Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, novembro 04, 2007

Bahia registra alta incidência de leishmaniose

Estado tem o terceiro maior coeficiente da região Nordeste da doença do tipo tegumentar americana


A Bahia tem o terceiro maior coeficiente da região Nordeste em incidência da leishmaniose tegumentar americana, sério problema de saúde pública. O estado, que registra seis casos por cem mil habitantes, apresenta o 11º maior coeficiente do Brasil (14,44). Avaliar as ações em andamento e definir novas estratégias para vigilância e controle da doença na Bahia, de modo a reduzir a incidência da doença, é o principal objetivo do seminário que a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), promove amanhã, quarta e quinta-feira, no Hotel Vila Velha.
O evento reunirá coordenadores da Divep, das Diretorias Regionais de Saúde (Dires) e dos municípios considerados de alto risco para a doença, além de representantes dos núcleos de entomologia e do Programa das Leishmanioses nas regionais.Também conhecida como ferida brava ou úlcera de bauru, a leishmaniose tegumentar americana é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma das seis mais importantes doenças infecciosas, pelo seu alto coeficiente de detecção e capacidade de produzir deformidades.
Durante o Seminário de Vigilância e Controle da LTA na Bahia serão abordados temas como Situação Epidemiológica da LTA no Mundo e no Brasil, Situação Epidemiológica e Entomológica da LTA na Bahia, Vetores da LTA, Educação em Saúde no Controle da LTA, Importância da Atenção Básica no Diagnóstico e Tratamento da LTA e Organização das Ações de Vigilância e Controle da LTA.
***
SINTOMAS
A LTA é uma doença infecciosa causada por um protozoário – Leishmania braziliensis –, transmitida pela picada das fêmeas de mosquitos flebotomídeos infectados, principalmente os conhecidos popularmente como birigui, mosquito-palha e corcundinha. Em geral, a doença não leva o paciente à morte, mas causa lesões cutâneas deformantes e dolorosas. O principal sintoma é o surgimento de lesões na pele e mucosas do nariz, boca e garganta.
Fonte: Correio da Bahia

Em destaque

Comissão de Transmissão de Governo: Desafios e Tensões na Transição Administrativa em Jeremoabo

Com o objetivo de garantir uma transição administrativa transparente e organizada, o atual prefeito de Jeremoabo, Deri do Paloma, formalizou...

Mais visitadas