Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, fevereiro 03, 2023

Do drama à comédia

 em 3 fev, 2023 4:01                                              

  Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                      “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Do drama à comédia

O Estado de S. Paulo. Eliane Cantanhêde

Direção, roteiro, personagens, locais e até o figurino ainda têm lacunas e o que era para ser um drama está desaguando numa comédia de quinta categoria sobre tentativas de golpe numa “Republiqueta de Bananas”. Os protagonistas são o presidente, familiares, políticos malfalados e militares, em palácios. Os coadjuvantes são ingênuos bem financiados e embolados com gente bem treinada, nas ruas.

Que roteirista imaginaria um presidente desfilando de jet ski com os primeiros 10 mil mortos de covid, nadando nos mares afrodisíacos com centenas de famílias afundando em enchentes, rodando em motociatas com tantos problemas a resolver? Contra vacinas e o sistema eleitoral do País, um sucesso internacional? E que tal um presidente ameaçando golpe por quatro anos?

No script, o ministro da Justiça sai do governo, assume a Segurança do Distrito Federal e, portanto, do novo presidente e dos três Poderes, mexe na cúpula do órgão e corre para a Flórida, onde está o tal presidente golpista. Ato contínuo, milhares de insanos invadem sem resistência os palácios de governo, Suprema Corte e Congresso, quebrando tudo compulsivamente. Preso o ex-ministro, a polícia acha o documento do golpe na sua casa.

Seria decretado estado de defesa no tribunal eleitoral, com destituição dos ministros e criação de uma comissão com 17 integrantes, nove deles militares. Ouvido, o presidente do partido do governo, ex-condenado, diz que todo mundo tinha aquele papelzinho, era só brincadeirinha.

Na sequência, um senador amigo anuncia a renúncia ao mandato e relata, em detalhes, um encontro com um condenado esquisitão e o presidente, de bermuda e chinelo, na residência oficial. Só faltava uma blusa bem florida, para caracterizar filmetes na parte brega de Miami. E ele concordava com tudo.

A ideia era usar escutas sofisticadas da área de inteligência do governo – chefiada por um general – para grampear o ministro da alta Corte que lidera os inquéritos contra os variados golpistas, prender o ministro e anular as eleições. No fim, aplicar a intervenção no tribunal eleitoral, impedir a posse do presidente eleito e instalar uma ditadura, com o tal da bermuda, motos, jet skis, antivacina e antieleições, cercado de generais e sob um falso “patriotismo”.

The End? Não. O senador denunciante recebe ligações dos filhos do presidente, livra a cara do presidente, muda a versão e se recusa a assinar um testemunho na Justiça. E a tragédia, ou comédia, vira série. Nos próximos capítulos: quem fez o “decreto”, o senador mentiu, ou contou a verdade e foi “convencido” a recuar? Com que propósitos? E, afinal, é para rir ou chorar?

Nunca, em tempo algum, um golpe foi tão ridículo, com personagens tão absurdos

 

Tragédia anunciada no calçadão da 13 de julho: TV Atalaia mostrou ontem E ontem, 02, a tarde a TV Atalaia exibiu uma reportagem mostrando os drogados e o abandono no calçadão da Praia Formosa que foi alvo de um artigo ontem deste espaço. Dois guardas municipais ficam no local, mas não fazem nada. Os drogados dormem e fazem suas necessidades ao lado do parquinho das crianças que também está abandonado. Até quando? A reportagem: https://a8se.com/tv-atalaia/cidade-alerta/moradores-de-rua-preocupam-populacao-do-bairro-13-de-julho/

Espaços públicos tomados por viciados A Praça da Bandeira tem a mesma situação do espaço da Praia Formosa, nas 13 de julho, com viciados mandando no local. O antigo Museu da Bandeira só serve de moradia para traficantes e viciados. Não seria mais útil a Prefeitura de Aracaju reformar ou derrubar o local?

Rogério eleito primeiro secretário O grupo do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ficou com todos os cargos de direção da Casa, em eleição realizada ontem, 2, e isolou o bloco do senador Rogério Marinho (PL-RN), derrotado na disputa para a presidência do Senado. Os demais cargos foram escolhidos em uma votação única, com 66 votos favoráveis, 12 contrários e duas abstenções, em uma votação secreta. A composição ficou a seguinte: primeiro vice-presidente – Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB); segundo vice-presidente – Rodrigo Cunha (União-AL), primeiro secretário – Rogério Carvalho (PT-SE), segundo secretário – Weverton Rocha (PDT-MA), terceiro secretário – Chico Rodrigues (PSB-RR); e quarto secretário – Styvenson Valentim (Pode-RN). Todos são aliados de Pacheco e Alcolumbre. (Estadão).

MPF obtém sentença que obriga implantação de sistema de esgotamento sanitário em Porto da Folha (SE) A Justiça Federal determinou que a União, o Estado de Sergipe e o Município de Porto da Folha iniciem estudos para viabilizar a implantação de uma rede de esgotamento sanitário para a cidade. O cronograma de elaboração, aprovação do projeto, apresentação de custos e meios de captação de recursos devem ser apresentados à Justiça no prazo de 180 dias. A decisão judicial atende ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal em Sergipe em dezembro de 2013, após várias tentativas de resolver a questão de forma extrajudicial. Toda matéria aqui.

A pressa de FM Durante abertura dos trabalhos legislativos da Alese, na quinta-feira, 2, o governador Fábio Mitidieri apresentou resumo do plano de ações que pretende realizar nos próximos quatro anos e deu o tom de sua administração: pressa. Nas palavras dele, Sergipe tem pressa para combater a fome, para gerar emprego e para crescer. Um bom começo para Mitidieri, que demonstra estar atento às demandas da população. 

Valor da Democracia O governador Fábio Mitidieri voltou a defender a democracia durante a abertura dos trabalhos legislativos da Alese. Fábio afirmou não ter inimigos políticos e que o respeito pautará a relação entre Executivo e Legislativo. Sergipe agradece. “Minha concepção de política sempre foi baseada em uma palavra que meu pai me ensinou desde menino: respeito. Principalmente àqueles que pensam diferente de nós, que veem o mundo por um ângulo diferente. É esse respeito que vai pautar as relações entre o Executivo e o Legislativo estaduais. A divergência é salutar; acredito firmemente que é do diálogo, da troca de ideias, que nasce o progresso”.

Cortesia Ontem, 02, depois de participarem da abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa e da Câmara de Vereadores, respectivamente, Fábio Mitidieri e Edvaldo Nogueira se reuniram no Palácio Museu Olímpio Campos. Na pauta, investimentos para Aracaju, para Sergipe e política.

 Prefeito Edvaldo abre os trabalhos legislativos da Câmara de Aracaju  O prefeito Edvaldo Nogueira abriu ontem, 2, os trabalhos do legislativo municipal. Em Sessão Especial, realizada na Câmara Municipal de Aracaju, o gestor, que está em seu quarto mandato, fez um balanço das ações realizadas nos últimos dois anos, dando destaque às áreas consideradas essenciais, e elencou as metas a serem conquistadas nesta segunda metade da sua atual gestão.

R$ 800 milhões em investimentos  Entre as ações, Edvaldo Nogueira deu com enfoque para os programas “Cidade do Futuro” com o qual são previstas mais de 20 obras estruturantes para a cidade, entre elas a da Zona de Expansão, e “Construindo para o Futuro”, que tem, entre as principais intervenções a construção da avenida Perimetral Oeste, já iniciada. Juntos, os dois projetos somarão R$ 800 milhões em investimentos.

Ricardo Vasconcelos: “Nós somos servidores do povo” O presidente da CMA, vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), ocupou a Tribuna, logo após o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), para ressaltar a importância da presença do Chefe do Executivo Municipal na Sessão de início do ano legislativo. “Quando Vossa Excelência vem a este Parlamento, quando procura se aproximar, dialogar, isso mostra como o senhor quer fazer a política com esse Poder. É muito importante, salutar,  pois nós estamos aqui para andar de mãos dadas com o senhor em tudo aquilo que for do interesse do povo de Aracaju”, comentou.

Melhoria da vida do povo O parlamentar acrescentou ainda que o prefeito realizou um balanço de forma inteligente e organizada, mostrando que o Parlamento Municipal ajudou a prefeitura a dar os passos certos, rumo ao futuro e ao que o povo espera. “O que o povo quer é que a gente gaste energia com algo que vai melhorar a vida deles, não é com picuinha política. O povo quer que a gente trabalhe para mudar a realidade daquelas comunidades que passam por problemas de moradia, por insegurança alimentar, que não têm uma educação satisfatória, que dependem muito do Poder Público. E o que a gente tem que ajudar é para que as pessoas, cada vez mais, se tornem independentes”, afirmou o presidente da CMA.

Sugestões, cobranças e críticas O vereador Ricardo Vasconcelos (Rede) também enalteceu o compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) em fazer o melhor para o povo de Aracaju. “Então, nós aqui no Parlamento também temos esse mesmo sentimento e, quando fazemos as sugestões, as cobranças e as críticas, são mais no sentido de auxiliá-lo, de contribuir nesse mesmo propósito. É muito gratificante fazer parte de uma legislatura que não só quer dar essa contribuição como também entende que a Câmara de Vereadores precisa ser, cada vez mais, protagonista, independente, forte e, acima de tudo, antenada com os clamores sociais”, assinalou.

Compromisso Em seguida, o presidente da CMA reforçou que os 24 vereadores assumem diariamente o compromisso de realmente melhorar a qualidade de vida dos aracajuanos. “Nós somos servidores do povo, nós somos remunerados com o dinheiro público e nós sabemos que devemos lealdade primeiramente ao povo. O sentimento que paira aqui nessa Legislatura é de muita responsabilidade, é de muito compromisso porque nós representamos essas pessoas que estão lá fora, esperando essas melhorias, esperando desenvolvimento, esperando que a gente realmente trabalhe com esse afinco”, esclareceu.

Relação parceira, respeitosa e harmônica Para finalizar, o vereador Ricardo Vasconcelos (Rede) desejou que a relação entre os Poderes Legislativo e Executivo continue de maneira parceira, respeitosa e harmônica, voltada, sobretudo, aos interesses do povo de Aracaju. “Um feliz 2023 para todos, vamos somar esforços, vamos com os pés no chão, com muita responsabilidade ajudar a Aracaju a se desenvolver ainda muito mais e melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, concluiu.

MPF ajuíza ação para implementação de Rede de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras em Sergipe O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação contra a União, o Estado de Sergipe e o Município de Aracaju requerendo a implantação de uma Rede de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras em Sergipe e a implantação de ao menos um serviço especializado ou de referência em doenças raras. O objetivo é que seja estabelecido um fluxo assistencial em todos os níveis de atenção à saúde desses pacientes, garantindo diagnóstico precoce, tratamento oportuno, redução de incapacidade, morbimortalidade e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com doenças raras.

Denúncias A investigação no MPF teve início em julho de 2019, após denúncias da Associação Sergipana de Pessoas com Doenças Raras (ASPDR) sobre a desassistência à saúde desses pacientes em Sergipe, principalmente, crianças e adolescentes. Dentre as dificuldades enfrentadas, foram citadas a falta de consultas especializadas e exames essenciais para o diagnóstico, acompanhamento e tratamento. Alguns desses exames só são realizados nos serviços habilitados como Serviço de Atenção Especializada em Doenças Raras, que ainda não existe no estado.

Investigações Durante as investigações, os entes públicos informaram ao MPF que a organização de Atenção à Saúde para as Pessoas com Doenças Raras em Sergipe ainda era embrionária, sem linha de cuidado elaborada e sem pactuação regional. Além disso, a Secretaria Estado da Saúde informou que desde 2014 é discutida a possibilidade de instalar um Serviço de Referência Estadual em Doenças Raras no Hospital Universitário de Lagarto – HUL/UFS/EBSERH. Segundo o MPF, o poder público foi convocado em diversas oportunidades a adotar providências para organizar sua Rede de Atenção à Saúde para as Pessoas com Doenças Raras, mas não houve alterações significativas ao longo dos quatro anos de tratativas extrajudiciais. Mais detalhes aqui. A ação tramita na Justiça Federal com o número 0800119-54.2023.4.05.8500.

Cristiano Cavalcante prega mandato pautado no diálogo com a população Entre os deputados estaduais de primeiro mandato que tomaram posse na última quarta-feira, 01, encontra-se Cristiano Cavalcante eleito pelo União Brasil (UB). Eleito com 45.314 votos distribuídos entre os 75 municípios sergipanos, Cristiano foi o candidato a deputado estadual mais votado de 2022, e pautará seu mandato no diálogo constante, buscando a melhoria na qualidade de vida da população.

Compromisso “Assumi um compromisso com o povo de Sergipe ao colocar meu nome à disposição para um cargo eletivo. Agora, ao lado do Governador Fábio Mitidieri, buscarei realizar um mandato pautado no diálogo com a população, quero abraçar suas causas e defender a solução de problemas, quero ajudar a construir oportunidades para que Sergipe possa se tornar um Estado em pleno desenvolvimento”, explicou o deputado. Cristiano será o líder do governo na Alese.

Municipalismo Defensor do municipalismo, pauta ampla que busca criação de políticas públicas efetivas que consistem em oferecer maior autonomia a cada município. Cristiano reforça que ouvir as demandas da população é importante para entender as necessidades e onde as ações devem ser concentradas.

Municipalismo II “Nosso Estado possui 75 municípios, cada um com suas especificidades e potenciais. Através do municipalismo, traçamos estratégias, ações de políticas públicas que oportunizem o fortalecimento de cada município. Com o Governador Fábio, vejo essa disposição em solucionar problemas e atender as demandas, ouvindo a população e suas necessidades. Na Assembleia Legislativa, terei um olhar especial para essas demandas, para que a população tenha vez e voz”, reforça Cristiano.

Diálogo Além disso, mesmo antes do início do mandato, o deputado explica que já tem buscado atender demandas importantes. “Nos últimos dias, iniciamos diálogo com várias categorias e buscamos intermediar a solução de demandas apresentadas pela população. Coloco nosso mandato à disposição de todas as categorias e movimentos para que, juntos, possamos tornar o parlamento um local onde se sintam verdadeiramente acolhidos e representados”, concluiu

Pastor Diego: “A cobrança de multa por perda do ticket é prática abusiva” Agora é Lei, graças a propositura de autoria do vereador Pastor Diego (PP), fica expressamente proibida a cobrança de qualquer tipo de multa ou a aplicação de penalidades motivadas pela perda ou extravio do cartão de ticket estacionamento. Esta é uma defesa que o parlamentar acolheu ainda no ano de 2021 e criou um Projeto de Lei (PL) para combater esta prática. A medida foi aprovada na Casa Legislativa e, agora em 2023, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) sancionou e transformou em Lei no dia 16 de janeiro.

Legislação e sanções Embora os artigos 39 e 51 do Código de Defesa do Consumidor não permitam a cobrança, não havia uma lei no âmbito municipal que impusesse sanções a essa prática. O objetivo da norma é evitar que os estabelecimentos venham a cobrar por valores além daqueles que são devidos. “O ticket de estacionamento é o comprovante utilizado para o controle da quantidade de tempo em que um veículo permanece no local. Caso, por algum descuido, o consumidor perca este comprovante, saiba que a multa cobrada pelo incidente é considerada prática abusiva”, endossa o vereador. 

INFONET

Em destaque

O que falta para terminar o julgamento que determinou a prisão de Collor?

Publicado em 17 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Collor ainda aguarda a decisão definitiva do Supr...

Mais visitadas