Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, janeiro 05, 2023

Dinamismo político de André Moura é reconhecido além Sergipe

 em 5 jan, 2023 4:09

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                           “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Não é somente em Sergipe que André Moura tem o trabalho político reconhecido.

Além de ser destacado em Sergipe por duas significativas vitórias, André é também reconhecido pelo governador Cláudio Castro, reeleito no Rio de Janeiro, e que contou com a assessoria política de Moura desde o primeiro mandato, quando precisou pacificar o relacionamento com os deputados estaduais cariocas, e tinha conhecimento do bom trânsito de Moura na Alerj.

No Rio de Janeiro, André ocupou a chefia da Casa Civil, sendo depois designado para coordenar o escritório do Rio de Janeiro sediado em Brasília.

Em Sergipe Moura foi o responsável maior pela estrondosa vitória da deputada federal Yandra, tornando-a eleita com mais de 100 mil votos, maior votação entre os que concorreram para o mandato de federal em Sergipe no pleito de 2022. Além de ter assumido a responsabilidade de dividir com o ex-deputado Luís Mitidieri, a coordenação política da campanha de Fábio Mitidieri, que entrou no segundo turno com menos votos que o adversário, e saiu dele vitorioso numa espetacular virada.

A marca registrada firmada por André Moura quando da sua passagem pelo mandato de deputado federal, e acentuada quando se tornou líder do Governo Federal no Congresso Nacional, teve o reconhecimento de grande parcela da população sergipana, prova disso é que numa das mais difíceis eleições, André Moura decidiu pela candidatura de Yandra (filha), e a campanha que estava projetada para alcançar 90 mil votos, acabou ultrapassando essa marca e surpreendendo a muitos.

Prefeitos e ex-prefeitos, fazem questão de testemunhar a contribuição de André Moura no êxito de suas gestões, em razão dos recursos aportados pelo Governo Federal, cujas liberações foram antecipadas fruto do empenho efetivo do parlamentar sergipano.

Mas é essa aptidão e apetite político de André, que deixa seus adversários em polvorosa.

PT quer explicação sobre uso indevido de broche parlamentar por assessor do senador Rogério Carvalho E vem repercutindo nacionalmente, principalmente dentro do PT, as fotos e as mensagens de revolta dos próprios petistas, mostrando que o presidente do diretório do partido em Aracaju, Jefferson Lima, usou de forma indevida, sem ser deputado, um broche parlamentar, para assistir posse Lula Congresso.

Crime de falsidade ideológica Nos grupos, muitos petistas cobram que o caso seja levado para a Comissão de Ética Nacional e até que seja formulada uma queixa no próprio Congresso Nacional, já que ele burlou o protocolo e a segurança da casa. Petistas pedem explicação também do senador Rogério Carvalho, já que Jefferson faz parte do gabinete dele. 

Acordo  Depois de não ter espaço no governo Lula – por conta do voto decisivo no orçamento secreto – Rogério agora tenta uma composição para passar da 3ª secretaria do Senado para a 1ª. E para isso vale todo tipo de acordão.

Diálogo e encurtando caminhos Ao tomar posse como Secretário da Representação do Estado de Sergipe em Brasília, o ex-deputado federal, Sérgio Reis, disse que estava iniciando um novo desafio. “O tamanho da responsabilidade que o governador Fábio nos confia para assumir a secretaria de Representação do Estado de Sergipe em Brasília é do tamanho da nossa vontade e experiência para trabalhar com muito diálogo e encurtando caminhos entre os ministérios, órgãos federais e nossos parlamentares no Congresso Nacional. Vamos ao trabalho!”, postou nas redes sociais.

 

Jovem e bem articulado Já o governador Fábio Mitidieri postou: “Jovem e bem articulado, Sérgio contribuirá muito na conquista pelos interesses do nosso Estado. Avançamos juntos!”.

Mesa Diretora representativa na CMA Em entrevista ontem, 04, a jornalista Susane Vidal, no telejornal SE TV 12ª edição, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Ricardo Vasconcelos, destacou o ineditismo da nova Mesa Diretora, com vereadores de diversos segmentos e todos no primeiro mandato. “Uma Mesa bastante representativa, fruto de um consenso surgido de muito diálogo”, explicou ao agradecer a confiança de todos os colegas.

Legado Ricardo Vasconcelos destacou também o trabalho realizado pelo ex-presidente, Nitinho, nos últimos seis anos com a valorização dos servidores, um concurso público que já chamou 100 servidores e outros avanços. “Daremos continuidade nestes avanços com ideias novas”, disse que uma de suas lutas será aproximar ainda mais a população do Poder Legislativo. “É preciso que a população acompanhe e cobre mais dos seus agentes que são responsáveis por melhorar a realidade local”, explicou.

Independência O novo presidente respondeu também uma pergunta sobre o relacionamento com o prefeito e lembrou que fez parte da bancada, porém sempre teve uma posição independente, principalmente em pautas que diz respeito a participação social e aos servidores. Ele destacou que todos colegas têm a consciência da necessidade da somação de esforços quando os projetos são de interesse da coletividade. “Todos têm a preocupação de resolver os problemas do dia a dia da população”, reforçou.

Amantes da cultura se encontram no 48º Encontro Cultural de Laranjeiras  Prossegue até domingo, 8, o 48º Encontro Cultural de Laranjeiras, com cerca de 200 atrações, que se apresentam em diversos palcos espalhados pela cidade, centro de tradições, bureaux de informações turísticas, entre outros locais. Durante esta semana, os amantes da cultura se encontram aqui neste evento tradicional, que preserva a identidade dos laranjeirenses e dos sergipanos. Na terça-feira, segundo dia de evento, foi marcada por mais apresentações de teatro, dança, música, sarau, oficinas, além de mostras e exposições. Tanto pelo dia quanto à noite, sergipanos e turistas podem chegar em Laranjeiras para curtir o 48º Encontro Cultural.

Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, em Aracaju, funcionará sob gestão do INTS O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assinou, na manhã desta quarta-feira (04), o contrato entre a Prefeitura de Aracaju e o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), para a gerência da estrutura da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira. A expectativa é que a entrega aconteça em março deste ano. Localizada no Bairro 17 de Março, Zona Sul de Aracaju, o prédio possui 760m² e capacidade para mais de 700 partos mensais, com foco no atendimento a gestantes e puérperas da capital.

Perseverança Segundo Waneska Barbosa, secretária municipal de Saúde de Aracaju, o processo foi longo, tendo início em 2012. “Foram muitos percalços, muitos desafios, mas também muita perseverança para chegarmos onde estamos chegando. Aqui é mais um passo, uma assinatura de um contrato para daqui a mais ou menos 60 dias nós iniciarmos efetivamente o funcionamento da nossa maternidade”, destacou.

Marco histórico Alan Kertzman, Diretor Geral do INTS, falou sobre o marco histórico que é a abertura da primeira maternidade do município, no qual o Instituto está inserido. “Isso nos deixa muito honrados. Temos competência para fazer da Maternidade Lurdes Nogueira a referência que ela merece ser”, enfatizou. “Possuímos uma longa vivência no SUS e podemos constatar a qualidade da estrutura da Maternidade Lourdes Nogueira. Aqui, temos um equipamento que vai, com certeza, fazer com que possamos atender os munícipes aracajuanos de maneira muito mais precisa e muito mais segura”, afirmou.

Complexidade O prefeito Edvaldo Nogueira, destacou a complexibilidade para a implementação da Maternidade Lourdes Nogueira. “Foi um trabalho muito complexo para dar este resultado, chegar onde chegamos”, explicou.

Referência no Brasil “Estamos muito felizes, e temos o compromisso, junto com a empresa vencedora do processo licitatório, de tornar essa maternidade referência no Brasil nos próximos dois anos, para deixarmos um legado, efetivamente, na saúde pública do município de Aracaju”, afirmou o prefeito, reforçando que será um parceiro para trazer para a Maternidade Lurdes Nogueira o título de melhor maternidade do Brasil.

Sobre o INTS O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) é uma organização social sem fins lucrativos, certificada pelo CEBAS – Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na área de Saúde, com foco na pesquisa e inovação das melhores práticas tecnológicas para a gestão pública e operação de unidades nas áreas de Saúde no Brasil.

Integração setor empresarial Com perfil multidisciplinar, o INTS, desde a sua criação em 2009, vem trabalhando de forma integrada com o setor empresarial, promovendo as melhores práticas de gestão focada em serviços públicos de Saúde, Educação e Assistência Social nas esferas municipal, estadual e federal. Atuar de forma sustentável e duradoura tem sido a principal vertente do INTS nessas áreas, que necessitam de um alto desenvolvimento tecnológico para atendimento da demanda do país. Atualmente, o INTS gerencia também unidades, através do Sistema Único de Saúde (SUS), na Bahia, em São Paulo e no Ceará.

Governo do PT: “Faremos uma oposição democrática e produtiva”, diz senador Laércio O senador eleito Laércio Oliveira afirmou que atuará como oposição ao Governo Federal, mas que apoiará todos os projetos que sejam bons para o povo e a nação. Segundo ele, superado o resultado das urnas, o momento agora é de unir forças em prol do Brasil e de Sergipe. Laércio defende que o novo governo dê continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido, buscando aperfeiçoar aquilo que possa atender os mais necessitados, reiterando que o melhor programa social é o emprego.

 Programas positivos “Eu acho que o novo Governo precisa entender o que foi produzido de bom para o Brasil, dar continuidade aos programas em andamento que estejam produzindo bons resultados. Não deve olhar para trás, no propósito de destruir o que foi feito de positivo por questões ideológicas ou outras questões políticas de menor importância. Certamente não é isso que o povo espera.”, declarou.

 Compromisso Ele continua: “Governo que tem compromisso com o povo é aquele que enxerga os bons resultados do que foi feito pelos antecessores e busca, daí para frente, aperfeiçoar e ampliar as ações e programas, porque o reflexo será em favor da sociedade que ele representa naquele momento. Então, se essa regra for seguida, nós teremos perspectivas de prosperidade nos próximos anos. Se não for esse o entendimento do novo governo, nós teremos um aumento do tensionamento e perda de recursos dos programas em curso, tudo que o Brasil não precisa nesse momento!”, afirmou.

 Projetos apartidários “Temos projetos apresentados na Câmara dos Deputados com o PROFERT e PROESCOAR que são apartidários, buscando promover o desenvolvimento do país. Seguramente, iremos buscar o novo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para discutir ideias e propostas que poderão promover o desenvolvimento de setores importantes da economia, com fortes reflexos para Sergipe, criando oportunidades de colocação profissional de muitos trabalhadores do Estado”, disse o senador eleito.

 Não fará oposição raivosa e destrutiva Laércio conclui informando como será sua atuação no Senado. “Não esperem de mim uma atuação de oposição raivosa e destrutiva. Não é essa a minha forma de pensar e agir. O povo espera dos seus representantes que busquem defender os seus interesses, trazendo investimentos e benefícios para a melhoria de suas vidas. Esse será sempre o foco do meu trabalho”.

 Secretária Mariana Dantas participa da cerimônia de nomeação da nova ministra do Esporte Recém-empossada no cargo de secretária de Estado do Esporte e Lazer de Sergipe, a ex-atleta Mariana Dantas participou, na manhã da quarta-feira, 4, da cerimônia de posse da nova ministra do Esporte, Ana Moser. A ex-jogadora de vôlei Ana Moser assume a pasta recriada pelo atual presidente Luís Inácio Lula da Silva e também é a primeira mulher a comandar o Esporte, assim como Mariana Dantas em Sergipe.

Importância “Recebemos o convite para participar da cerimônia aqui em Brasília e fiz questão de prestigiar a posse da nova ministra Ana Moser. Enquanto primeira mulher a assumir a secretaria de Esporte em Sergipe, entendo a importância desse momento para o esporte no país. Ana Moser também é ex-atleta, como eu, e entende o que precisa ser feito para incentivar o esporte e garantir que os nossos atletas sejam mais valorizados e reconhecidos”, afirma a secretária Mariana Dantas.

Recriação Durante a cerimônia de posse, realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, Ana Moser exaltou a importância da recriação da pasta e do trabalho a ser desenvolvido a partir de agora. “Eu quero agradecer aos presentes e, mais uma vez, dizer que estaremos junto de cada um de vocês nesse mandato. Vamos buscar ouvi-los da melhor maneira possível e encaminhar as questões de todos que fazem parte do esporte. Espero que a gente possa ter um espírito de muita conversa, contribuição e colaboração para que a gente, efetivamente, construa algo novo”, disse a ministra empossada.

Marca Mitidieri Neste período republicano, o Estado de Sergipe já teve 50 governadores. O recém-empossado Fábio Mitidieri (PSD) é o 51º a ocupar o cargo, conforme rememora o ex-presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Sérgio Goes, destacando que o novo gestor estadual tem tudo para imprimir sua marca, bastante positiva, ao longo dos próximos quatro anos.

 Melhor governador “Fábio é jovem, já traz na bagagem a experiência de ter sido vereador da capital, secretário municipal, deputado federal por dois mandatos, além de empresário. Eleito pela maioria do povo sergipano e com as bênçãos de Deus, tem tudo para ser o melhor governador de Sergipe. Tanto pela experiência adquirida como político, como empresário, aliado à juventude”, destaca, lembrando que todos os governantes sergipanos, de alguma forma, deram a sua contribuição para o crescimento do Estado.

 Técnicos “Fábio tem a vantagem de ser um dos mais jovem a assumir o cargo, se não foi o mais novo. E tem tudo para conquistar a reeleição, daqui a quatro anos. Ele tem um bom relacionamento com o Congresso Federal e está cercado de bons técnicos, de secretários jovens e competentes. E ainda tem Márcio Macêdo, um sergipano, como ministro, com o qual sempre manteve um bom relacionamento, e o amigo Laércio Oliveira (PP), que faz parte do seu grupo político, eleito senador”.

 Mais carentes Juntando todos esses atributos à era tecnológica, Sérgio Goes, acredita que Sergipe tem tudo para avançar, em qualidade de vida e nos diversos setores da economia. “O governador sabe ouvir e dialogar. Acredito que fará isso, não só com os diversos setores sergipanos, mas também com os políticos do Estado, mas esferas municipal, estadual e federal. Se todos se unirem em prol da população especialmente a mais carente, não tenho dúvidas que teremos muitas realizações em seu governo”, finaliza.

Dia do Hemofílico Neste 4 de janeiro, Dia do Hemofílico, a Clínica Onco Hematos, que integra a Rede AMO, Assistência Multidisciplinar em Oncologia, vem chamar a atenção para a hemofilia, que é um distúrbio genético hereditário que interfere no mecanismo de coagulação no sangue. De acordo com a hematologista da Onco Hematos, Mayne Fontes, cerca de 260 pacientes vivem com Hemofilia atualmente em Sergipe. “Em Sergipe, o registro é feito no nosso hemocentro, o Hemose, que conta com cerca de 260 pacientes cadastrados. No Brasil, temos cerca de 13 mil pessoas com hemofilia, ocupando a quarta posição em registro de pacientes com hemofilia no mundo. As manifestações clínicas da doença acontecem principalmente, quase que exclusivamente, em homens”, explica.

Tipos de hemofilia A hematologista também informa que a hemofilia possui tipos diferentes. “Os principais tipos de hemofilia são: Tipo A, quando há deficiência do fator VIII da coagulação, Tipo B, quando há deficiência do fator IX da coagulação e Tipo C quando a deficiência é do fator XI (incomum no Brasil). As hemofilias mais prevalentes no Brasil, são as hemofilias A e B”, destaca.

Diagnóstico Com relação ao diagnóstico, Dra. Mayne Fontes cita que pode ser realizado a partir da coleta de história clínica. “Geralmente rica em sangramentos fáceis após pequenos traumas ou sangramentos musculares e articulares, principalmente em meninos. Sangramentos excessivos após procedimentos cirúrgicos também devem levantar a hipótese. Geralmente há alterações no coagulograma, como o alargamento do TTPA (tempo de tromboplastina parcialmente ativada) e a confirmação é realizada através da dosagem do valor/atividade dos fatores de coagulação VIII (hemofilia A) e IX (hemofilia B)”.

Causas da hemofilia A causa da hemofilia hereditária é uma mutação ligada ao cromossomo X, que leva à redução da produção/atividade do fator de coagulação em questão.

Tratamento A hematologista afirma também que o tratamento da hemofilia tem como principal pilar a reposição do fator de coagulação que está deficiente. “Em situações especiais, podem ser utilizados alguns agentes hemostáticos, ou seja, agentes que ajudam a conter a hemorragia”, conclui.

INFONET

Em destaque

Prefeito do sertão da Paraíba nomeia pai, mãe e esposa como secretários

  Foto: Reprodução Samuel Lacerda, prefeito de Conceição (PB) 18 de janeiro de 2025 | 19:41 Prefeito do sertão da Paraíba nomeia pai, mãe e ...

Mais visitadas