Nos EUA, o Serviço Secreto tradicionalmente usa codinomes para designar presidentes e outras figuras importantes da política de Washington.
A lista de codinomes é elaborada pelo Serviço de Comunicações da Casa Branca, uma divisão do Exército dos EUA. De acordo com o protocolo, os codinomes dos membros da família protegida precisam começar todos com a mesma letra. Os nomes escolhidos também devem ser facilmente pronunciáveis e compreensíveis em transmissões de rádio.
Barack Obama (desde 2008)
Barack Obama escolheu seu próprio codinome a partir de uma lista pré-estabelecida com vários nomes iniciados com "R". A escolha de "Renegade" (Renegado) pode ter ligações com a sua plataforma política de ir contra o tradicional. Originalmente, a expressão espanhola "renegado" era usada para pessoas recém convertidas, que haviam "renegado" suas antigas tradições. A primeira-dama Michelle Obama tornou-se "Renaissance" (Renascença) e as duas filhas do casal, Sasha e Malia, receberam, respectivamente, os codinomes "Rosebud" (Botão de Rosa) e "Radiance" (Esplendor). O vice-presidente Joe Biden possui ascendência irlandesa, o que justifica a escolha do codinome "Celtic" (Celta) pelo Serviço Secreto. Já a esposa Jill Biden, cuja família é italiana, recebeu o codinome "Capri". Um dos pré-candidatos democratas às eleições em 2008, John Kerry recebeu o codinome "Minuteman" (Homem-Minuto).
Durante os dois mandatos presidenciais, o texano George W. Bush foi chamado de "Trailblazer" (Pioneiro) pelos membros do Serviço Secreto. Sua mulher, a primeira-dama Laura Bush, recebeu o codinome "Tempo" (Ritmo). Já o vice-presidente Dick Cheney era chamado de "Angler" (Pescador), devido ao seu passatempo favorito.
O democrata Bill Clinton tinha como codinome "Eagle" (Águia), a ave-símbolo dos EUA. Sua mulher, a senadora Hillary Clinton, era chamada de "Evergreen" (Sempre-Viva) e sua filha, Chelsea Clinton, de "Energy" (Energia). O codinome do vice-presidente Al Gore foi motivo de piada durante o mandato: dizia-se que a figura de Al Gore era tão entediante que seu condinome era "Al Gore". Na verdade, o vice-presidente e ativista era chamado de "Sawhorse", que é aquele cavalete de apoio para serrar madeira. Sua filha Karenna escolheu o apelido "Smurfette".
George Bush (1989-1993)
O primeiro Bush a ocupar a Casa Branca teve dois codinomes. O primeiro era "Sheepskin", que significa literalmente "Pele de cordeiro". O outro foi Timberwolf. A primeira-dama, Barbara Bush, foi chamada de "Snowbank" (Banco de Neve) e "Tranquility" (Tranquilidade).
Ronald Reagan (1981-1985/ 1985-1989)
Ronald Reagan gostava de cultivar a imagem de caubói: seu codinome foi "Rawhide" (Couro Cru). Sua esposa, Nancy Reagan, recebeu o codinome "Rainbow" (Arco-Íris).
Jimmy Carter (1977-1981)
Antes de se tornar presidente, Jimmy Carter foi diácono e professor dominical. Então, enquanto ocupou a Casa Branca, foi designado pelo codinome "Deacon" (Diácono). A primeira-dama Rosalynn Carter, muito ativa politicamente, recebeu o codinome "Dancer" (Dançarina). Seus filhos, Amy, Chip, Jack e Jeff, eram chamados respectivamente de "Dynamo" (Dínamo), "Diamond" (Diamante), "Derby" (Chapéu-Coco) e "Deckhand" (Marujo).
Gerald Ford (1974-1977)
Gerald Ford assumiu a presidência após a renúncia de Richard Nixon, cujo mandato foi abalado pelo escândalo de Watergate. O codinome de Ford era "Passkey" (Chave-Mestra).
O republicano Richard Nixon recebeu o codinome "Searchlight" (Holofote). Ameaçado de impeachment devido ao escândalo de Watergate, Richard Nixon renunciou em 9 de agosto de 1974. A primeira-dama, Pat Nixon, era chamada de "Starlight" (Luz Estelar) pelo Serviço Secreto.
O Serviço Secreto deu ao jovem John Fitzgerald Kennedy o codinome "Lancer" (Lanceiro ou uma alusão ao personagem Lancelot, célebre cavaleiro do Rei Arthur). Jacqueline Kennedy era conhecida como "Lace" (Laço) e a filha do casal, Caroline Kennedy, "Lyric" (Lírica).
Dwight Eisenhower (1953-1961)
Dwight Eisenhower recebeu dois codinomes durante a sua presidência: "Scorecard" (expressão derivada do golfe, seu esporte favorito) e "Providence" (Providência). Já a primeira-dama Mamie Eisenhower era chamada de "Springtime" (Primavera) pelos agentes do Serviço Secreto.
Harry Truman (1945–1953)
Presidente durante o final da Segunda Guerra Mundial, Harry Truman recebeu o codinome de "General".
Nota da redação deste Blog - Se as maiores autoridades do mundo usam codinomes, porque em Jeremoabo o cidadão Carlos Varjão e outros não podem usar.
Em Jeremoabo alguns Fakes não aceitam a concorrência e começam a condenar os colegas.
Parabenizei Carlos Varjão, para mim pouco importa que seja fake ou não, sei que o mesmo está usando seu direito de cidadania, até agora nas suas mensagens não encontrei qualquer mentira, nem seus opositores conseguiu encontrar qualquer falha.
Na tenho nada contra quem usa codinome para falar a verdade; agora o mal caráter, que covardemente aproveita para mentir ou xingar gratuitamente os demais, esse merece ser punido e condenado pela sociedade.
O que causa espécie, é que na Justiça e na Polícia, é permitido fazer denúncia anônima, e, porque na internet é proibido o cidadão usar desse mesmo método?
O que causa espécie, é que na Justiça e na Polícia, é permitido fazer denúncia anônima, e, porque na internet é proibido o cidadão usar desse mesmo método?