Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, dezembro 24, 2022

Uma grande dúvida: Lula vai mesmo cancelar os sigilos de 100 anos de Bolsonaro?

Publicado em 24 de dezembro de 2022 por Tribuna da Internet

TRIBUNA DA INTERNET | Espera-se que Lula realmente quebre todos os sigilos,  inclusive o que “livrou” Pazuello

Charge do Duke ( O Tempo)

Luana Patriolino
Correio Braziliense

O ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) Vinícius Marques de Carvalho, escolhido como o novo chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), tem como uma de suas atribuições mais esperadas a revisão dos sigilos de 100 anos para documentos da administração pública, determinados durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Na campanha eleitoral, Lula prometeu derrubar todos os segredos. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

ORÇAMENTO SECRETO – A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu esclarecimentos ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o alcance de um dos pontos da decisão da Corte sobre o orçamento secreto. O órgão questionou se a determinação a respeito dos recursos de 2021 e 2022 atinge as emendas de relator já em execução. Na última segunda-feira, os ministros do tribunal, por 6 a 5, tornaram o mecanismo inconstitucional devido à falta de transparência.

E o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) causou controvérsia ao se referir ao ex-governador do Piauí Wellington Dias (PT) como “nosso melhor índio”. A fala aconteceu durante o anúncio do aliado como ministro do Desenvolvimento Social. Segundo a antropologia, o termo é considerado pejorativo para se referir às pessoas de etnias indígenas porque dá a ideia de que os povos originários são selvagens ou seres do passado.

Nas redes sociais, não faltaram críticas à fala de Lula. Os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro ridicularizaram o petista e disseram que, se o presidente eleito fosse da direita, seria “cancelado” pela forma com a qual se referiu a Wellington Dias.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Lula está viajando na maionese. Chamar Wellington Dias de “índio” não tem nada a ver, ele não tem as feições nem o biotipo. Quanto ao pedido da AGU ao Supremo, é de uma imbecilidade vulgar. É claro que as emendas em execução não serão canceladas. Os gênios da AGU não aprenderam que lei ou decisão não retroagem, a não ser para beneficiar o réu? (C.N.)

Em destaque

Michelle e Eduardo Bolsonaro ficam de fora do Capitólio

  Foto: Reprodução/Instagram A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro 20 de janeiro de 2025 | 17:15 Mich...

Mais visitadas