Por Pita 13/10/2006 às 00:46
É fácil dialogar com a miséria.É fácil prometer tudo a quem não tem nada.
As faltas de oportunidade, comida, emprego e esperança ajudam a esquecer que o formato da enganação é o mesmo de dois em dois anos(a cada eleição).
Alguns não prometem mais geladeira, fogão, dentadura ou saco de cimento, mas por outro lado, os debates, idéias inovadoras, ética, propostas realistas e verdadeiras são coisas do passado (talvez para Aristóteles na Grécia clássica...)
Há um bom tempo os candidatos não fazem mais política... Investem em mídia!
Como se já não bastasse o domínio dos grandes meios de comunicação por políticos e ideologias partidárias, investem pesado em bons equipamentos de filmagem, locutores de voz marcante, outdoors, banners, imensos palcos para comícios.
Jovens são aliciados por festinhas descoladas com as bandas do momento (para ?todas as tribos?, eles dizem) e senhoras se deixam levar pela boa imagem reproduzida no vídeo (os impecáveis galãs do cinema anos 50).
Um marketeiro e suas ?manipulações públicas? atingem mais de 1 milhão de pessoas, mas 1 milhão de pessoas deveriam mais espertas que 1 marketeiro.
O voto é uma conquista democrática, mas que democracia permite gastos bilionários com campanhas de luxo enquanto nesse momento milhares de famílias passam fome e dormem nas calçadas? E quantos Reais vale seu voto?
?O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), prevê a campanha proporcionalmente mais cara a governador em todo o Brasil. Ele declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que poderá gastar até R$ 8 milhões na disputa pelo governo de Roraima. Com um eleitorado de apenas 234 mil pessoas, o custo por voto de sua campanha no Estado chega ao valor recorde de R$ 34,25 - sete vezes mais alto do que o gasto médio das campanhas a governador no País. Mas ele não estará sozinho no topo do ranking de gastos por eleitor. Seu principal adversário, Ottomar Pinto (PSDB), prevê custos de até R$ 5 milhões, o que significa despender R$ 21,40 por eleitor. Os dois tornam a disputa pelo governo de Roraima a mais cara em todo o País. Na média, são R$ 27,83 de gastos previstos por eleitor.? http://multimidia.terra.com.br/jornaldoterra/eleicoes2006/interna/0,,OI79626-EI5767,00.html
Dou-lhe uma, dou-lhe duas...
Quem dá mais?! Quem dá mais?!
Email:: pitauchoa@gmail.com
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Comentários
São dois projetos
eles se digladiam há séculos 13/10/2006 22:33
Quem falava mal de Irineu Evangelista de Souza?
Quem conspirava contra Getúlio? Aliás contra a vontade de quem ele criou a CLT?
Quem achava besteira ter siderúrgica e petroleira no Brasil? Quem dizia que a vocação do Brasil era ser um país agrícola?
Quem combateu a Petrobrás durante toda a sua vida?
Quem se preparou para vender a Petrobrás?
Quem vendeu a Embratel para a MCI? Quem fez a Petrobrás comprar os campos de gás boliviano da ENROM? Aliás ambas empresas foram a falência por fraudes seríssimas, o que diz algo sobre seus sócios nacionais.
Quem se escandalizou com a audácia de um empresário brasileiro em comprar uma empresa americana chamada Pannair, e quando pode derrubou e secou o crédito do tal empresário?
Quem recepcionou a colonada italiana em São Paulo, não com terras livres, doadas e abundantes, para plantar, mas com uma legislação que obrigava os italianos e japoneses a trabalhar para os Barões do Café em substituição aos escravos, se quisessem sobreviver e comprar suas terras?
Quem levantou contra Getúlio, Jango e agora contra Lula a mesma campanha moralista, torpe, explorando à exaustão uns escandalos que em outra época nem produziria 2 linhas na página 3 dos jornais?
Mudam as caras, as gerações são diferentes, as siglas são outras, mas sempre são os dois projetos. Um quer ser sócio menor do estrangeiro e quer faturar logo os seus trocados. Outro quer fazer desta terra um lugar decente, igual aos demais, e não se julga menor do que ninguém.
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