Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, dezembro 17, 2024

Mesa Diretora da Assembleia rejeita entrega de título de cidadão baiano a Eduardo Bolsonaro

 Foto: Mário Agra/Agência Câmara/Arquivo

Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP)17 de dezembro de 2024 | 13:38

Mesa Diretora da Assembleia rejeita entrega de título de cidadão baiano a Eduardo Bolsonaro

exclusivas

A Assembleia Legislativa deve encerrar extraoficialmente nesta terça-feira (17) os trabalhos de 2024 e votar, além de projetos enviados pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), a exemplo do orçamento do governo do Estado para o ano que vem, propostas de autoria dos parlamentares, sobretudo a entrega de honrarias. Mas ao menos uma homenagem foi vetada e nem será submetida a plenário: a entrega do título de cidadão baiano ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), um dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O projeto de resolução concedendo a honraria foi apresentado em junho deste ano pelo deputado Diego Castro (PL), o mesmo que foi criticado publicamente, em outubro, pelo mesmo Eduardo Bolsonaro porque estaria patrocinando uma rádio conservadora de Salvador para atacar o ex-presidente da República.

Na semana passada, a Mesa Diretora da Assembleia, que analisa as propostas de honraria antes que elas cheguem ao plenário, fazendo uma espécie de “pente fino”, rejeitou a homenagem ao filho número um do de Jair Bolsonaro, bem como a entrega de títulos de cidadania e comendas Dois de Julho a militares.

Questionado pelo site, Diego afirmou que a Mesa Diretora apenas decidiu “adiar” a votação do projeto, ressaltando que tentará aprovar o texto novamente em 2025. O deputado também é autor de um projeto de resolução que confere a Jair Bolsonaro a Comenda Dois de Julho, maior honraria da Assembleia – o texto está parado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Essa mesma honraria foi entregue este ano à ex-primeira-dama Michele Bolsonaro (PL), por iniciativa do deputado estadual Leandro de Jesus (PL).

A decisão de submeter as propostas de honraria à Mesa Diretora antes de enviá-las à CCJ ou ao plenário foi do presidente da Assembleia, Adolfo Menezes (PSD), como forma de tentar “moralizar” esse tipo de iniciativa.

Política Livre

Em destaque

Quais são as propostas em tramitação na Câmara e no Senado que realmente interessam aos brasileiros?

  Foto: Leonardo Sá/Agência Senado/Arquivo Congresso Nacional 24 de dezembro de 2024 | 11:20 Quais são as propostas em tramitação na Câmara ...

Mais visitadas