É NATAL!!!
É difícil estabelecer a origem exata do Natal devido à falta de fontes documentais precisas. Enquanto festa cristã, entende-se que a festa surgiu em algum momento entre o século II d.C. e IV d.C. Não se sabia exatamente a data do nascimento de Cristo. A teoria mais aceita é a de que o Natal, enquanto comemoração cristã, teve origem em festas pagãs da Roma antiga, em meados de dezembro.
As celebrações romanas tinham relação direta com o solstício de inverno (no caso do hemisfério norte), um fenômeno astronômico caracterizado por ter a noite mais longa do ano e por iniciar o inverno. Nesse período, costumava-se realizar grandes festas para a garantia da fertilidade e para celebrar o “renascimento” do sol, uma vez que o solstício de inverno é o dia de sol mais curto do ano. Com o tempo, o culto ao sol passou a ser associado ao nascimento de Jesus de Nazaré – ou seja, a luz do mundo.
Em terras brasileiras, o sincretismo religioso associa Jesus Cristo a Oxalá. Na Umbanda, por exemplo, há imagens de Jesus e de Nossa Senhora nos congás, e também aparece o nome de Jesus em vários pontos cantados. Na cultura iorubá, Oxalá é uma das mais antigas das divindades, Orixá responsável pela vida e pela criação dos seres humanos. O poder de Oxalá está simbolizado em suas vestes brancas que representam seu alto nível de ética e moralidade.
Luis Celso Dirceu Lula