Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, fevereiro 02, 2022

Iemanjá, por Jorge Amado. Homenagem blog dia 02 de Fevereiro

            em 2 fev, 2022 4:03

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

         “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Diante do sincretismo religioso que é expressivo no Brasil por conta da colonização e formação do povo brasileiro, o blog publica hoje o texto do conterrâneo baiano e grapiúna Jorge Amado transcrito do livro Mar Morto para homenagear Iemanjá no dia dela, 02 de fevereiro. Hoje também é o dia de Nossa Senhora dos Navegantes, mãe de Jesus.

Para quem não sabe, Itabuna teve uma enorme colonização sergipana, entre os colonizadores está Félix Severino de Oliveira, conhecido como Felix Severino do Amor Divino, que chegou em Ilhéus em 1857 oriundo da Chapada dos Índios (hoje Cristinápolis/SE). E junto com Manoel Constantino  desbravaram a área que chamaram de Marimbeta e construíram a primeira casa no local que virou Itabuna. (Fonte: documentário histórico ilustrado de Itabuna – José Dantas de Andrade/1968 – Terras de Itabuna, Carlos Pereira Filho/1960).

Além da mãe do titular deste espaço, que era de Itabuna, o tio, Hélio Nunes –que faleceu prematuramente aos 42 anos por um infarto do miocárdio – promoveu encontros culturais em Itabuna e Ilhéus, convidando artistas e escritores do Sul, entre os quais Zora Seljan, Eneide, Osório Borba e Jorge Amado, tendo este levado a Itabuna os escritores e filósofos franceses Jean Paul-Sartre e Simone Beauvoir, que foram recepcionados por Hélio Nunes.


Jorge Amado, no livro Mar Morto:

“Iemanjá, que é dona do cais, dos saveiros, da vida deles todos, tem cinco nomes, cinco nomes doces que todo o mundo sabe. Ela se chama Iemanjá, sempre foi chamada assim e esse é seu verdadeiro nome, de dona das águas, de senhora dos oceanos. No entanto, os canoeiros amam chamá-la de dona Janaína, e os pretos, que são seus filhos mais diletos, que dançam para ela e mais que todos a temem, a chamam de Inaê, com devoção, ou fazem suas súplicas à Princesa de Aiocá, rainha dessas terras misteriosas que se escondem na linha azul que as separa das outras terras. Porém, as mulheres do cais, que são simples e valentes, Rosa Palmeirão, as mulheres da vida, as mulheres casadas, as moças que esperam noivos, a tratam de dona Maria, que Maria é um nome bonito, é mesmo o mais bonito de todos, o mais venerado, e assim dão a Iemanjá como um presente, como se lhe levassem uma caixa de sabonetes à sua pedra no Dique. Ela é sereia, é a mãe-d’água, a dona do mar, Iemanjá, dona Janaína, dona Maria, Inaê, Princesa de Aiocá. Ela domina esses mares, ela adora a lua, que vem ver nas noites sem nuvens, ela ama as músicas dos negros. (…)

O Oceano é muito grande, o mar é uma estrada sem fim, as águas são muito mais que metade do mundo, são três quartas partes e tudo isso é de Iemanjá. No entanto, ela mora é na pedra do Dique do cais da Bahia ou na sua loca em Mont Serrat. Podia morar nas cidades do Mediterrâneo, nos mares da China, na Califórnia, no mar Egeu, no golfo do México. Antigamente ela morava nas costas da África que dizem que é perto das terras de Aiocá. Mas veio para a Bahia ver as águas do rio Paraguaçu. E ficou morando no cais, perto do dique, numa pedra que é sagrada. Lá ela penteia os cabelos (vêm mucamas lindas com pentes de prata e marfim), ela ouve as preces das mulheres marítimas, desencadeia as tempestades, escolhe os homens que há de levar para o passeio infindável no fundo do mar. E é ali que se realiza sua festa, mais bonita que todas as procissões da Bahia, mais bonita que todas as macumbas, que ela é dos orixás mais poderosos, ela é dos primeiros, daqueles de onde os outros vieram. (…)

Porque é uma beleza a noite da festa de Iemanjá. Nessas noites o mar fica de uma cor entre azul e verde, a lua está sempre no céu, as estrelas acompanham as lanternas dos saveiros, Iemanjá estira preguiçosamente os cabelos pelo mar e não há no mundo nada mais bonito (os marinheiros dos grandes navios que viajam todas as terras sempre dizem) que a cor que sai da mistura dos cabelos de Iemanjá com o mar.”


Eliane confirma candidatura a deputada federal e diz que eleição nacional é prioritária para todo o partido Em Entrevista ontem, 01, ao radialista Narcizo Machado, no Jornal da Fan, da Rádio Fan FM, a vice-governadora Eliane Aquino confirmou o desejo de ser candidata a deputada federal. Eliane também manifestou a preocupação com a atual situação do Brasil onde é visível que os índices sociais e econômicos só pioraram nos últimos 7 anos. “E isso coloca a eleição nacional como prioritária para todo o partido”, disse afirmando que em Sergipe, Rogério Carvalho foi o nome que se colocou na disputa e é o candidato do PT.



Para a política de Sergipe, a semana começou na terça, 1º: Valmir de Francisquinho encabeça comitiva em reunião com Valdemar Costa Neto Deu no Andersonsblog: Esse, seguramente, será um de alguns posts que devem circular por AndersonsBlog – bem como o assunto deve render muito na imprensa em geral – até a próxima quinta, 3. É que, até lá, uma movimentação intensa estará ocorrendo em Brasília. E se seria excessivo dizer que ela, a movimentação, definirá as eleições de 22, com certeza cai exato como uma luva a afirmação de que essa semana pode, sim, mexer diretamente com as eleições deste ano como muito pouca coisa conseguirá fazer daqui por diante. Aos fatos: o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, está em Brasília no comando de uma comitiva de políticos do seu partido, o PL. Toda a opinião de Anderson Christian aqui.



Segurança para banhistas na praia do Saco: Prefeitura de Estância vai delimitar a área de acordo com normas da marinha O médico, escritor e jornalista Lúcio Prado Dias levantou o problema na rede social twitter postando a foto ao lado onde lanchas estão ao lado de banhistas, principalmente, crianças na Praia do Saco, em Estância. Ele escreveu: “Na Praia do Saco, em frente ao Bar Piratas, lanchas possantes e banhistas desavisados dividem o mar sem nenhuma proteção para estes, a maioria crianças. O ALERTA está dado! Atenção Marinha e autoridades antes que seja tarde!” Ontem, 01, após a republicação da postagem do médico por este jornalista no twitter a assessoria do prefeito de Estância, Gilson Andrade, informou que a Prefeitura vai delimitar a área de acordo com as normas de segurança da marinha para garantir a segurança dos banhistas e a boa convivência de todos os frequentadores.

INFONET

Em destaque

Novo advogado assinou manifesto contra Bolsonaro e escreveu que ele estimulava golpe

  Foto: Divulgação 15 de janeiro de 2025 | 20:00 Novo advogado assinou manifesto contra Bolsonaro e escreveu que ele estimulava golpe brasil...

Mais visitadas