Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, novembro 24, 2023

PT/SE: Márcio encarna republicanismo Déda e realça arrogância Rogério

 em 24 nov, 2023 3:40

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
    “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“A primeira aliança e o primeiro compromisso do meu Governo é com o povo. Se não houver compromisso prioritário com a população, nenhuma política será justa.” Marcelo Déda, escrevendo o que ele exercitou na prática diária como gestor.

Em 11 de março, deste ano, este pequeno espaço publicou um texto em homenagem a Marcelo Déda que, se vivo, faria 63 anos naquele dia. Foi um texto opinativo não de um jornalista, mas de um aluno e admirador do maior estadista que Sergipe já teve. Déda não apenas discursava defendendo a República e a liberdade do contraditório, ele, na prática, era um republicano deixando um legado sem precedentes para todos.

Republicanismo, hoje, que não impera na direção estadual do PT, na qual os canhões de alguns setores estão realçando o narcisismo de Rogério Carvalho, tentando imputar ao senador uma liderança que não existe na prática dentro do Partido dos Trabalhadores.

O que se sabe nos bastidores é que a base do PT, em todo o estado, está em mar revolto. Uma rebelião silenciosa está sendo construída tijolo a tijolo, contra as perseguições e intimidações às lideranças que não aceitam as orientações de parte da direção estadual, que têm o intuito meramente eleitoreiro e não o fortalecimento do PT e a história do partido. Essa rebelião silenciosa vai estourar na Direção Nacional, com certeza.

Canhões voltados para Márcio Macêdo. “Para mim, não existe nada acima de mim…” máxima de Rogério

O bombardeiro realçado pelos canhões dos “rogeristas” contra Márcio Macêdo e Eliane Aquino é fruto de mais uma contradição irredutível do senador petista. Vai de encontro ao que pregava Déda e o que prega Lula ao determinar que Márcio e Eliane promovam ações para ajudar no desenvolvimento de Sergipe e, consequentemente, uma parceria de gestão com o governo Fábio Mitidieri.

Rogério Carvalho perde a oportunidade de tirar o “ranço” encrustado na população de que ele é autoritário e arrogante, deixando de lado o altruísmo necessário para pensar no coletivo ao invés dos interesses próprios para 2026. Esse ciúme doentio do relacionamento republicano de Lula/Márcio/Eliane e Fábio Mitidieri fez com que Rogério lançasse, por pirraça, como pré-candidata a prefeita de Aracaju, a esposa, Candisse Matos, que, com todo respeito, é neófita quando o assunto é o PT, suas bases e tudo mais. Essa decisão mostra que Rogério é adepto da máxima: Para mim, não existe nada acima de mim…”

Enquanto isso, Márcio Macêdo continua trabalhando e mostrando, na prática, que encarnou o republicanismo de Déda ajudando a trazer recursos e parcerias para Sergipe através do governo estadual. Isso não impede que Márcio perca suas convicções, como, por exemplo, quando já deixou claro, na imprensa, que é contra qualquer tentativa de venda da estatal Deso.

Reflexões para Rogério, Márcio e Eliane

Por fim, o blog deixa reflexões para Rogério, Márcio e Eliane, já que conselhos não se dão para marmanjos:

– O senador Rogério precisa parar de negar a realidade atual e aceitar que Márcio e Eliane encarnam hoje tudo que Lula prega e quer para Sergipe. Médico e cidadão inteligente, Rogério precisa deixar de lado as “fofoquisses” em todos os sentidos e retornar a leitura dos clássicos como a luta dos contrários, tão defendida por Lenin, e entender que no PT de Sergipe é preciso respeitar a todos e não tentar colocar de goela abaixo seus ressentimentos e interesses eleitorais.

– Já para Márcio Macêdo e Eliane Aquino, o blog reforça a necessidade de parcerias na área da gestão de todos os tipos, lembrando uma frase do professor Marcelo Déda: “Sergipe é e será sempre uma obra coletiva de seu povo.” O que vocês dois estão fazendo é colocar na prática o que Déda sempre defendeu. Alías, é dele também esssa pérola que está mais viva do que nunca para o PT em Sergipe:

“Fogo Amigo – Ouvir. Analisar. Às vezes, sofrer. Quase sempre calar.”

 

Em nota, Detran-SE, esclarece portaria sobre preços estabelecidos para auto-escolas

O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) informa que, de acordo com a Portaria nº 446/2023, foram estabelecidos valores máximos e mínimos para a cobrança dos serviços prestados pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados, referentes às aulas práticas e cursos teóricos de direção veicular. Tal medida visa normatizar a prestação dos serviços, assegurando a qualidade no atendimento aos cidadãos pelos centros de formação, sem que haja entre eles uma disputa comercial desproporcional.

O credenciado que estiver praticando valores fora dos limites máximos e mínimos estabelecidos na portaria incorre em infração ao Código de Defesa do Consumidor, estando sujeito a penalidades, como advertência, suspensão e descredenciamento. O usuário que identificar a prática de abuso na cobrança das referidas taxas pelos Centros de Formação de Condutores deve acionar os órgãos de defesa do consumidor.

O Detran/SE, como órgão normatizador, atua para coibir qualquer prática que esteja em desconformidade com a qualidade nos serviços prestados pelos Centros de Formação de Condutores.

Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE)

E a portaria para as clínicas credenciadas receberem todo tipo de pagamento? E qual o motivo para o Detran-SE não seguir quase todo os estados do país e determinar que as clínicas credenciadas para os exames obrigatórios recebam todo tipo de pagamento e não apenas dinheiro em espécie? E qual a autoridade terá coragem de mexer nesta caixa preta?

 

 

Hoje, 24, 5ª edição do Encontro de Escritores Monte-alegrenses & Convidados

Hoje, 24, a partir das 18h30, em comemoração à Emancipação Politica de Monte Alegre de Sergipe, haverá a 5ª edição do Encontro de Escritores Monte-alegrenses & Convidados organizado pela sociedade civil com o apoio da Prefeitura Municipal. Na ocasião será lançada uma Antologia construída pelas mãos de mais 150 escritores (as) entre estudantes e veteranos. O evento acontecerá na quadra de esporte do Centro de Excelência 28 de Janeiro. A organização convida a população e demais amantes do universo da leitura e escrita a participarem deste momento importante para o município.

 

 

Desespero: Lagartense confronta prefeita após não conseguir vaga no cemitério para sepultar sua mãe Deu no site “O Bolo é Grande”“A triste situação dos moradores do município de Lagarto, que não conseguem vaga no cemitério do povoado Jenipapo, traz uma história de dor e desalento para uma lagartense que perdeu sua mãe. Segundo informações de testemunhas, após o falecimento da mãe e não conseguir sepultá-la devido à falta de vagas, ela foi até a prefeita Hilda Ribeiro, que estava no Jenipapo, para questionar a situação. “Prefeita, eu vou sepultar minha mãe aonde? Se fosse sua mãe, o que você faria?”, teria dito. Perplexa e constrangida, Hilda ficou sem reação.”

“Quem trouxe ela aqui?” E continua a matéria: “Ainda, de acordo com relatos, o secretário municipal de Planejamento, Igor Batata, que acompanhava a gestora, ficou nervoso e questionou a presença da mulher: “Quem trouxe ela aqui?”. Após o momento de desespero, testemunhas afirmam que uma vaga foi disponibilizada no cemitério, a fim de realizar o sepultamento. Entretanto, só foi possível depois da insistência e argumentação indignada da filha.”

Vários problemas E conclui o site: “O caso é grave e traz à tona um dos vários problemas em Lagarto, que é a falta de medidas da administração para construir um novo cemitério no município, levando parentes a terem que realizar o sepultamento de seus entes em outras cidades. Agora, imagine: além da dor da perda, não ter lugar para enterrar uma pessoa querida por causa da negligência e falta de empatia social do poder público. Pois é, isso acontece diariamente na antiga capital do interior.”

 

‘Sergipe é aqui’ em Poço Verde A população do município de Poço Verde foi beneficiada ontem, 23, com mais de 170 serviços disponibilizados pelo Governo Itinerante ‘Sergipe é aqui’. Na oportunidade, o governador Fábio Mitidieri inaugurou 11 km da rodovia SE-361, que vai do trecho entre o povoado Triunfo, em Simão Dias, e o conjunto Silvino Augusto, em Poço Verde. Na ocasião também foi assinado o termo de cessão de uso do Ginásio de Esporte Porfírio Vieira da Silva, de propriedade do Estado, para a Prefeitura de Poço Verde, além da quadra de esportes do Povoado Tabuleirinho. Além disso, foi autorizada a pavimentação asfáltica de diversas vias do município, bem como a pavimentação granítica.

 Obras de expansão  A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) informou que a obra de expansão da rede de distribuição do município de Nossa Senhora do Socorro deve ser finalizada em janeiro de 2024. O serviço tem a finalidade de beneficiar os loteamentos Guajará, Vila Ney e Rosa de Maio. O diretor de Manutenção e Operação da Deso, Carlos Anderson Pedreira, disse que a intenção da empresa é regularizar a situação dos moradores da localidade, pelo fato de o número de ligações clandestinas ter chegado a quase 80%.

Mineiros conhecem atrativos turísticos de Aracaju Na noite da última quarta-feira, 22, dezenas de agentes de viagem de Belo Horizonte (MG) conheceram todo o potencial turístico de Aracaju e de Sergipe. Essa foi mais uma edição do roadshow “Viva Aracaju”, uma ação realizada através da parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE) e a Prefeitura de Aracaju.

Opção viável Para os agentes, esse foi um momento rico em conhecimentos sobre o destino, que passa a ser uma opção viável para os clientes que desejam curtir as férias de final de ano e o verão. “Aracaju é um destino maravilhoso, ainda pouco conhecido pelos mineiros, com lindas praias, passeios maravilhosos, uma gastronomia deliciosa e com uma hotelaria excelente, sem falar no custo-benefício que é muito bom”, destacou Elisabete Assunção, da Bênix Tur.

Sol o ano inteiro Quem também elogiou toda a formatação do encontro foi Luciano Borges, da Flugi Viagens. Ele disse que sempre indica Aracaju para os seus clientes no verão, uma vez que é uma cidade com sol o ano inteiro. “Para quem quer conhecer o Nordeste, é um destino super ideal. E com essas informações que recebemos aqui, fica mais fácil oferecer essa viagem aos nossos clientes”, afirmou.

1.500 agentes capacitados Essa é a segunda vez, este ano, que o Projeto visita a capital mineira em um movimento para fortalecer e divulgar os voos entre Belo Horizonte e Aracaju anunciados recentemente. Ainda sobre o Projeto, segundo o presidente da ABIH-SE, Antônio Carlos Franco, cerca de 1.500 agentes de viagem já foram capacitados esse ano, e os resultados positivos já podem ser vistos na ocupação da rede hoteleira e no fluxo de passageiros no aeroporto da capital.

Instrumento forte e essencial “O Viva Aracaju, sem sombra de dúvidas, tem sido um instrumento forte e essencial para fomentar toda a cadeia do turismo não só na capital, mas em todo o estado. Com muito trabalho, estamos conseguindo aumentar o número de turistas esse ano, tornando Aracaju e Sergipe destinos competitivos”. frisou ACF.

Mês da Consciência Negra: Professor Bittencourt destaca lei que reserva cotas raciais de 10% em concursos públicos como grande avanço na luta por inclusão O “Novembro Negro” é uma oportunidade de aprender com o passado e construir um futuro mais inclusivo para os povos de origem afro-brasileira. Um grande passo para esse avanço no município de Aracaju foi a efetivação da Lei Municipal Nº 5.049/2018 que reserva cotas raciais de 10% das vagas oferecidas para afrodescendentes em concursos públicos no município. O projeto de lei foi sancionado em 2018 e nasceu diante de um diálogo do vereador Professor Bittencourt (PDT) com o chefe do Executivo, Edvaldo Nogueira.

Sugestão acatada pelo prefeito “Esse projeto de lei foi uma provocação minha ao prefeito. Conversei com ele, levantei a necessidade da gente apresentar um projeto desta natureza, ele concordou imediatamente. Eu, como vereador, não poderia apresentar um projeto desta natureza, essa é uma prerrogativa exclusiva do executivo, portanto, qualquer vereador que apresentasse seria inconstitucional, mas o prefeito acatou a minha sugestão e encaminhou o projeto para a Câmara Municipal”, esclareceu Bittencourt.

Apoio dos colegas Na época, a propositura foi defendida pelo líder da situação, Professor Bittencourt, que teve o apoio dos vereadores de Aracaju, aprovando o projeto de forma unânime. Uma ação que até os dias atuais vem garantindo a equidade da população negra em todos os concursos e processos seletivos simplificados, no âmbito da administração pública municipal direta, das autarquias, das fundações e empresas públicas de Aracaju.

Construindo equidades “Eu fico feliz por ter sido mais um instrumento para que uma lei tão importante como essa pudesse existir e ser aprovada. A Lei está funcionando efetivamente em todos os concursos e processos seletivos simplificados. É uma necessidade muito real, muito objetiva do nosso tempo, não é nenhum tipo de privilégio, mas uma tentativa de construir equidades, de reparar a violência que a população negra sofreu e ainda sofre nos dias de hoje, portanto, as cotas cumprem esse papel”, disse Bittencourt.

Estudos aprofundados O percentual de 10% das cotas raciais das vagas em concursos públicos foi estabelecido no projeto de lei após estudos aprofundados da Gestão Municipal a respeito dos indicadores sociais das populações afrodescendentes e brancas. Na composição racial dos servidores da Administração Pública há uma grande disparidade entre o quantitativo de negros da população total do país. A sanção desta lei em Aracaju representou e vem representando uma ação de combate à desigualdade.

Herança “Nós somos herdeiros de uma tradição histórica que impôs a população negra afro-brasileira a condição de escravidão e que de lá pra cá, alguns ainda insistem em apresentá-la com ações preconceituosas ou de invisibilidade dessa população. O ideal é que essa lei não precisasse existir, o ideal era que a gente vivesse num mundo com mais fraternidade, com mais respeito e condições de igualdade, mas a realidade não é essa”, finalizou o parlamentar.

Dr. André Yoichi participa de Congresso Brasileiro de Urologia e retorna com técnica inovadora para Aracaju O 39º Congresso Brasileiro de Urologia, considerado o maior evento da especialidade na América Latina, organizado pela Sociedade Brasileira de Urologia, teve como um dos congressistas, Dr. André Yoichi, renomado urologista e cirurgião robótico radicado em Aracaju.

Procedimentos Na oportunidade, temas como procedimentos minimamente invasivos para câncer de próstata e hiperplasia prostática benigna (HPB), novas plataformas robóticas, atualização em diversos temas como reposição hormonal, disfunção erétil, entre outros estiveram em debate.

Novas tecnologias “Foram diversos cursos práticos e teóricos, abordando novas tecnologias. Entre as novidades a cirurgia utilizando o Rezum. O procedimento introduzido recentemente no Brasil e novo em Aracaju possui vantagens como a abordagem minimamente invasiva, menor taxa de sangramento e melhor resultado na preservação da função sexual. Retorno para Aracaju entre os primeiros urologistas do estado a adquirir a certificação para realizar o procedimento, uma conquista não só para mim, mas para todos os sergipanos”, comemorou Dr. André Yoichi. Sergipe agradece.

nédita Black Friday Reflexão de um leitor: “Bem que hoje, sexta-feira, os políticos brasileiros poderiam fazer uma inédita Black Friday com descontos nunca visto antes na roubalheira do dinheiro público. Prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, governadores, secretários, ministros e todos os gestores, principalmente os ordenadires de despesas deveriam colocar a mão na consciência e conceder um desconto de 50% ou mais na roubalheira do erário. Ou seja, desviar menos dinheiro da Educação, da saúde, da infraestrutura, da segurança pública, dos programas sociais. Seria uma Black Friday muito útil e muito desejada pela população, pois o povo brasileiro não aguenta mais tanto saque indevido país afora. Vamos torcer para que esses políticos e gestores tomem juízo e pensem mais no povo do que no próprio bolso. Esse já seria um grande presente de Natal para a população.”

Audiência Pública na Câmara de Poço Redondo: “A Comunidade de Poço Redondo lamentou a ausência da Prefeita e de algum Diretor do DESO na audiência pública convocada pela Câmara de Vereadores e realizada na última terça-feira. O assunto principal era exatamente a problemática da falta de água naquele município e o DESO se limitou a enviar um Superintendente Regional sem poder de decisão, quando deveria participar com um Diretor da Empresa.”

 

 

 

 

 

 

 

Trailer continua prejudicando a mobilidade urbana.  De alguns moradores: “Um trailer estacionado há mais de seis meses na Rua São João Batista, Bairro Ponto Novo, está prejudicando a mobilidade urbana, os motoristas que por ali trafegam estão solicitando das autoridades competentes a sua remoção. Com a palavra a SMTT e a EMSURB.”

INFONET

Em destaque

Trump escapou sem receber pena, mas Bolsonaro não conseguirá escapar

Publicado em 13 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Bolsonaro mantém um bom relacionamento com Trump ...

Mais visitadas