291/BA A Rua Duque de Caxias, localizada no coração de Jeremoabo, tem sido tristemente apel...

Mais visitadas