Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, fevereiro 25, 2021

Acredite se quiser! Alcolumbre presidirá a Comissão de Constituição e Justiça do Senado


Davi Alcolumbre deixou a Presidência da Casa no início do mês

Jorge Vasconcellos
Correio Braziliense

O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito, ontem, por aclamação, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), encarregada de analisar a constitucionalidade das propostas legislativas e considerada a mais relevante do Senado. Ele deixou a Presidência da Casa no início do mês, após conseguir, em coordenação com o Planalto, eleger Rodrigo Pacheco (DEM-MG) seu sucessor no posto.

Na Câmara, porém, a mudança no comando da CCJ está envolta em incertezas, já não sendo dado como certo o nome da deputada Bia Kicis (PSL-DF), indicada pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). A sucessão no colegiado está marcada para 4 de março

ARTICULAÇÕES – O Correio apurou que o PSL aprofundou as conversas que devem resultar no lançamento de um candidato avulso do partido para disputar a CCJ com Bia Kicis. O mais cotado é o deputado Delegado Marcelo Freitas (MG). Procurado, o deputado Bibo Nunes (PSL-RS) confirmou a informação e acrescentou que a parlamentar não tem o respaldo da totalidade da legenda. “A Bia não é consenso dentro do PSL. Entre os 53 deputados do partido, é evidente que ela não é consenso”, afirmou.

A indicação da representante do Distrito Federal para assumir a CCJ foi feita por Lira depois que ele recebeu o apoio da ala bolsonarista do PSL à sua campanha pelo comando da Câmara. A possibilidade de a deputada presidir o colegiado foi repudiada por deputados de vários partidos e por representantes do meio jurídico.

Eles consideram que ela não tem o perfil ideal para a função.Além de ter divulgado um vídeo com ofensas a Celso de Mello, então decano do Supremo Tribunal Federal (STF), hoje aposentado, Kicis é alvo de dois inquéritos na Corte. Um deles investiga ameaças a ministros do tribunal, e outro, o financiamento e a organização de manifestações favoráveis a uma intervenção militar e ao fechamento do Congresso e do STF.

INFLUÊNCIA –  No Senado, a situação é mais tranquila. A eleição de Alcolumbre para comandar a CCJ é uma demonstração da influência que ele manteve depois de Pacheco assumir a presidência da Casa. Também representa a chegada de mais um aliado do presidente Jair Bolsonaro a uma posição estratégica para os interesses do governo.

Já Antonio Anastasia (PSD-MG) foi eleito vice-presidente da CCJ. Ele era vice de Alcolumbre quando o político do DEM presidia a Casa. Pelas redes sociais, os dois anunciaram a vitória. “Fui eleito, por aclamação, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado para o período 2021-2023. O vice será o caríssimo senador Anastasia. Trabalharemos com afinco para garantir a aprovação de todas as propostas das quais o Brasil precisa para crescer”, anunciou Alcolumbre.

Anastasia, por sua vez, disse que quer “colaborar na forma como puder para o bom andamento dos trabalhos para garantir a discussão e a aprovação das propostas que o Brasil precisa para se desenvolver”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Num país sério, uma notícia desse tipo facilmente seria considerada Piada do Ano, porque Alcolumbre é uma pessoa limitada, sem os conhecimentos necessários ao desempenho da função. Sinceramente, é decepcionante. (C.N.)

Em destaque

Para rebater críticas, Pimenta diz que não é inimigo do governador Eduardo Leite

Publicado em 15 de maio de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Lula se livrou de Pimenta, que não ficará mais no Pl...

Mais visitadas