quinta-feira, maio 27, 2021

TJ-BA pagará gratificação por acúmulo de acervo processual aos magistrados do 1º grau


por Mauricio Leiro

TJ-BA pagará gratificação por acúmulo de acervo processual aos magistrados do 1º grau
Foto: Reprodução / TJ-BA

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) vai pagar aos magistrados do 1º grau no estado uma gratificação por acúmulo de acervo processual. A instituição do benefício foi aprovada durante em sessão plenária do TJ-BA, nesta quarta-feira (26). Em média, os valores variam entre 5% do valor do salário dos magistrados, chegando a R$ 1,5 mil. 

 

A proposta aprovada considera 600 processos por ano em varas criminais e 800 processos nas demais varas da Bahia. Apesar da aprovação, o desembargador Júlio Travessas pontuou sobre problemáticas vinculadas à gratificação e causou desconforto entre os outros magistrados com a proposta de alteração no número de processos.

 

"A minha proposta é aperfeiçoar em dois aspectos. A fim de solucionar esse disparate. Como exemplo, no TJ-PR, após a regulação do auxílio, tomou-se a ordem de 200 feitos criminais e 400 feitos cíveis", disse o desembargador. 

 

"O juízo do estado da Bahia tem que ter um número dobrado que os do Paraná. Em Alagoas, o patamar foi de 500 feitos em geral. Os processos no TJ-BA vale menos que no Paraná e Alagoas? Todo processo é processo em qualquer lugar do Brasil. Não é assim que funciona em uma democracia e não deve ser no poder judiciário", questionou.

 

O presidente do Tribunal, o desembargador Lourival Trindade retrucou o pronunciamento. "Não posso concordar. Comparar o poder judiciário da Bahia com o Paraná e Alagoas. Não vi o senhor trazer dados estatísticos para sustentar as premissas levantadas. O senhor tinha que apresentar na Comissão, enquanto tramita. O senhor deixou transcorrer o prazo e não o fez. Trouxe para o pleno", comentou. 

 

A proposta tramitou na Comissão de Reforma do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e também aprovou a implementação do auxílio-saúde para magistrados e servidores (veja mais). Os benefícios já tinham sido aprovados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Bahia Notícias

Em destaque

MP junto ao TCU pede providências sobre doações do Banco Master em campanhas eleitorais

  MP junto ao TCU pede providências sobre doações do Banco Master em campanhas eleitorais Por  Renan Monteiro / Estadão Conteúdo 31/01/2026 ...

Mais visitadas