Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, dezembro 12, 2023

Um recurso eleitoral julgado improcedente na segunta instãncia TRE, não quer dizer que a batalha terminou, ainda resta o TSE que poderá manter ou modificar a sentença.

,

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a última instância da Justiça Eleitoral, e possui competência para julgar recursos interpostos contra decisões dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Assim, um recurso eleitoral julgado improcedente na segunda instância não significa que a decisão final seja definitiva.

O recorrente, ou seja, a pessoa que recorreu da decisão, pode interpor recurso ordinário no TSE, que terá o efeito de suspender a execução da decisão recorrida até o julgamento do recurso. O TSE pode confirmar a decisão do TRE, reformar a decisão para julgar o recurso procedente, ou ainda anular a decisão do TRE e determinar o retorno dos autos à instância inferior para novo julgamento.

Portanto, ainda que a decisão do TRE tenha sido desfavorável ao recorrente, o TSE pode rever a decisão e conceder o que foi pedido no recurso. Isso ocorre porque o TSE é o órgão máximo da Justiça Eleitoral, e possui competência para uniformizar a jurisprudência eleitoral em todo o país.

Aqui estão alguns exemplos de situações em que o TSE pode reformar a decisão do TRE:

  • Se o TRE interpretar incorretamente a lei eleitoral;
  • Se o TRE deixar de aplicar a lei eleitoral;
  • Se o TRE aplicar a lei eleitoral de forma inconstitucional;
  • Se o TRE não fundamentar adequadamente sua decisão;
  • Se o TRE for parcial ou incompetente para julgar a causa.

Assim, o recurso ordinário no TSE é uma importante ferramenta para garantir o direito de defesa e o acesso à justiça eleitoral.

Em destaque

Crise de Bolsonaro com Kassab virou “problemão” para Tarcísio

Publicado em 26 de outubro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Tarcísio em seu gabinete no Palácio dos Bandeiran...

Mais visitadas